TÍTULO: Monitoria em Bioquímica como Ferramenta Didática no Ensino e na Pesquisa da Educação

AUTORES: CAVALCANTE, G.S. (UECE-FAFIDAM) ; MUNIZ, J.L. (UECE-FAFIDAM) ; TEIXEIRA, D.M.A.S. (UECE-FAFIDAM)

RESUMO: A monitoria da disciplina de bioquímica foi criada para assessorar os alunos dos cursos de química e biologia da FAFIDAM. O presente trabalho tem como objetivo analisar o ensino de Bioquímica nas escolas municipais de Limoeiro do Norte - CE e o trabalho desenvolvido pelos docentes que atuam nas mesmas. Foram utilizados questionários como método para obtenção de respostas dos professores. De posse das mesmas, os resultados indicam falta de preparo dos professores para confecção de aulas praticas e necessidades assumidas pelos mesmos de participar de atividades promovidas pela Universidade para melhorar sua atividade docente.

PALAVRAS CHAVES: professor, escola e universidade

INTRODUÇÃO: As monitorias têm sido atualmente muito utilizadas pelas universidades como processos auxiliares de ensino, nos quais alunos são selecionados para ajudar os professores no desenvolvimento e aperfeiçoamento de algumas das atividades técnico-didáticas. Sendo a bioquímica um estudo das reações químicas que se processam em seres vivos e no meio ambiente. A complexidade da disciplina de bioquímica exige do aluno conhecimentos adquiridos anteriormente, durante toda a sua vida educacional. Um estudo aprofundado da disciplina e um suporte proveniente da monitoria contribuem com grande ajuda para o sucesso na mesma.

MATERIAL E MÉTODOS: Durante a vigência do projeto foram desenvolvidas as seguintes etapas: revisão bibliográfica, onde foram lidos e analisados os conteúdos de bioquímica trabalhados no ensino fundamental nas escolas de Limoeiro do Norte; aplicação de questionário aos professores de ciências questionando os assuntos de bioquímica abordados em sala de aula. Análise das respostas dos questionários e discussão dos resultados juntamente com o orientador.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como resultados obtidos, dos professores que responderam o questionário (os quais lecionam ciências no município) apenas 38% são formados na área de ciências exatas. O livro didático ainda é o recurso mais utilizado pelo professor, 44% deles acham que o livro é bom e possui boa linguagem. A maioria deles (35%) considera a água como o assunto mais fácil de ser trabalhado com os alunos. Quando perguntados pela justificativa para essa resposta 57% dos professores responderam que acham mais fácil de trabalhar a água por que é um assunto da atualidade e faz parte do cotidiano.
Os professores sugeriram pontos em que a universidade pode contribuir com a escola. Segundo eles a universidade pode promover mais encontros na área, esclarecer duvidas sobre alguns conteúdos, ministrar capacitações; tudo num intuito de aperfeiçoar a pratica docente dentro da sala de aula.


CONCLUSÕES: De acordo com os resultados obtidos o professor precisa um melhor aperfeiçoamento para se enquadrar na nova proposta didática exigida pela disciplina de ciências. Além da necessidade de retornar a faculdade para uma reciclagem de conteúdos. Observa-se que a formação do professor tem interferência na transmissão de conteúdos para os alunos.

AGRADECIMENTOS: A Professora Dra. Daniele Teixeira pelo sempre apoio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Beckhauser, P. F.; Almeida, E. M. de; Zeni A. L. B.; (2006) O Universo Discente e o Ensino de Bioquímica. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular. N° 02. Art. E;
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Loguercio, R.; Souza, D.; Del Pino, J, C.; (2007). Mapeando a Educação em Bioquímica no Brasil. Ciência & Cognição. V. 10;
Santos, V. T. dos; Anacleto, C. (2007) Monitorias como Ferramenta Auxiliar para Aprendizagem da Disciplina de Bioquímica: Uma Análise no Unileste-MG. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular. N° 03. Art. E.