TÍTULO: IMPRESSÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO BASEADO NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA

AUTORES: ABREU, L.N. (IQSC/USP) ; REZENDE, F.S. (IQSC/USP) ; QUEIROZ, S.L. (IQSC/USP)

RESUMO: O presente trabalho foi realizado a partir de uma experiência pedagógica em que um Guia de Estudos, baseado na história do desenvolvimento da Química Estrutural, foi aplicado em um curso de nível superior em Química. As impressões dos estudantes a respeito da experiência pedagógica foram investigadas através de relatos na forma escrita. Os resultados demonstraram evidências da possibilidade do uso do Guia de Estudos como um eficiente instrumento para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de um entendimento adequado acerca da natureza da ciência.

PALAVRAS CHAVES: história, química, ensino superior.

INTRODUÇÃO: As recomendações acerca do ensino superior de Química, instauradas a partir das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Química (ZUCCO, PESSINE e ANDRADE, 1999), têm enfatizado a importância do estímulo ao desenvolvimento de um caráter crítico-reflexivo dos estudantes, através da sugestão da inclusão de estratégias que enfoquem “conhecimentos básicos de História, Filosofia, Sociologia, Economia, História da Ciência, dos Movimentos Educacionais”, de modo que eles possam “reconhecer a Química como uma construção humana compreendendo os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político”. Este enfoque humanista, apregoado nas Diretrizes Curriculares, se caracteriza por centrar os estudantes no desenvolvimento de sua identidade cultural e pessoal, incentivando-os a participar como cidadãos na sociedade e a se interessar por dar sentido pessoal e social ao conhecimento da ciência e da tecnologia. Uma das opções para alcançar tais objetivos é a introdução da abordagem histórica no ensino de Química. Dentre os vários benefícios apontados como decorrentes deste tipo de prática está o favorecimento de uma adequada compreensão da natureza da Ciência, ou seja, do processo de produção do conhecimento científico. Desta forma, um material didático sobre a História da Química foi desenvolvido e aplicado em um mini-curso no nível superior de ensino. Ao final do processo, foi solicitado aos estudantes que fizessem relatos na forma escrita a respeito de suas impressões em relação à atividade realizada, a partir dos quais foram discutidas as contribuições da estratégia para a formação do alunado.

MATERIAL E MÉTODOS: O mini-curso Química Estrutural: Conhecendo os Caminhos que Levaram ao seu Desenvolvimento foi oferecido aos alunos matriculados em uma disciplina do curso de bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. O mini-curso foi conduzido conjuntamente com a professora da disciplina e teve duração total de seis horas, com três aulas de duas horas cada. As aulas ministradas seguiram um padrão metodológico que se iniciava com a distribuição do Guia de Estudos entre os alunos. Em seguida, foi feita uma apresentação oral das informações contidas no Guia, com o auxílio de slides. Estas informações eram interrompidas quando se julgava necessário discutir coletivamente questões indicadas no Guia de Estudos. No entanto, antes que esta discussão se iniciasse, os estudantes respondiam as questões, individualmente, por escrito. Concluído o trabalho individual dos alunos, a professora da turma coordenava as discussões entre os alunos sobre as perguntas apresentadas no Guia de Estudos. Após a conclusão da discussão, o processo se reiniciava, com a apresentação do conteúdo, através dos slides, resolução individual das perguntas pelos alunos e discussão coletiva coordenada pela professora. Ao final do mini-curso foi solicitado aos alunos que relatassem (na forma escrita) as suas impressões sobre o mesmo (considerassem a satisfação/insatisfação pessoal em realizá-lo e as descobertas/aprendizados, caso tivessem existido, que havia lhes proporcionado).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da análise do material escrito pelos 34 alunos que se propuseram a relatar sobre suas impressões com relação ao mini-curso , apresentamos os seguintes resultados:
• Quanto à satisfação em participar do mini-curso, verificou-se que todos eles o consideraram como uma experiência válida, embora tenham expressado este sentimento com diferentes graus de entusiasmo. A maioria dos alunos se referiu a ela como tendo sido interessante (14 alunos) e uma parte considerável foi mais enfática, considerando que havia gostado (ou gostado muito) da experiência e qualificando-a como ótima ou muito boa (11 alunos);
• Além das impressões quanto à satisfação em participar do mini-curso, 9 alunos apresentaram ponderações, no que diz respeito ao assunto (e à forma como foi abordado) e ao material (Guia de Estudos e slides das apresentações) utilizado;
• Apesar das impressões positivas em relação ao mini-curso, 15 alunos apresentaram sugestões que visavam ajudar a melhorar a dinâmica de condução do mini-curso;
• Por fim, 11 alunos opinaram sobre o que o mini-curso proporcionou de descobertas e aprendizado para eles, como na seguinte frase: o mini-curso “ofereceu uma noção mais precisa de como é o mundo científico e de como age um cientista em seus altos e baixos”.


CONCLUSÕES: A análise das respostas dos alunos nos permite argumentar em favor da viabilidade do uso da história da Química no ensino de Química. Como indicam os comentários tecidos por eles, a grande maioria parece ter percebido o mini-curso como sendo interessante e estimulante e as discussões sobre a natureza da ciência foram também bem recebidas. Enfim, o uso dos relatos históricos contidos no Guia serviu como fator de motivação para os estudantes e revelou este material didático como sendo um instrumento adequado quando se busca desmistificar a produção do conhecimento científico.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPq, pelo apoio financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ZUCCO, C.; PESSINE, F. B. T.; ANDRADE, J. B. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Química. Química Nova, 22(3), 454-461, 1999.