TÍTULO: ANÁLISE CONCEITUAL DAS QUESTÕES DE QUÍMICA NO VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – PERÍODO DE 2003 A 2006

AUTORES: JULIÃO, M. S. S. (UVA) ; VASCONCELOS, W. S. (UVA) ; MOREIRA, A. A. G. (UVA) ; SANTOS, H. S. (UVA)

RESUMO: Este trabalho enfocou principalmente a análise conceitual das questões de química das provas de exames vestibulares da UVA no período de 2003 a 2006; bem como o desempenho dos candidatos por cidades da região Norte do Ceará. Baseado nesta análise, e também de um diagnóstico preliminar do ensino de química nas escolas de ensino médio do sertão setentrional do Ceará, foi iniciada uma pesquisa de mapeamento dos conceitos abordados mais freqüentemente nas provas de conhecimentos gerais e específicos nas áreas de Ciências Exatas e Biológicas.

PALAVRAS CHAVES: análise conceitual, química, vestibular

INTRODUÇÃO: O vestibular da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA é o exame com o maior número de inscritos no interior estado do Ceará, com cerca de 8 mil inscritos por semestre, e oferece ao aluno residente no semi-árido nordestino e que for aprovado a chance de cursar uma universidade pública em diversas áreas do conhecimento.
O exame vestibular da UVA é realizado semestralmente, é de responsabilidade da CEPS (Comissão Executiva do Processo Seletivo da UVA), além disso possui suas particularidades: é aplicado em uma fase, dividida em dois períodos (manhã e tarde) de um único dia, sendo que no primeiro período (manhã), a prova aplicada consta de 60 questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais – oito de cada disciplina, comum a todos os inscritos e no segundo período (tarde) é aplicada uma prova de conhecimentos específicos contendo 20 questões objetivas – área de ciências exatas: 10 de matemática e 10 de física ou 10 de química; área de ciências biológicas: 10 de biologia e 10 de química e; área de ciências humanas: 10 de história e 10 de geografia ou 10 de língua portuguesa. Neste segundo período há também uma prova de redação, comum a todos os vestibulandos.
Tendo como objetivo analisar conceitualmente as questões de química das provas do vestibular da UVA no período de 2003 a 2006; bem como o desempenho dos candidatos por cidades da região Norte do Ceará, para posteriormente obter um diagnóstico para o modo de como a disciplina de química está sendo ministrada pelas escolas de ensino médio na região Norte do Ceará; foi iniciada uma pesquisa de mapeamento dos conceitos abordados mais freqüentemente nas provas de conhecimentos gerais e específicos nas áreas de Ciências Exatas e Biológicas.

MATERIAL E MÉTODOS: Para este estudo foram avaliadas 108 questões de química nas provas de conhecimentos gerais e específicos dos vestibulares realizados nos primeiros e segundos semestres dos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006. E neste estudo foi utilizado como primeiro critério de classificação os conteúdos discriminados no Edital do Exame Vestibular(Manual do Candidato), as questões foram analisadas e agrupadas por conceitos envolvidos em sua resolução (MARUYAMA et al., 2006). Durante esta análise, a identidade da questão foi mantida – ano, prova, e número da questão – e elaborou-se uma tabela com os dados analisados, como uma primeira etapa da pesquisa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Equações químicas e balanceamento, fórmulas químicas, cálculos estequiométricos, reações de óxido-redução, reações químicas, nomenclatura e características dos compostos orgânicos e seus grupos funcionais, são conceitos necessários para que os alunos respondam as questões, tanto da área de Ciências Biológicas quanto de Exatas, e apareceram de maneira ininterrupta de 2003 a 2006. Estes conceitos, de uma maneira geral, correspondem a quase 50% dos conceitos necessários para resolução de todas as questões de Química. Conceitos como ligações químicas, propriedades coligativas, ácidos e bases, transformações químicas também são temas freqüentes nas provas, mas aparecem em alguns anos com muita freqüência e em outros em apenas algumas questões.
Questões que tinham por objetivo: (i) o reconhecimento de materiais de laboratório ou (ii) conceitos relacionadas com orbitais atômicos e geometria molecular nunca foram solicitadas, no período deste estudo, e o conteúdo programático do Manual do Candidato utilizado na pesquisa não contempla esses tópicos. No primeiro caso o abandono destes tipos de questão pode ser atribuída aos professores normalmente não abordarem este conteúdo, e no segundo caso, pela complexidade conceitual envolvida. Pode-se notar também que questões onde o vestibulando necessitaria dar nomes a compostos químicos apareceram de forma alternada nas provas de Ciências Biológicas e Exatas nos anos de 2003, 2004 e 2005 e apareceu novamente em uma questão de Exatas no segundo semestre de 2006, ressaltando que o tópico Nomenclatura não consta de forma explícita no Manual do Candidato.

CONCLUSÕES: Nessa primeira etapa da pesquisa pode-se concluir que o vestibular sofreu algumas modificações ao longo dos anos. As questões atualmente aparecem de forma mais contextualizada, mas ainda há questões baseadas exclusivamente em memorização. Os acertos e deficiências conceituais dos candidatos estão sendo analisados, para correlação com dados sobre a formação dos professores em exercício.

AGRADECIMENTOS: À FUNCAP, ao CNPq e ao Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UVA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MARUYAMA, J. A.; SILVA, C. S.; ROCHA, Z. M.; OLIVEIRA, L. A. A.; OLIVEIRA, O. M. M. F. Vestibular da Unesp no período de 1990 a 2006: análise quantitativa do desempenho dos candidatos x conceitos envolvidos. Livro de Resumos da 30a Reunião Anual da SBQ, Resumo ED-117, Águas de Lindóia, SP, 2006.