TÍTULO: Câmera,Química e Ação - Cinema e Ciência!

AUTORES: HICCARO RODRIGUES (UFPE)

RESUMO: Quem não se encantou quando foi pela primeira vez ao cinema assistir um filme na telona? Imagine então como ficaram as pessoas que assistiram ao primeiro filme do mundo. Por que os alunos não tem esse encanto ao assistir a uma aula de ciências?
A ciência pode ser definido como o conhecimento, arte, habilidade ou Conjunto organizado de conhecimentos relativos a determinada área do saber, caracterizado por metodologia específica.
Objetivo deste Projeto é unir ciência e cinema, desenvolvendo os conteúdos vistos em sala de aula de uma maneira prática, lúdica e criativa. Através de filmes elaborados pelos próprios alunos

PALAVRAS CHAVES: cinema , química e lúdico

INTRODUÇÃO: Quem não se encantou quando foi pela primeira vez ao cinema assistir um filme na telona? Imagine então como ficaram as pessoas que assistiram ao primeiro filme do mundo. Em 1826 o inventor Nicephóre Niepce conseguiu registrar uma paisagem sem pintá-la, a imagem foi registrada com o auxílio de uma câmera escura numa placa de vidro. O filme fotográfico só foi inventado em 1879, por Ferrier e aperfeiçoado pelo americano George Eastman. Algum tempo depois os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo, que era uma câmera de filmar e projetar imagens em movimento.
É por que esse mesmo intusiamos não ocorre numa aula de ciências?

A ciência é uma das maiores atividades humanas. É a contemplação da natureza e também muitas outras coisas. Uma das várias definições da ciência:

Ciência é o Conhecimento, arte, habilidade ou Conjunto organizado de conhecimentos relativo à determinada área do saber, caracterizado por metodologia específica. Conhecimento que se obtém através de leituras, de estudos; instrução, erudição. Conhecimento prático para uma dada finalidade.

Objetivo do Projeto: É unir ciência e cinema, desenvolvendo os conteúdos vistos em sala de aula de uma maneira prática,atrativa , lúdica e criativa.


MATERIAL E MÉTODOS: Recursos financeiros:

É um projeto que usou poucos gastos tais como:

•Câmera de vídeo de qualquer tipo;
•Dependências do colégio, (caso o aluno solicite utiliza - lá);
•Computador pra editar o filme , caso seja necessário.

O projeto funcionou da seguinte maneira.

Os alunos elaboraram no prazo de um mês filmes de 15 a 20 minutos relacionados a algum tema cientifico ou assunto abordado em sala de aula, pra isso eles contarão com o apoio dos professores de química e de redação.
A escolha do gênero e roteiro ficou a cargo dos alunos, eles também entregaram o roteiro por escrito.

Dúvidas para elaboração dos filmes foram tiradas na aula com os professores relacionados ao projeto.





RESULTADOS E DISCUSSÃO: O ensino de Química descontextualizado é pouco acessível. Fazendo a química se situar como uma das máterias menos interressantes de todas as exatas (Química , física ,biologia e mátematica).O foco desse projeto está em aproprimorar a aprendizagem de alguns conceitos de Química por estudantes do Ensino Médio, a partir de algumas situações do cotidiano. Destacando principalmente o cinema.

Para isso Três grupos de alunos falaram sobre assuntos vistos em sala de aula como ácido,bases,óxidos e radioatividade elaborando roteiros e filmes de 20 minutos no máximo em que aborda-se estes temas (escolhidos por eles mesmos). A cada apresentação foi feito um debate visando exclarecer os conceitos mostrados no filme para que os alunos, despertem uns nos outros a atenção quanto a aspectos que não foram percebidos, discutam questões propostas pelo professor e escrevam sobre o que viram.Tornando o assunto em questão ainda mais pulsante e vivo para os mesmos.


CONCLUSÕES: Ao usar um filme como recurso pedagógico é importante que o professor tenha claro que exibição deve ser usada para que se desenvolva uma reflexão mais profunda sobre a relação entre Química é o dia dia para que o mesmo não se torne apenas um passa tempo.
O trabalho foi proveitoso no aspecto de interresse dos alunos que colocaram em vídeo os conceitos vistos em sala,além de fazer uma integração com outras matérias (Redação, Gênero, escrita formal e informal ,e os conteúdos vistos em sala), fazendo com isso uma aula bastante interressante ,lúdica e reflexiva.

AGRADECIMENTOS: DQF – UFPE e o colégio Alfama Einsten

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Vygotsky, L. S. (1978). Mind and Society. Cambridge: Harvard
University Press

J. Dudley Andrew, As principais teorias do cinema - uma introdução, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor
Ltda., 1989