TÍTULO: ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE MICROBIOLOGIA EM CURSOS DE QUÍMICA

AUTORES: ALBUQUERQUE, S.S.M.C (UFPE) ; PALHA, M.L.A.P (UFPE) ; LIMA, M.A.G.A (UFPE) ; ALBUQUERQUE, J.F.C (UFPE)

RESUMO: Resumo: Disciplinas que envolvem conhecimentos biológicos em cursos de Química, geralmente ocasionam impactos nos alunos que estão habituados apenas aos cálculos, física, química, entre outras disciplinas.Exemplos vivenciados nas disciplinas de Microbiologia Industrial, Microbiologia de Alimentos e Microbiologia Ambiental dos cursos de Engenharia Química, Química Industrial e Bacharelado em Química da UFPE ilustram o presente trabalho cuja metodologia de ensino aplicado, ressalta não somente a teoria integrada à prática como também à pesquisa quando o aprofundamento do conteúdo programático é explorado visando um maior aproveitamento, pelo aluno, dos assuntos ministrados.

PALAVRAS CHAVES: microbiologia, microrganismos, análise de alimentos

INTRODUÇÃO: Introdução: Os cursos de Engenharia Química, Química Industrial e Bacharelado em Química apresentam em sua grade curricular disciplinas obrigatórias ou eletivas que envolvem o estudo da Microbiologia, sendo necessário conhecimento na área da Química Orgânica e Bioquímica como pré-requisitos da disciplina Microbiologia Industrial que é obrigatória para os dois primeiros cursos e eletiva para o curso de Química. O objetivo geral da disciplina é fornecer ao aluno ferramentas para que ele possa entender e utilizar o mundo dos microrganismos sob o ponto de vista industrial e ambiental. O objetivo deste trabalho foi ressaltar a importância das aulas práticas para o aprendizado da microbiologia.

MATERIAL E MÉTODOS: Material e Métodos: O conteúdo programático de uma disciplina é muito impactante devendo ser proposto considerando-se a sua aplicação nas disciplinas subseqüentes e/ou na vida profissional. Na disciplina Microbiologia Industrial a teoria apresentada em sala de aula é mais bem compreendida quando o aluno consegue associar os ensinamentos teóricos com as aulas práticas. O primeiro passo é situar os microrganismos no mundo dos seres vivos, dando sua classificação e em seguida, através do microscópio, os alunos entram em contato com os pequenos seres por observações “in vivo”, técnicas de coloração passando a identificar as bactérias, bolores e leveduras morfológica e estruturalmente (PELCZAR et al., 1996).
Os conhecimentos adquiridos na disciplina Microbiologia Industrial são fundamentais para explicação nas disciplinas eletivas Microbiologia de Alimentos e Microbiologia Ambiental, onde os alunos realizam análises de alimentos e aprendem a importância da microbiologia para o meio ambiente.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Resultados e Discussão:
Na disciplina Microbiologia Industrial o professor acompanha, orienta, mas é o aluno quem executa a sua tarefa do princípio ao fim de cada isolamento, entregando ao final um relatório explicativo de cada etapa realizada e suas conclusões.
A maioria dos alimentos serve como meio de cultura para o crescimento de vários tipos de microrganismos que se desenvolvendo podem alterar as características organolépticas ou produzir toxinas (JAY, 2005)
Na disciplina Microbiologia de Alimentos, previamente é discutido em sala de aula os tipos de alimentos a serem analisados, sendo consultado o diário oficial para que os alunos tenham conhecimento dos padrões microbiológicos fixados pelo Ministério da Saúde.
A Microbiologia Ambiental é uma disciplina que tem como principal objetivo ensinar o papel dos microrganismos no meio ambiente. Estuda-se nesta disciplina a importância destes seres como decompositores, transformadores e também os aspectos não benéficos como o seu envolvimento nos processos de biocorrosão (MOREIRA & SIQUEIRA, 2002).
A avaliação nestas disciplinas é feita através de provas teóricas, práticas, seminários e a desenvoltura na realização dos trabalhos práticos.
Considerando a importância destas disciplinas, os alunos são conscientizados do valor da presença nas aulas teórica e prática cuja participação também é considerada no processo de avaliação final.


CONCLUSÕES: Concluímos que não existe disciplina de difícil aprendizagem, sendo a mesma função da sistemática de ensino aplicado. Se a disciplina é por natureza de difícil fixação, é necessário que seja objetiva, associando os conhecimentos teóricos aos práticos e que estimule o aluno a manter em dia o conteúdo programático para que assim possa acompanhá-la e entendê-la.Conhecendo previamente os objetivos específicos do que vai ser ministrado, participando ativamente nas aulas práticas e aprendendo a aplicação de cada conteúdo programático, o aluno sente-se integrado à disciplina.

AGRADECIMENTOS: Agradecimentos a UFPE.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Referências Bibliográficas
JAY, J.M.I, 2005. Microbiologia de Alimentos, 6ª Edição, Artmed, 711p.
MOREIRA, F.M.S; SIQUEIRA, J.O.,2002. Microbiologia e Bioquímica do solo. Editora UFLA, Lavras, 626p.
PELCZAR Jr, J.M.; CHAN, E.C.S.; KRIEG, N.R.; EDWARDS, D.D., 1996. Microbiologia. Vol. I e II. 2ª Edição, São Paulo, Makron Book.