TÍTULO: A utilização da Farmacologia no ensino de Isomeria Óptica

AUTORES: PINHEIRO, CARLA R.A (IFPA) ; FREITAS, CAMILA A.B DE (IFPA) ; OLIVEIRA, SUELLEN S.S. DE (IFPA) ; CORDEIRO, VANESSA C. DE A. (IFPA)

RESUMO: Nos dias atuais, a química tem estado mais presente e requisitada quando se trata em desvendar os mistérios que envolvem a composição e a atividade de diversos compostos, sejam eles orgânicos ou inorgânicos. Na química orgânica há várias substâncias que assumem a mesma fórmula molecular, entretanto seus arranjos espaciais são relacionados à imagem especular uma da outra. Uma vez que, entre essas similaridades nas estruturas químicas, encontram-se os princípios ativos de medicamentos, os quais possuem misturas racêmicas, podendo acarretar malefícios e benefícios a saúde, daí vem a importância fundamental das substâncias opticamente ativas, pois assumem na constituição e funcionamento dos seres vivos um papel primordial.

PALAVRAS CHAVES: isomeria óptica; ensino de química; medicamentos

INTRODUÇÃO: Os diversos arranjos espaciais das moléculas são estudados na Isomeria óptica, na qual isômeros apresentam diferentes comportamento diante da luz polarizada. A explanação da isomeria óptica em sala de aula vem sendo considerada pelos alunos um assunto complexo, na qual os mesmos não conseguem enxergar os isômeros e nem o seu uso. Assim, como o professor pode mudar esta visão mostrando que a isomeria óptica pode ser encontrada em nosso cotidiano? Com esta indagação, houve a necessidade de criar novas alternativas de ensino, utilizando recursos didáticos que visem uma abordagem interdisciplinar e que instigue o aluno a participar, socializar suas aprendizagens e a ser um aluno pesquisador. Como muitos medicamentos são misturas de isômeros ópticos, propomos a utilização de compostos medicamentosos para verificar os isômeros, ajudando o aluno a entender e a observar os isômeros encontrados em nosso dia a dia, e também abrangendo outras áreas de conhecimento.

MATERIAL E MÉTODOS: O objetivo da pesquisa é tornar o ensino da química fácil e interdisciplinar, assim propomos uma investigação dos isômeros da farmacologia no ensino de química, como método de ensino através da utilização de remédios, bulas e atividades em que haja a construção desses isômeros com materiais, como palitos e bolinhas de isopor, para compor as moléculas e simular seu comportamento. Tendo esta estrutura, exemplificando as moléculas, o professor poderá reger sua explanação sobre o assunto, uma vez que os alunos estarão visualizando, e assim absorvendo com maior facilidade aquilo que os arranjos espaciais representam para a química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Essas atividades favorecem a interação entre os saberes dos alunos e a socialização entre os indivíduos em classe, permitindo uma melhor compreensão da disciplina, e para o docente uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem, tornando sua aula mais dinâmica, além de fornecerem informações sobre as mais diversas aplicações nas quais a química está inserida e de que forma elas se inter-relacionam, uma vez que a comercialização e utilização de medicamentos com estruturas racêmicas é muito ampla, e diante disto é necessário correlacionar os benefícios e malefícios que estes podem acarretar ao ser humano, desenvolvendo uma visão consciente e racional nos alunos.O método proposto é de simples execução e de fácil visualização, além de permitir uma discussão pautada no dia-a-dia dos alunos, com uma introdução em nível social e posterior abordagem teórica, sempre levando em conta as relações intercambiáveis entre teoria e prática.

CONCLUSÕES: A idéia é mostrar que a química esta em todo lugar integrando sociedade, tecnologia e educação, assim torna-se o processo de ensino mais eficaz, permitindo a ampliação de novos métodos de ensino aos docentes, e aos alunos a oportunidade de entender a química de uma forma mais prática, portanto, foi comprovado que o presente trabalho provoca discussões e desperta a atenção em relação à importância da Isomeria para o ensino de diversos conceitos químicos, bem como a discussão de temas relacionados ao cotidiano e, sobretudo, a respeito do seu caráter interdisciplinar.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BAGATIN, Olga et al. Rotação da luz polarizada: Abordagem histórica com proposta experimental. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA. N° 21, MAIO 2005

LIMA, Vera Lucia Eifler. Os fármacos e a quiralidade: uma breve abordagem. Quím. Nova [online]. 1997, vol.20, n.6 , pp. 657-663.

PACHECO, Alison G. Monografia: Isomeria Óptica. UFMG, 2006

SANTOS, Anderson Rouge dos et al . Atropoisomerismo: o efeito da quiralidade axial em substâncias bioativas. Quím. Nova, São Paulo, v. 30, n. 1, Feb. 2007 .