TÍTULO: SUDOKÍMICA – APLICAÇÃO DE UMA MANIA MUNDIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

AUTORES: SOUZA, H. Y. S. (UFRN) ; NOGUEIRA, J. P. A. (UFRN) ; SILVA. C. K. O. (UFRN)

RESUMO: Neste trabalho utilizou-se de um jogo como material didático, como recurso no processo de ensino-aprendizagem, sabendo que a escolha deste deve ser feita de modo a avaliar as vantagens e se existem desvantagens no jogo, pois, se mal aplicadas pode gerar erros e conflitos de aprendizagem. O professor deve deixar bem claro as regras e o conteúdo didático, para que o material educativo não apresente falhas. Neste trabalho utilizou-se do jogo sudoku para servir de subsídio de material didático como complemento no ensino de química, agindo deste modo como facilitador e integrador dos conhecimentos científicos com os do cotidiano dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: ensino por problemas, sudoku, ensino de química

INTRODUÇÃO: No campo educacional, uma das propostas que tem subsidiado o ensino-aprendizagem em ciências tem sido a resolução de problemas, pelo fato de se constituir um recurso que auxilia a construção de conceitos, procedimentos e atitudes relacionados a essa disciplina. É importante destacar como condição básica para utilizar os problemas, com êxito, no ensino de Ciências, o exercício da criatividade, capacidade de fundamental importância para a resolução de problemas e que implica idéias novas e originais (Garret, 1988). O ensino por problemas baseia-se no caráter contraditório do conhecimento com o objetivo de que o estudante, como sujeito de aprendizagem, assimile os conteúdos e, pelo método dialético do pensamento, consiga refletir e resolver as diversas situações problemáticas. Dentro desta perspectiva, escolheu-se como método de ensino por problema o Sudoku, um jogo projetado por Howard Garns, um arquiteto e construtor independente de quebra-cabeças, baseando-se, provavelmente, no quadrado latino. Garns adicionou ao quadrado latino uma terceira dimensão e apresentou sua nova criação como uma grade parcialmente preenchida onde o solucionador deveria preencher os demais quadros vazios. O sudoku é uma mania mundial e tem como objetivo a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo. Neste trabalho os números de 1 a 9 foram substituídos pelos símbolos dos elementos químicos, fazendo deste modo que o processo de ensino-aprendizagem seja de reconhecer os esses símbolos de forma lúdica e significativa.

MATERIAL E MÉTODOS: Em um primeiro momento, o professor explica as regras do sudoku convencional, e diz o que será alterado neste jogo, ou seja, ao invés de números de 01 a 09 serão colocados os símbolos dos elementos químicos como apresentado nas figura 01 e 02. O material então será impresso e a turma responde o “sudokímica”, que pode ser respondido individual, ou em dupla. Após a resolução do exercício, haverá uma discussão em grande grupo, juntamente com o professor, de como chegaram a tais conclusões e o professor então destaca as principais aplicações dos elementos encontrados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Neste trabalhou buscou-se analisar o perfil dos alunos de uma escola estadual de ensino médio no estado do Rio Grande do Norte, na cidade do Natal, e a partir daí ser aplicado o material didático. Durante a resolução do exercício a turma mostrou bastante interesse, visando as duas perspectivas, as regras de sudoku e o reconhecimento dos símbolos dos elementos químicos. Os alunos que já conheciam o jogo apresentaram maior facilidade em responder o exercício, mas em geral os resultados foram positivos e os objetivos foram então atingidos.





CONCLUSÕES: Sabe-se que o jogo é um fator didático de bastante relevância e este não é apenas um passatempo, é também elemento fundamental para o processo de ensino-aprendizagem. A educação pelo jogo deve, portanto, ser uma preocupação de todos os professores que têm intenção de motivar seus alunos ao aprendizado. Logo, conclui-se que o sudoku sendo um jogo que estimula o raciocínio de investigação por resolução de problemas e ainda sendo associado ao ensino de química, pode ser aplicado como material didático complementar para facilitar o aprendizado da disciplina em questão.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
TEIXEIRA, Carlos E. J. A ludicidade na escola. São Paulo: Loyola, 1995.
NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática: o Novo Ensino Médio. Porto Alegre: Sulina, 2004. 300p.
Sudoku. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sudoku>. Acesso em: 23 maio 2008.