TÍTULO: O ESTADO DA ARTE DO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL

AUTORES: FERREIRA. D, M. (UNISO)

RESUMO: Pesquisar o ensino é uma necessidade, visto que os conhecimentos acumulados em outras áreas não serem suficientes para romper com os paradigmas do ensino, essa necessidade é ainda mias premente quando se trata do ensino da Química. A pesquisa “O ESTADO DA ARTE DO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL”, foi desenvolvida como projeto de iniciação cientifica do Colegiado de Química da Universidade de Sorocaba (UNISO), tendo como objetivo fazer um esboço das pesquisas desenvolvidas na grande área do ensino de ciências sobre o ensino de Química realizadas no Brasil entre o ano de 2000 a 2008, com esse esboço pretendíamos compreender os rumos que o ensino de Química está tomando nos últimos anos.

PALAVRAS CHAVES: química, ensino, educação

INTRODUÇÃO: Quando se trata do ensino de Química nos defrontamos com grandes dificuldades, devido a Química ser encarada como uma ciência estática, definida, uma ciência para poucas pessoas, sendo necessária uma grande capacidade de abstração e raciocínio matemático para sua compreensão, esses problemas não são privilégios apenas do ensino de Química, encontramos dificuldades semelhantes ao falarmos do ensino de Física e Matemática, por isso diversos pesquisadores se dedicam pesquisar o ensino de ciências, dentro dessa grande área de concentração estão as pesquisa sobre o ensino de Química. A pesquisa “O ESTADO DA ARTE DO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL”, fez uma analise das pesquisas desenvolvidas entre o ano 2000 e 2006, entre nossos objetivos estavam: Analisar como se encontram as pesquisas sobre o ensino de Química no Brasil, de 2000 A 2006, e quais rumos estas tem tomado. Criar um banco de dados sobre materiais importantes para a formação teórica de futuras pesquisas sobre Ensino e Educação em Química (publicações, pesquisadores, fontes de informação), detectando as possíveis necessidades de futuras pesquisas sobre o Ensino de Química, em áreas como: Conteúdo e método, Currículo e Programas, Formação de Conceitos, Formação de Professores. Estudar e compreender os caminhos que as pesquisas sobre o ensino de Química tem traçado nos últimos anos, quais foram os agentes causadores das mudanças, e quais pesquisadores têm participado deste movimento. Pretende-se identificar através das produções acadêmicas (livros, pesquisas publicas, artigos científicos e periódicos) de outros pesquisadores qual rumo tem tomado o ensino de Química no Brasil. Compreender como as pesquisas sobre o ensino de Química contribuem para melhorar a Qualidade do trabalho pedagógico do professor de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma analise bibliográfica das pesquisas, artigos e livros publicados sobre ensino de Química, algo muito importante para a pesquisa foi a realização de entrevistas com pesquisadores da área, este estudo levou em conta a trajetória do pesquisador autor, que é definido como:
-que habitualmente não se considera nem é considerado como um escritor – é um professor, é um pesquisador, é um estudioso, é um cientista que, como subproduto de suas atividades, escreve. (SOARES, 2003. p. 67)
Consideramos também a relevância do pesquisador autor como referencial teórico bem como pelas citações de suas pesquisas pelos seus pares, sua participação na formação de outros pesquisadores.
Esta pesquisa não tinha intenção de fazer uma analise quantitativa acerca do ensino de Química, como já foi realizada por outros pesquisadores, não fizemos uso de extensas tabelas e gráficos para argumentarmos nossa pesquisa, embora seja uma analise das pesquisas sobre o ensino de Química, ensino tradicionalmente pautado no rigor matemático e na forma sistemática das ciências exatas, as ciências exatas não dispõem de mecanismos suficientes para realização de uma pesquisa sobre o ensino de Química:
Apropriamo-nos dos recursos das ciências humanas pra realização desta pesquisa, pois não queremos fazer uma descrição das pesquisas sobre ensino da Química como um quadro estático, antes um retrato do movimento. Visto que as pesquisas são geradas dentro de um contexto que é influenciado pelo olhar do pesquisador, sua vivência, muitas vezes tais pesquisas são resultados de seus próprios inquieta mentos. Só conseguiremos captar este movimento se fizermos uso dos conhecimentos gerados pelas ciências humanas.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A pesquisa sobre ensino de Química é um campo nova de pesquisa no Brasil por isso é importante reconhecermos e localizarmos os pesquisadores de maior importância, identificamos vários pesquisadores de grande importância do ensino de Química e suas linhas de pesquisa, entre eles estão: Otavio A. Maldaner, Roseli Pacheco Schnetzler, Alice Casimiro Lopes, Widson Santos. Entrevistamos esses pesquisadores. Escolhemos esses pesquisadores devido a sua importância na área, o reconhecimento por seus pares, sua importância na formação de outros pesquisadores.
Quando se trata de um novo campo de estudos é importante identificar quais são os canais de por onde circulam as pesquisas, nossa pesquisa identificou importantes canais, como à editora UNIJUÌ, Revista Química Nova na Escola e a Revista Investigação em Ensino de Ciências. A UNIJUÌ é uma editora vinculada universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), que teve seu inicio em 1957, e hoje tem mais 300 títulos publicados, vários pesquisadores sobre o ensino de Química vêm publicando seus livros por meio dessa editora. A revista Química Nova na Escola, que faz parte divisão de ensino de Química da sociedade Brasileira de Química, divisão que embora exista desde 1988 somente em 1994 propõe a criação de revista uma especializada no ensino de Química (BEJANARO, BARROS, 2000, p.164), e a partir de 1995 passa a publicar semestralmente, tornando-se desde seu “nascimento” sem duvidas a revista sobre ensino de Química de maior circulação no Brasil. Um terceiro espaço de publicação é a revista Investigação em Ensino de Ciências, que é apoiada pelo Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo voltada exclusivamente pra publicação de pesquisas sobre ensino/aprendizagem de ciência.


CONCLUSÕES: A análise das pesquisas sobre o ensino de Química nos ajudou a identificar a necessidade de se realizar mais pesquisas sobre o ensino de Química na área de metodologia de ensino, currículo, também, observamos a necessidade da criação de novos canais de divulgação das pesquisas sobre o ensino de Química, canais que sejam públicos democráticos. Acima de tudo concluímos que é urgente discutirmos como as pesquisas sobre o ensino de Química estão influenciando o trabalho pedagógico dos professores de Química que estão em uma sala de aula do ensino médio.

AGRADECIMENTOS: Aos meus orientadores:



Dra. Sônia Maria Castriscini Biscacio Mebius



Dr. Marcos do Santos Reigota


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