TÍTULO: Explorando as Soluções Utilizadas no Cotidiano como Recurso Didático

AUTORES: FARIAS, T. M. (CEFET-MA) ; JESUS, T. E. DE (CEFET-MA) ; BOMFIM, F. N. (CEFET-MA) ; FERNANDES, D. (CEFET-MA) ; SANTOS, P. C. (CEFET-MA) ; OLIVEIRA, M. M. (CEFET-MA)

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo facilitar a aprendizagem do conteúdo Soluções para estudantes do Ensino Médio. Considerando a presença delas em nossas vidas, buscou-se demonstrar experimentalmente conceitos e classificações identificáveis no preparo de soluções de uso cotidiano. Com essa metodologia, tornou-se o ensino desse conteúdo mais lúdico e a aprendizagem significativa, partindo-se de informações visuais e táteis – parte experimental – para explicar os fundamentos teóricos enunciados no livro didático. Os resultados obtidos nas atividades realizadas foram satisfatórios para a aprendizagem do conteúdo em questão.

PALAVRAS CHAVES: soluções do cotidiano, experimentos, aplicação do lúdico ao ensino-aprendizagem.

INTRODUÇÃO: Para potencializar a aprendizagem de Química é importante que o professor elabore atividades que possibilitem ao educando o acesso a uma prática de ensino que contribua para a aprendizagem significativa e inclusiva, buscando estabelecer uma produção intelectual interativa ao relacionar os conteúdos com sua aplicação no cotidiano e envolver os estudantes no desenvolvimento e aplicação de sua proposta metodológica. A maioria dos conteúdos de Química do Ensino Médio permite que o professor estimule a autonomia de seus alunos aproveitando nas aulas conhecimentos informais que eles têm no senso comum. No conteúdo soluções, por exemplo, o professor pode atingir o objetivo de ensinar o assunto identificando e mostrando como as soluções estão presentes em nossas vidas sem que seja necessário o uso de aparatos laboratoriais (indisponíveis à maioria das escolas).

MATERIAL E MÉTODOS: A forma como o conteúdo Soluções foi abordado em sala de aula visou facilitar o processo ensino-aprendizagem dando maior liberdade à realização de atividades relacionadas ao cotidiano de forma sistemática e obedecendo a subdivisão do tópico, adotando como referenciais teóricos as teorias educacionais sócio-interacionista e da mediação da aprendizagem. Partindo do pressuposto de que no dia-a-dia o estudante está constantemente em contato com diversas soluções (líquidas, sólidas, gasosas) produzidas para o consumo/uso humano, como refrigerantes, anéis, o ar que respiramos (solução de diversos gases nitrogênio, oxigênio, argônio), considerou-se interessante demonstrar que - na mistura de água e areia tem-se um exemplo de suspensão; que a solubilização da gelatina em água no procedimento de preparo caseiro representa uma solução coloidal; a mistura de água e açúcar em diferentes quantidades - menor que seu coeficiente de solubilidade ou maior que ele - resulta em soluções insaturada e saturada; na análise da liberação ou absorção de energia no processo de dissolução de uma substância - dissolução exotérmica ou endotérmica; a diferenciação entre os tipos de soluções coloidais (sol, gel, emulsão, espumas); o efeito Tyndall – que representam algumas das soluções com as quais se convive.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Obteve resultados de ensino-aprendizagem do conteúdo em questão bastante satisfatórios, tanto pela interação e aceitação dos alunos como pela aprendizagem demonstrada no processo avaliativo e com a demonstração de compreensão sob a forma de exemplos representando cada informação sobre as soluções. Com a metodologia utilizada buscou-se tornar o ensino lúdico e a aprendizagem significativa e no decorrer do processo as teorias nas quais se buscou fundamentação realmente funcionaram, pois os professores exerceram um papel mediador e os estudantes assumiram a discussão do conteúdo após a introdução de cada tópico do conteúdo deixando a marca sócio-interacionista de suas experiências de vida nos exemplos dados.

CONCLUSÕES: A metodologia desenvolvida permitiu que o aluno relacionasse os conhecimentos e saberes do senso comum com o saber científico adquirido. Com sua aplicação obteve-se resultados significativos proporcionando a eles o concretizar, o apreciar e o contextualizar o conhecimento, orientando-os no entendimento do fluxo de informações e na busca por novos significados em sua vida cotidiana, com o uso de material didático de fácil acesso a professores e estudantes.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 9 ed., Campinas: Autores Associados, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N., Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 7 ed. São Paulo: Ícone, 2001.