TÍTULO: Quimicando: A Química em Ação

AUTORES: FREIRE, D. B. Q. (CEFET PETROL) ; BARBOSA, A. A. (CEFET PETROL) ; NASCIMENTO, A. P. (CEFET PETROL) ; BATISTA, R. P. R. (CEFET PETROL) ; GUIMARÃES, E. S. L. (CEFET PETROL) ; BARROS, J. R. Q. T. (CEFET PETROL) ; MASCARENHAS, M. (CEFET PETROL) ; MOTTA, F. M. B. (CEFET UBERAB) ; MOTTA, L. F. (CEFET UBERAB)

RESUMO: A proposta desse trabalho foi intervir no ensino de química em turmas da terceira série do Ensino Médio (EM) no Município de Petrolina/PE. A primeira etapa consistiu no “Diagnóstico”, onde foram realizadas inúmeras visitas para conhecimento da escola como estrutura de ensino e identificação dos pontos de intervenção. A partir do levantamento foram estipuladas as ações: despertar o interesse dos alunos, estimular a criatividade para a construção de modelos teóricos químicos e promover o trabalho em equipe. Para execução das ações, organizou-se uma gincana, “Quimicando”, cujas provas abordaram conhecimentos químicos e a arrecadação de livros didáticos. As ações foram executadas com êxito, resultando em maior motivação e satisfação nos alunos e docentes envolvidos no processo.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, didática, ensino médio

INTRODUÇÃO: A proposta apresentada para o ensino de Química nos PCNEM (BRASIL, 1999) se contrapõe ao ensino tradicional, cuja maior ênfase é a memorização dos conteúdos como fragmentos desligados da realidade dos alunos. Pelo contrário, pretende - se que o aluno reconheça e compreenda, de forma integrada e crítica, as transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos. Entretanto, o ensino de Química praticado nas escolas está muito distante do que se propõe, contribuindo para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência (ARROIO, 2006). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional explicita que o EM é a “etapa final da educação básica” (Art.36), dando-lhe a característica da terminalidade, o que significa assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental; aprimorar o educando como pessoa humana; possibilitar o prosseguimento de estudos; garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania; dotar o educando dos instrumentos que o permitam “continuar aprendendo”, tendo em vista o desenvolvimento da compreensão dos “fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos”. O objetivo do trabalho foi promover ações de intervenção no ensino de química nas turmas de terceira série do EM da Escola Estadual Dom Antônio Campelo (EDAC) no município de Petrolina/PE. O trabalho foi desenvolvido por uma equipe de alunos do quarto período de Licenciatura em Química do CEFET – Petrolina, elaborado e executado na disciplina de Didática Geral. Esta equipe foi denominada "Quimicando".

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi desenvolvido em etapas: I) Diagnóstico - fase de conhecimento do objeto de estudo (EDAC) e identificação dos problemas: não há livros didáticos adotados na disciplina de Química; a biblioteca possui apenas uma coleção de livros didáticos de química; a maioria dos alunos não reconhece a participação real da disciplina no seu cotidiano e a considera complexa e de difícil compreensão; grande parte dos alunos não dá prosseguimento à carreira universitária; dos três professores efetivos que ministram a disciplina, nenhum possui Licenciatura em Química; os professores mostram-se desmotivados, principalmente em função do grande desinteresse por parte dos alunos. II) Ação - Parte das ações foi desenvolvida por intermédio de uma gincana realizada com os alunos da terceira série do EM da EDAC com os propósitos: despertar o interesse dos alunos, estimular a criatividade para a construção de modelos teóricos químicos; incentivar a continuidade dos estudos acadêmicos; promover o trabalho em equipe embasado no senso de solidariedade para com a comunidade. O tema da gincana, bem como o nome da equipe responsável pela promoção do evento, representa o título do trabalho: “A química em ação”, visto que se deu um tratamento à palavra Química, como sendo um verbo no gerúndio, demonstrando a ação. Os alunos também participaram de uma palestra cujo tema foi “Importância da Graduação no Mercado de Trabalho” e foram levados a conhecer os laboratórios de química do CEFET Petrolina.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Duas equipes se formaram: “Quimilendo” com vinte e cinco integrantes, representando as turmas do noturno e “Quimifera”, com vinte e quatro participantes, representando o turno vespertino. A equipe vencedora foi a “Quimifera”. Foi arrecadado um total de dezessete enciclopédias, cento e sessenta e oito livros, sendo treze exemplares de química do EM. Nos laboratórios do CEFET – Petrolina, os alunos puderam conhecer equipamentos, vidrarias, reagentes e observar alguns experimentos realizados pelos integrantes da equipe “Quimicando”.
Dentre alguns depoimentos de alunos e professores sobre o evento: “Foi excelente!” (Professor de química da EDAC); “Projeto que desmistifica a Química para os alunos produzindo uma verdadeira “química” entre eles, os conteúdos e o meio, numa perspectiva de aprendizado e muita motivação.” (Professora de química da EDAC); “...O palestrante nos mostrou que Química é uma matéria muito interessante... me fez entender que a química está presente em nosso dia-a-dia.” (Aluno da EDAC); “... Outro evento desses seria muito bom pra gente e iríamos obter uma boa aprendizagem.” (Aluno da EDAC); “Cá entre nós, a química tem mil encantos.” (Aluno da EDAC).





CONCLUSÕES: Diante dos resultados obtidos pôde-se assegurar a contribuição para com essa comunidade escolar quanto à desmistificação do conteúdo químico, como sendo algo fora da realidade cotidiana. Contribuiu também ao promover o incentivo ao prosseguimento dos estudos numa carreira profissional e universitária. Outro aspecto relevante foi vivenciar juntamente com a comunidade EDAC, que o processo ensino-aprendizagem na disciplina de Química, pode ser uma dinâmica motivadora e prazerosa, tanto para os docentes, quanto para os alunos, desde que haja criatividade e comprometimento de ambas as partes.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARROIO, A.; HONÓRIO, K. M.; WEBER, K. C.; et al. O Show da Química: Motivando o Interesse Científico. Química Nova, Vol. 29, nº 1, 173 – 178, 2006.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, volume 3; Brasília: 1999.