TÍTULO: A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; SILVA, N. V. (UECE)

RESUMO: Para melhorar a formação dos professores é necessária uma visão interativa, ou seja, não uma visão apenas teórica ou uma visão exclusivamente prática. Este trabalho tem como objetivo a análise e reflexão sobre as concepções de conhecimentos adquiridos pelos alunos do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará - UECE, com vistas à identificação e ao dimensionamento de problemas e a proposição de possíveis soluções, focalizando, de modo integrado, a relação entre formação do professor e sua qualidade de ensino. A análise se dá entre a proposta teórica oferecida pela Missão do Curso, e o que acontece de fato na prática quando um aluno conclui a licenciatura. Os resultados desse estudo podem contribuir com diversas ações na formação de docentes de Química da UECE.

PALAVRAS CHAVES: licenciatura em química

INTRODUÇÃO: Este trabalho, ao buscar compreender as repercussões dos processos formativos do professor, se insere no contexto atual de ampla discussão acerca do trabalho docente, das exigências educacionais, sociais e políticas e que remetem, necessariamente, a uma qualificação inicial e continuada cada vez maior para a constituição do exercício docente. Essas exigências, que vão desde o uso das tecnologias educacionais, de formas de comunicação, o papel dos saberes escolares até a definição da função social da escola, trazem repercussões diretas sobre a reestruturação e a melhoria da formação docente. Com essas preocupações, e baseados em observações obtidas durante a formação docente, investigou como os saberes construídos nos processos formativos repercutem, de maneira a traduzi-los e reorientá-los, na construção da prática avaliativa de professores em formação. Para isso, foi feita a análise do papel do Curso de formação como um todo, em especial a parte que trata da formação didática dos futuros docentes que deve se ocupar de uma análise crítica da atual prática avaliativa do sistema de ensino. Diante das dificuldades que se impõem hoje à melhoria da qualidade da educação, a boa didática destaca-se como um corpo indispensável à formação do professor. Nesse sentido, as disciplinas de didáticas devem apontar para a construção de uma prática qualitativamente mais significativa, comprometida com a aprendizagem. E por fim, é importante ter uma avaliação geral sobre qualidade, na visão dos alunos, da formação do Curso de Licenciatura em Química da UECE.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho de pesquisa caracteriza-se como um estudo que foi desenvolvido na Universidade Estadual do Ceará. Os sujeitos desta pesquisa são futuros docentes de Química que estão cursando entre o 4° e o 8° semestre no curso de Licenciatura em Química na UECE. Dela participaram 73 alunos, que foram escolhidos aleatoriamente durante os turnos vespertino e noturno. A pesquisa desenvolveu-se com a aplicação de um questionário, que constou de 9 questões. Os dados coletados foram organizados em gráficos e foram analisados criteriosamente de maneira a subsidiar qualitativamente esta investigação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos alunos que opinaram durante a pesquisa, 9,60% cursavam o 4° Semestre, 10,95% cursavam o 5° Semestre, 27,40% cursavam o 6° Semestre, 27,40% cursavam o 7° Semestre e 24,65% cursavam o 8° Semestre. Conclui-se que a maioria dos alunos entrevistados pertencia ao 6°, 7° ou 8° Semestre, o que consolida melhor a análise, já que quanto mais adiantado for o semestre do aluno, mais ele terá cursado disciplinas e poderá expressar uma melhor opinião sobre o Curso. 98,60% acha que é importante uma formação didática no exercício da profissão de professor e apenas 1,40% acha que não é importante. Com isso se faz necessário uma boa aprendizagem didática durante o Curso de formação. Observa-se que a formação didática durante o Curso de Licenciatura em Química não está sendo ideal em nível de proporcionar uma maior segurança ao aluno na hora de ministrar uma aula de química. Esse fato é possível comprovar pelo seguinte resultado: 63,90% dos alunos não tiveram uma formação didática de qualidade ou aprenderam a ter didática sem o auxilio da formação, ou seja, aprenderam na prática por necessidade de ter que trabalhar; 16,66% dos alunos opinaram dizendo que tiveram uma formação de qualidade ao ponto de ministrar uma boa aula de química; e por fim, 19,44% dos alunos acham que para ser professor é preciso nascer com o dom e ter conteúdo suficiente, independente de sua formação didática. 15,21% dos alunos avaliaram o Curso com nota 6; 46,57% avaliaram o curso com nota 7; 15,21% avaliaram o curso com nota 8; 6,58% avaliaram com nota 9; e por fim 16,43% avaliaram com outras notas. Na opinião dos alunos o Curso obteve média de 6,71, o que não é considerado uma nota ruim, porém por mais que a perfeição não exista, é sempre preciso buscar o que se pode ter de melhor.

CONCLUSÕES: A análise permite que façamos algumas reflexões sobre o Curso. Muitos professores atuam no Curso de modo a atender às necessidades de atenção, de aprendizagem e de informações constantes enquanto realizam suas funções de professor – educador. No entanto, outros professores ainda deixam muito a desejar em suas práticas docente, dando a impressão de que desconhecem os princípios mais simples e básicos do ensino e da formação de profissionais. A Coordenação do Curso tem como tarefa principal observar se a proposta de Missão do Curso está sendo realmente cumprida.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AZANHA, José Mário Pires. Uma reflexão sobre a formação do professor da escola básica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n. 2, p.369-378, maio/ago. 2004
BERBEL, Neisi Aparecida Navas et.al. Avaliação da aprendizagem no ensino superior. Londrina: Editora UEL, 2001.
INEP. Educação superior em debate. Brasília: [s.n.], 2006.
LUCKESI, Cipriano et. al. Fazer universidade: Uma proposta metodológica. 9 ed. São Paulo: Cortez Editora, 1997.
NORONHA, M. I. A. Considerações e questionamentos sobre a formação dos professores no contexto da Reforma Educacional. Revista Educação, São Paulo, n.13, abr. 2001.
PAVIANI, Jayme; POZENATO, José C. A universidade em debate. 3 ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2000.
PALITOT, Mônica Dias; BRITO, Francisco de Assis Toscano de. Formação docente: em busca de um educador de qualidade. São Paulo: [s.n.], 2005.