TÍTULO: GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL I,II E III DA UESPI

AUTORES: QUEIROZ,A.C. (UESPI) ; FALCÃO,G.M.S. (UESPI) ; BATISTA,N.C. (UESPI) ; TORRES,T.D. (UESPI) ; NETO,A.F.G. (UESPI)

RESUMO: Atribui-se às atividades humanas desastres naturais de grandes proporções, necessitando urgentes modificações de comportamento. Assim, temos estudado o gerenciamento de resíduos laboratoriais produzidos em práticas nas disciplinas de Química Geral e Experimental da UESPI. Dos objetivos alcançados destacamos: minimizar e/ou eliminar experimentos que geram grande volume de resíduos; substituir reagentes tóxicos; eliminar erros que podem levar a repetição de experimentos; armazenar adequadamente os resíduos produzidos e seus efeitos cumulativos, evitando descarte no meio ambiente. Os procedimentos foram: levantamento de dados acerca da estocagem de reagentes; eliminação e armazenamento de resíduos. Observou-se a conscientização da comunidade acadêmica minimizando de impactos ambientais.





PALAVRAS CHAVES: experimentos, gerenciamento de resíduos, educação ambiental.

INTRODUÇÃO: As atividades desenvolvidas no Laboratório de Química da Universidade Estadual do Piauí - Campus Poeta Torquato Neto, mesmo que não seja considerada uma das grandes fontes poluidoras contribui com a degradação do meio ambiente. Isto porque, os resíduos líquidos laboratoriais eram lançados diretamente nas pias, sem nenhum tratamento prévio, levado a rede de esgoto com destinação final a Estação de Tratamento de Esgoto – Zona Norte da cidade de Teresina. Sabendo disso, foram propostas transformações procedimentais nas práticas de Laboratório de Química em acordo com os princípios estudados na disciplina Química Ambiental (BAIRD,C. 2002) paralelamente aos programas de gerenciamento de resíduos (AFONSO, et al. 2003; CUNHA, 2001; JARDIM, 1998). É do conhecimento de todo ambientalista ou profissional comprometido com causas e efeitos ambientais de resíduos químicos a afirmação que diz: “o tratamento de um corpo receptor de resíduos não tratados torna-se inviavelmente econômico e/ou impossível sua reconstituição à forma natural” (TORRES, 1997). Sendo a reconstituição de ambientes, inviáveis, devemos nos preocupar com a origem do problema que podem levar a prejuízos irreparáveis. Principalmente porque atualmente é cada vez mais preocupante a escassez de água. Além de serem biomas importantíssimos, muitos dos corpos receptores são destinados ao abastecimento público. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar os resíduos químicos importantes gerados nos experimentos de Química Geral e Experimental I, II e III e a partir deste conhecimento fizemos identificação/caracterização e um gerenciamento das formas de acondicionamento, reaproveitamento destes resíduos, sempre na perspectiva de orientar a uma destinação mais adequada destes poluidores.



MATERIAL E MÉTODOS: As atividades desenvolvidas no Laboratório de Química da Universidade Estadual do Piauí - Campus Poeta Torquato Neto, mesmo que não seja considerada uma das grandes fontes poluidoras contribui com a degradação do meio ambiente. Isto porque, os resíduos líquidos laboratoriais eram lançados diretamente nas pias, sem nenhum tratamento prévio, levado a rede de esgoto com destinação final a Estação de Tratamento de Esgoto – Zona Norte da cidade de Teresina. Sabendo disso, foram propostas transformações procedimentais nas práticas de Laboratório de Química em acordo com os princípios estudados na disciplina Química Ambiental (BAIRD,C. 2002) paralelamente aos programas de gerenciamento de resíduos (AFONSO, et al. 2003; CUNHA, 2001; JARDIM, 1998). É do conhecimento de todo ambientalista ou profissional comprometido com causas e efeitos ambientais de resíduos químicos a afirmação que diz: “o tratamento de um corpo receptor de resíduos não tratados torna-se inviavelmente econômico e/ou impossível sua reconstituição à forma natural” (TORRES, 1997). Sendo a reconstituição de ambientes, inviáveis, devemos nos preocupar com a origem do problema que podem levar a prejuízos irreparáveis. Principalmente porque atualmente é cada vez mais preocupante a escassez de água. Além de serem biomas importantíssimos, muitos dos corpos receptores são destinados ao abastecimento público. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar os resíduos químicos importantes gerados nos experimentos de Química Geral e Experimental I, II e III e a partir deste conhecimento fizemos identificação/caracterização e um gerenciamento das formas de acondicionamento, reaproveitamento destes resíduos, sempre na perspectiva de orientar a uma destinação mais adequada destes poluidores.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: As atividades desenvolvidas no Laboratório de Química da Universidade Estadual do Piauí - Campus Poeta Torquato Neto, mesmo que não seja considerada uma das grandes fontes poluidoras contribui com a degradação do meio ambiente. Isto porque, os resíduos líquidos laboratoriais eram lançados diretamente nas pias, sem nenhum tratamento prévio, levado a rede de esgoto com destinação final a Estação de Tratamento de Esgoto – Zona Norte da cidade de Teresina. Sabendo disso, foram propostas transformações procedimentais nas práticas de Laboratório de Química em acordo com os princípios estudados na disciplina Química Ambiental (BAIRD,C. 2002) paralelamente aos programas de gerenciamento de resíduos (AFONSO, et al. 2003; CUNHA, 2001; JARDIM, 1998). É do conhecimento de todo ambientalista ou profissional comprometido com causas e efeitos ambientais de resíduos químicos a afirmação que diz: “o tratamento de um corpo receptor de resíduos não tratados torna-se inviavelmente econômico e/ou impossível sua reconstituição à forma natural” (TORRES, 1997). Sendo a reconstituição de ambientes, inviáveis, devemos nos preocupar com a origem do problema que podem levar a prejuízos irreparáveis. Principalmente porque atualmente é cada vez mais preocupante a escassez de água. Além de serem biomas importantíssimos, muitos dos corpos receptores são destinados ao abastecimento público. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar os resíduos químicos importantes gerados nos experimentos de Química Geral e Experimental I, II e III e a partir deste conhecimento fizemos identificação/caracterização e um gerenciamento das formas de acondicionamento, reaproveitamento destes resíduos, sempre na perspectiva de orientar a uma destinação mais adequada destes poluidores.







CONCLUSÕES: Os procedimentos básicos de segurança e proteção ambiental desenvolvidos nas atividades do Laboratório de Química da UESPI nas disciplinas de Química Geral e Experimental I, II e III, promoveram a redução dos riscos às pessoas e ao meio ambiente. Conclui-se que, o gerenciamento de resíduos laboratoriais realizado neste trabalho foi de suma importância para a minimização e/ou eliminação de resíduos, bem como, a reutilização, o tratamento e o armazenamento adequado destes, contribuindo para a ampliação de conhecimentos em química, que certamente conduzirá a melhoria da qualidade de vida.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a imensa colaboração da Prof. Msc. Tecla Dias Torres e Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AFONSO, J. C; NORONHA, L. A; FELIPE, R.P.;FREIDINGER,N.2003. Gerenciamento de Resíduos Laboratoriais: Recuperação de Elementos e Preparo Para Descarte Final. Química Nova, 26: 602-611.
BAIRD, C.2002; Química Ambiental. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, p.23.
CUNHA, C.J.O.2001. Programa de Gerenciamento dos Resíduos Laboratoriais do Departamento de Química da UFPR. Química Nova,24:424-427.
JARDIM, W. F. 1998. Gerenciamento de Resíduos Químicos em Laboratórios de Ensino e Pesquisa. Química Nova, 21: 671-673.
TORRES, T.D.1997; Contribuição da Química Analítica à Educação Ambiental (Dissertação de Mestrado) Piauí: Universidade Federal do Piauí, p.84.