TÍTULO: AS PALAVRAS CRUZADAS COMO MÉTODO DIDÁTICO COMPLEMENTAR NO PROCESSO DE ENSINO-APREDIZAGEM DE QUÍMICA

AUTORES: NOGUEIRA, J. P. A. (UFRN) ; SOUZA; H. Y. S. (UFRN) ; SILVA, C. K. O (UFRN)

RESUMO: A função da educação básica é proporcionar ao aluno um entendimento de mundo para que possa discerni entre suas escolhas. Dentro dessa perspectiva, o ensino de química possibilita uma melhor compreensão das transformações que ocorrem no mundo ajudando-o à julgar as informações adquiridas. Uma estratégia de ensino que pode contribuir para dinamizar as aulas são os jogos, os quais são alternativas lúdicas de apoio no processo de ensino-aprendizagem motivando o aluno ao estudo e à descoberta da ciência. O objetivo deste trabalho é complementar o ensino de química com a aplicação de jogos que possam facilitar o entendimento do conteúdo programático visto na sala de aula. O jogo proposto são as palavras cruzadas. Os resultados mostram que o jogo pode incentivar os alunos a fixarem o conteúdo.

PALAVRAS CHAVES: palavras cruzadas, lúdico e ensino de química

INTRODUÇÃO: Segundo a avaliação do MEC, é baixo o rendimento escolar dos alunos no Ensino Médio, principalmente em Química. Tal fato pode ser atribuído à forma de transmissão de conhecimento envolvendo conceitos químicos, na qual utiliza-se o método tradicional. Esta dificuldade na aprendizagem leva a uma desmotivação e falta de interesse por parte dos estudantes. Para reverter esse quadro propusemo-nos a trabalhar o conceito no ensino de química sob um método alternativo. Pensando na motivação a partir do lúdico e do novo. A utilização de jogos educativos no ambiente escolar ajuda no processo de ensino-aprendizagem, como: A integração do grupo, o estimulo para pensar e a criatividade (SILVEIRA, 1998). Devem ser utilizados como facilitadores, colaborando para trabalhar as dificuldades que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos de química. A proposta da utilização das palavras cruzadas como meio avaliativo no ensino de química foi aplicada ensino médio com o objetivo de preparar uma estratégia lúdica capaz de motivar e estimular o interesse dos alunos pelos conceitos de química (LUCKESI, 2000). As Palavras Cruzadas é um jogo de pergunta com uma única palavra como resposta e que podem cruza-las no sentido horizontal ou vertical. Tiveram origem no Antigo Egito sendo que a sua primeira publicação foi feita em 1913, mas só chegou no Brasil em 1925. As palavras cruzadas tem vários subsídios importantes que colaboram no desenvolvimento do pensamento e da linguagem. A utilização das palavras cruzadas como ferramenta didática procura criar oportunidades onde o desafio e a curiosidade são favorecidos, facilitando o trabalho de construção do conhecimento. Esta perspectiva está circundada nos cruzamentos e na quantidade de quadrinhos reservados para cada palavra.

MATERIAL E MÉTODOS: O material utilizado como meio complementar para melhorar o processo ensino-aprendizagem foi a aplicação das palavras cruzadas composto por perguntas e respostas disposta verticalmente e horizontalmente, sobre os mais diversos temas da disciplina de química. As palavras cruzadas foram elaboradas pelos autores no Excel, transportada para o Word e posteriormente impressas. As questões que constam nas palavras cruzadas foram feitas a partir dos mais variados conceitos de química. Foram elaborados três tipos de palavras cruzadas. O trabalho deve ser entregue a cada aluno e após responder, o aluno deve devolve-lo ao professor. As palavras cruzadas foram compostas por vinte e duas perguntas dispostas na horizontal e vinte e um na vertical e aplicado na terceira série do ensino médio de uma escola estadual do estado do Rio Grande no Norte na cidade do Natal. Sendo parte de atividade avaliativa bimestral.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Verifica-se, na prática, que para uma aula ser atrativa é necessário usar a criatividade, a segurança em abordar os conteúdos e um elemento motivador, no caso os jogos. O jogo apresentado neste trabalho é um recurso complementar para auxiliar as aulas de química. É um dos instrumentos de aprendizagem disponíveis para o professor trabalhar. A aplicação desse jogo em sala de aula pode ser eficaz em suprir algumas deficiências encontradas na aprendizagem de alguns conteúdos explorados. Mesmo assim, há professores com opinião contrária a utilização de jogos como suporte pedagógico no aprendizado em Química. Isso acontece porque o professor não tem a visão de que o aluno aprende com a ludicidade tão bem ou até melhor do que com qualquer outra atividade tradicional, limitada a livros, caderno e quadro-negro. O fato de utilizar o jogo não representa um momento de lazer para o aluno sem um fim educativo, mas uma forma alternativa e complementar de transmitir o conteúdo, solidificando o conhecimento já apresentado em aulas expositivas anteriores.

A utilização das palavras cruzadas é de suma importância na colaboração do processo de ensino-aprendizagem. Podem ser utilizadas como um método de ensino alternativo e complementar para auxiliar na aprendizagem da turma, em qualquer disciplina e série. Visto que é um método lúdico no qual o alunado vai descobrindo as respostas com os próprios erros e/ou acertos. Logo abaixo é mostrado um dos tipos de palavras cruzadas aplicado na escola.





CONCLUSÕES: A proposta desse jogo educativo não se limita a repassar informações, mas a oferecer uma das ferramentas dentre várias que o professor possa escolher, aquela em que docente achar que seja mais adequada para melhora a transmissão do conhecimento. O lúdico como material disponível para executar as aulas em sala de aula e os próprios estudantes são os melhores aliados que o professor dispõe. Com eles aprende-se que não se deve atuar como apresentador dos conteúdos de química e sim como mediado, facilitador e provocador, criando um ambiente de construção e exploração do conhecimento.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LUCKESI, C. C. Educação e prevenção das neuroses futuras: uma proposta
pedagógica a partir da biossíntese. In: LUCKESI, C. C. (org.) Ludopedagogia-Ensaios: Educação e ludicidade. Salvador: Gepel, 2000.


SILVEIRA, R.S; BARONE, D.A.C. Jogos educativos computadorizados utilizando a abordagem da algoritmos genéticos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de informática. Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação, 1998.