TÍTULO: ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DAS ÁGUAS DO RIACHO DO PONTE, CAXIAS-MARANHÃO.

AUTORES: NASCIMENTO, M. J. S. (CESC/UEMA) ; EUBA NETO, M. (CESC/UEMA)

RESUMO: Esta pesquisa visa investigar as variações sazonais dos fenômenos temperatura, pH e nitrogênio nas águas do riacho Ponte. A determinação do nitrogênio em suas formas inorgânicas foi realizada pelo método químico de análise titrimétrica: amônia, e pelo método físico espectrofotométrico: nitrito e nitrato. Os parâmetros apresentaram os seguintes resultados: temperatura máxima de 32,8ºC e mínima de 24ºC. Quanto ao pH, o valor máximo obtido foi de 6,75 e o mínimo de 3,24. Em relação ao nitrogênio os valores máximos obtidos foram: 1,814 mg/L para nitrato; 0,385 mg/L para nitrito e 0,091 mg/L para amônia.Tendo em vista os resultados obtidos, acredita-se que o riacho do Ponte apresenta condições favoráveis para o desenvolvimento do fito e zooplâncton, embora exista poluição visual.

PALAVRAS CHAVES: nitrogênio, ph, poluição.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO:

O Nitrogênio é importante no desenvolvimento do fito e zooplâncton, influenciando no processo de eutrofização. Os dados físico-químicos permitem-nos estimar a produtividade primária fitoplantônica e avaliar o nível de qualidade do ambiente analisado (MACEDO, 2003). Desta forma, esta pesquisa visa investigar as variações sazonais dos fenômenos temperatura, pH e nitrogênio (Nitrito, Nitrato e Amônia) nas águas do riacho do Ponte e buscar um maior número de informações que nos permitam compreender a relação dos fatores físico-químicos versus atividade biológica, contribuindo assim para a formação de um banco de dados das características das águas do riacho em estudo.


MATERIAL E MÉTODOS: METODOLOGIA:
A área em estudo é um balneário representado por um baixo volume de água que serve aos moradores do bairro para diversos usos. Coletou-se de novembro/2005 a outubro/2006, em duas estações de coleta ao longo do curso dágua objeto de estudo, a fim de possibilitar uma maior representatividade dos fenômenos pesquisados. As amostras foram coletadas na região subsuperficial da água com frascos de polietileno previamente rotulados e limpos com ácido clorídrico, sendo então acondicionadas em caixa de isopor e guardadas sob refrigeração até o momento das análises. A determinação do nitrogênio em suas formas inorgânicas foi realizada pelo método químico de análise titrimétrica: amônia, e pelo método físico espectrofotométrico: nitrito e nitrato, cujas técnicas são descritas em MACEDO (2003) e JEFFERY (1992). Os resultados serão expressos na unidade de concentração miligrama por litro. A temperatura foi mensurada com termômetro incoterm 2004, o pH com pHmetro DM-320 DIGIMED.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Verificou-se que a temperatura da água nas estações de coleta apresentou um valor máximo de 32,8ºC e mínimo de 24ºC. Em conformidade com a literatura pertinente, a variação detectada de temperatura não desequilibra a dinâmica ambiental. Quanto ao pH, o valor máximo obtido foi de 6,75 e o mínimo de 3,24. O pH menor que 5,0 indica que a água encontra-se imprópria para a balneabilidade segundo o Ministério da Saúde, resolução Nº 274/2000. Esta mesma resolução aponta que sinais de poluição por esgotos e a presença de resíduos sólidos ou líquidos, inclusive de substâncias capazes de oferecer riscos à saúde, tornam o ambiente estudado desagradável à recreação. Em relação ao nitrogênio os valores máximos obtidos foram: 1,814 mg/L para nitrato; 0,385 mg/L para nitrito e 0,091 mg/L para amônia. A presença do nitrito no corpo dágua em estudo expressa poluição recente e a presença do nitrato expressa poluição remota.

CONCLUSÕES: CONCLUSÕES:

Tendo em vista os resultados, acredita-se que o riacho do Ponte apresenta condições favoráveis para o desenvolvimento do fito e zooplâncton, e processos biológicos que ocorrem na água como amonificação, nitrificação e desnitrificação, os quais têm influência da temperatura, pois altas temperaturas aumentam consideravelmente o metabolismo dos microorganismos. Os resultados descritos expressam, no aspecto ecológico, que o ambiente analisado encontra-se impróprio para a balneabilidade e com suas características físico-químicas alteradas.

AGRADECIMENTOS: AO LABORATÓRIO DE QUÍMICA DO CESC/UEMA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JEFFERY, G. H., Bassett, J., Mendham, J., Denney, R. C. VOGEL – Análise química quantitativa. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992. 712 p.

MACÊDO, Jorge Antônio Barros de. Métodos laboratoriais de análises físico-químicas e microbiológicas. 2. ed. Belo Horizonte: CRQ-MG, 2003. 450 p.