TÍTULO: O USO DE CARTILHAS INFORMATIVAS SOBRE A ÁGUA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO DA CIDADE OLÍMPICA, SÃO LUÍS - MA, BRASIL

AUTORES: ROJAS, M. O. A. I. (CEFET - MA) ; PEREIRA, G. C. L. (CEFET - MA) ; FARIAS, T. M. (CEFET - MA) ; GOMES, A. N. (CEFET - MA)

RESUMO: Este estudo foi desenvolvido no bairro Cidade Olímpica, São Luís - MA, de agosto a dezembro de 2007 com parte da população do bairro. Objetivou-se a reformulação de conceitos e a melhoria de costumes em relação ao meio em que se vive. Confeccionou-se cartilhas educativas sobre o tema água, realizou-se uma palestra, aplicou-se questionário e obteve-se a eficiência desejada no processo de sensibilização dos moradores para problemas ambientais relacionados ao uso indiscriminado da água e a importância da educação ambiental como instrumento de sensibilização para a problemática ambiental.



PALAVRAS CHAVES: educação ambiental, uso racional da água, cidade olímpica.

INTRODUÇÃO: A manutenção do equilíbrio ambiental tem sido um desafio para a humanidade aja vista que os recursos naturais disponibilizados para suprir as necessidades do homem começam a ficar escassos, devido à exploração irracional desses recursos e ao avanço populacional e o estabelecimento de atividades interventoras e transformadoras do ambiente natural. A relação homem-natureza tem se dado de forma inadequada uma vez que os indivíduos mantêm comportamento descompromissado com a problemática ambiental resultado de suas relações sociais historicamente estabelecidas, segundo Tozoni Reis (2004). Diante do exposto, as preocupações com as questões ambientais, em geral, e com uso apropriado da água, em particular, adquirem destaque, pois as demandas do impacto do crescimento acelerado da população e do maior uso da água estão se tornando cada vez maiores. Entretanto, a qualidade das águas da Terra, vem sendo degradada de uma maneira alarmante, e esse processo pode logo ser irreversível, sobretudo, nas áreas mais densamente povoadas dos países emergentes, como o Brasil. (REBOUÇAS; BRAGA; TUNDISI, 2002). A busca de alternativas que estimulem a participação das comunidades promovendo a assimilação dos conteúdos é de grande relevância nesse processo de sensibilização para a percepção de que o homem está inserido na natureza. Mediante a realização desse trabalho pretende-se fornecer contribuições significativas no que diz respeito ao uso racional da água contriuindo assim para a melhoria do meio ambiente, e conseqüentemente à melhoria da qualidade de vida da atual e de futuras gerações. Contribuir para a formação de indivíduos sensíveis e conscientes, mais responsáveis e praticantes de ações que venham promover reações harmônicas entre o homem e o meio em que vive.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado em duas etapas: a primeira delas nos meses de julho a setembro constou do levantamento bibliográfico de literatura sobre o tema abordado com a localização geográfica da área de estudo, a realização do contato informal moradores do bairro em que se desenvolveria o trabalho. Posteriormente, determinou-se a forma de abordagem do tema na cartilha e realizou-se a confecção das Cartilhas com o título USO DA ÁGUA: COMO REDUZIR O DESPERDÍCIO. A segunda etapa foi realizada no mês de novembro de 2007, onde se preparou uma palestra visando à sensibilização da comunidade pelo uso das cartilhas confeccionadas, que foi seguida pela aplicação do questionário sobre a visão e relação anterior e posterior com o uso da água e demais recursos naturais.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A realização desse estudo possibilitou discussões amplas no tocante à problemática ambiental, especificamente aquelas direcionadas ao mau uso da água e a importância da educação ambiental para a resolução dos problemas ambientais. Realizou-se a observação da área de estudo, onde foi possível identificar os problemas que afetam diretamente a questão da água, entre eles o abastecimento irregular e de desperdício. A partir do levantamento destes dados no bairro, foi possível preparar uma palestra para sensibilizar a população quanto à importância da água na Cidade Olímpica, São Luís (MA). As cartilhas elaboradas sobre a água (fontes, tratamento e usos) permitiram, junto à palestra, a mobilização de parte dos moradores e possibilitaram a sensibilização da população quanto à importância da água na Cidade Olímpica. Nesta palestra pôde-se mostrar que práticas racionais de uso e reaproveitamento de água são possíveis no bairro, tendo sido sugeridas atividades que visassem à minimização de desperdício da água. Dessa forma, esse trabalho não se restringiu apenas à investigação de problemas, mas, sobretudo, buscou mudar a atitude da população em relação ao meio ambiente.

CONCLUSÕES: O trabalho fundamentou-se na importância da contribuição de cada indivíduo para solucionar problemas ambientais. Despertar para essa tomada de consciência nem sempre ocorre espontaneamente, sendo necessário estimular a sociedade a mudar em prol da vida, restabelecendo a relação harmônica entre homem e bens naturais. A eficiência da utilização das cartilhas no processo de sensibilização confirmou-se durante as atividades e possibilitou a interação da comunidade e a construção de idéias que favoreceram a mudança de postura e a fixação de hábitos saudáveis.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REBOUÇAS, Aldo da Cunha; BRAGA, Benedito e TUNDISI, José Galizia. Capital ecológico: uso e conservação. 2. ed. São Paulo: Escrituras, 2002
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação ambiental: natureza razão e historia. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.