TÍTULO: MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA A QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: SILVA, A.M. (UECE) ; SILVA, L.G.V.M (UECE)

RESUMO: Tomando com referência as Orientações Curriculares e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, avaliou-se quais as recomendações feitas para a condução do ensino de Química nas escolas do país. Após esta etapa, foram realizadas entrevistas com professores e alunos do Ensino Médio em escolas da rede pública e privada para avaliar as dificuldades de professores e alunos no estudo da Química. Fez-se uma avaliação dos dados colhidos e através deles foram sugeridas propostas de alternativas de ensino para serem utilizadas pelos educadores, visando melhorar a Educação em Química. Propôs-se jogos educativos, dinâmicas de grupo, experiências para unir teoria e prática, utilização de paródias para a fixação de determinados temas e curiosidades do mundo químico.

PALAVRAS CHAVES: química, métodos alternativos

INTRODUÇÃO: Este trabalho visa buscar alternativas para o ensino de Química no Ensino Médio. Pretende ser um auxílio ao professor no momento da elaboração do planejamento das aulas e uma maneira de ajudar os alunos a melhorar seu rendimento nesta disciplina. O assunto central é a exploração de diversos métodos de ensino diferenciados para um fim justo: melhoria da Educação em Química. Antes de chegar ao ponto principal foi necessária uma pesquisa para identificar os pontos mais críticos para alunos e professores. A partir dos dados colhidos, surgiram estratégias de ensino que podem surtir algum efeito no entendimento da matéria estudada. A idéia é procurar sair da rotina, despertar o interesse dos discentes pela Química, estimular a curiosidade de querer conhecer mais um determinado conteúdo que está sendo estudado em sala de aula. Estratégias como jogos educativos, dinâmicas, experimentos viáveis de serem realizados, curiosidades do mundo da Química, sites com joguinhos on-line, paródias educativas, além de páginas da internet com simulações de reações e vídeos interessantes que mostrem também o caminho de uma reação química proporcionando um aprendizado mais prazeroso. Pretende-se mostrar que a Química não é chata, não é tão difícil quanto parece ser e que todos podem, sim, ter prazer de estudar um mundo tão próximo da realidade e tão fascinante, quando se entende os fatos.



MATERIAL E MÉTODOS: A partir de entrevistas com profissionais da área de ensino, relacionou-se os conteúdos em que os alunos apresentam maiores dificuldades de aprendizagem e menor rendimento nas avaliações. Fazendo a mesma utilização de questionários, foi pedida a opinião dos alunos quanto as suas facilidades e dificuldades em Química e suas opiniões de melhorias no ensino desta disciplina. Os questionários foram aplicados em três instituições de ensino de Fortaleza: Colégio Tiradentes, Colégio Castro e Liceu do Ceará – Centro. Contou com a colaboração dos coordenadores das escolas, que disponibilizaram os alunos para uma entrevista rápida. Os professores entrevistados trabalham nas próprias escolas e outros ainda são alunos da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e já atuam na área de ensino.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Aos professores foi perguntado de início em quais conteúdos os alunos apresentam um menor rendimento, as opiniões foram bastante semelhantes, pois, dos oito professores entrevistados, cinco citaram algum conteúdo da área de Físico-Química como ponto de dificuldade por parte dos alunos, e ainda, disseram que as dificuldades se estendem à outras matérias que envolvem cálculos, pois há uma grande deficiência em matemática por parte dos alunos. Quando foram questionados sobre a viabilidade de métodos alternativos para o ensino de Química, 87,5% dos professores concordaram que aulas diferentes são bem aceitas pelas classes do Ensino Médio. Alguns afirmaram que procuram utilizar métodos como equipamento áudio-visual, aulas extra-classe, procuram conversar sobre temas atuais e relacionar o assunto da aula com o cotidiano. Dois deles dizem já utilizarem dinâmicas e apenas um utiliza jogos educativos para demonstrar o conteúdo. Quando surgiu a questão sobre o que os profissionais conheciam ou utilizavam de métodos alternativos, seis deles falaram que conheciam alguns métodos, mas que não utilizavam. A respeito das dificuldades, os alunos levaram muito em consideração os assuntos que exigem algum tipo de estudo mais aprofundado para resolução de exercícios, disseram que aquele assunto era difícil porque precisavam “decorar” certas coisas para entendê-lo. Para tornar as aulas mais atraentes, foram apontados os seguintes métodos alternativos de simples desenvolvimento, viáveis e com uma grande significação quando aliados às aulas teóricas de Química: jogos educativos, dinâmicas, experiências, paródias educativas e curiosidades.

CONCLUSÕES: Colhendo as opiniões de profissionais e de estudantes para uma melhor compreensão da forma como a Química está sendo mostrada e de como está sendo compreendida, chegou-se a conclusão que para a melhoria do ensino de química deve ser aplicados métodos alternativos, cujos os apontados foram: jogos educativos, dinâmicas, experiências, paródias educativas e curiosidades.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB),
Departamento de Políticas de Ensino Médio. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2006.
CURSO MASTER PRÉ-VESTIBULAR. Paródias, 2007. Disponível em: <http://www.cursomaster.com.br/> Acesso em: 27/09/2007.
MIGUEL. Experimentando a Química, s/d. Disponível em:
< http://www.quiprocura.net/experiencias/reacao.htm> Acesso em: 28/09/2007.