TÍTULO: Aulas Práticas e Recursos Áudios-Visuais: promovendo melhoria na aprendizagem de química no ensino médio

AUTORES: CAVALCANTE, G.S. (UECE-FAFIDAM) ; FREITAS, F.M. (UECE-FAFIDAM) ; MOURA, S.M.A. (UECE-FAFIDAM)

RESUMO: A disciplina de química no ensino médio esta sendo vista por alguns alunos como uma matéria complexa, pois os mesmos têm dificuldades em relacionar teoria e prática. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade e a importância de aulas práticas e recursos áudios-visuais para uma aprendizagem satisfatória do aluno do ensino médio. Além das observações em sala de aula foram adotadas as práticas de mini-curso de 9h/aulas com aplicação de questionários. Os resultados baseiam-se nas respostas dos mesmos, onde salientam a importância da prática em laboratório e a utilização de recursos áudio visuais na motivação do estudo de química, levando-os a entender melhor a disciplina.

PALAVRAS CHAVES: ensino médio, prática, química.

INTRODUÇÃO: A química é uma das ciências vistas no ensino médio e como ciência, segundo o dicionário Aurélio, é um conjunto metódico de conhecimentos obtidos mediante a observação e a experiência, sendo assim por sua própria definição observamos a necessidade de praticar, e de experimentar nessa incrível disciplina.
Com a compreensão das dificuldades enfrentadas por alunos do ensino médio e por meio de um questionário aplicado, tornou-se possível a percepção da necessidade e da importância de aulas práticas em laboratório e de recursos áudios-visuais, como: data-show, TV/DVD e retro projetor, para a motivação e fixação de conteúdos da disciplina de química. Contudo, o objetivo do presente trabalho é mostrar o desenvolvimento satisfatório da aprendizagem dos alunos do ensino médio, a partir desses recursos e dessas aulas práticas.


MATERIAL E MÉTODOS: Além das atividades práticas na forma de um mini-curso com duração de 9h/aulas, para uma amostra de 20 alunos do 2º e 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Maria Emília Rabelo, situado no município de Morada Nova – Ceará, também houve a aplicação de um questionário. As perguntas do questionário referiam-se principalmente ao laboratório de química, e práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula. Tanto a aplicação do questionário quanto o mini-curso foram promovidos através da disciplina obrigatória de prática de ensino II, oferecida pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – Universidade Estadual do Ceará.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao responderem os questionários, e perguntados sobre a existência de um laboratório na escola, todos os alunos afirmaram que existia e que o mesmo era do tipo convencional. Ao serem questionados pela utilização do laboratório no decorrer das aulas de química citaram que só utilizavam o mesmo de vez em quando. Com relação à utilização de recursos áudios-visuais a maioria dos alunos responderam não e a minoria que de vez em quando. Todos avaliaram positivamente o mini-curso e afirmaram que os recursos áudios-visuais e a relação teoria-prática desenvolvida através das aulas práticas, tidas no laboratório da escola, os motivaram a estudar mais a disciplina de química.



CONCLUSÕES: Com os resultados adquiridos percebemos a contribuição imprescindível que é a utilização de laboratório e recursos áudios-visuais. Pois, segundo a pesquisa esses recursos contribuem de maneira significativa na aprendizagem e fixação de conteúdos da disciplina de química vista por alunos do ensino médio. Portanto, pode-se observar a motivação dos educandos em estudar química, relacionando a mesma com o cotidiano através da teoria/prática.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FELTRE, Ricardo. Química Orgânica, vol. 1,2 e 3, Editora Moderna, 5ª edição, São Paulo,2002.
FREIRE, P., Pedagogia da autonomia – saberes necessários a prática educativa. Editora paz e terra s/a, São Paulo, 1996.
HENNIG, J.George. Metodologia do ensino de ciências. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1986.
LIBÂNEO, J.C., Didática, Editora Cortez, São Paulo, 1994.