TÍTULO: QUIMICA DOS CRISTAIS

AUTORES: SANTOS,AR (SEE RJ)

RESUMO: O objetivo é levar o aluno a compreender o universo químico ao seu redor.A origem dos elementos que formam o conjunto de diferentes substâncias com suas propriedades químicas e físicas.Mostrar que se trata de uma ciência totalmente tangível ao ser humano e ao seu dia-a-dia.Apresentei um vídeo elaborado por mim com fundos musicais bem atuais e típico dos jovens para dar maior aproximação ao trabalho e quebra de monotonia.Uma exposição de cristais marcou a apresentação.A partir daí foram explorados e discutidos varios temas, fechando com questionário como avaliação dos conteúdos dados.O resultado foi surpresa,encantamentos com os objetos apresentados e suas origens,e maior interesse e compreensão pela Química.

PALAVRAS CHAVES: química,cristais,ubstâncias

INTRODUÇÃO: Sendo Química uma ciência tão abrangente,complexa e ainda muito abstrata para o aluno de ensino médio da rede pública, torna-se importante apresentar alternativas que aproximem ao máximo o aluno dos conteúdos, a fim de uma maior compreensão e não apenas lançamento de conteúdos.Segundo os PCNs trazer o aluno do mundo virtual para o real com suas belezas e justificativas científicas, sem causar trauta e/ou humilhação,uma vez que não compreendido o assunto, o aluno se sente diminuído perante o professor e o mundo, se achando incapaz de assimilar um conteúdo.Trabalhei com o visual como ferramenta de auxílio para uma maior aplicação dos meus objetivos.O aluno da rede pública de ensino muito pouco sabe "ler e escrever" como saberia interpretar? Sem ajuda impossível.Sendo as aulas à noite fica mais difícil a cobrança pelo entendimento, uma vez que na grande maioria são trabalhadores,chefes de famílias e enfrentam muitos desafios e problemas,o cansaço é o maior deles.O fundo musical bem alegre e descontraído vem incrementar e animar o evento.O tema em questão "CRISTAIS" foi oportuno por me dar uma grande margem abordando vários conteúdos em um só tema, além de encantar com sua beleza e ser de baixo custo.Com esse tema trabalhei quase todos os conteúdos do currículum do 1ºano, pretendo agora extender o mesmo assunto para o 2ºano.

MATERIAL E MÉTODOS: O material usado foi um simples vídeo caseiro sobre cristais, uma visita à loja e compra de alguns oranamentos e pedras semipreciosas para exposição.
Após assitir o vídeo discutimos o assunto, foram apresentadas as pedras em associação com o vídeo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos ficaram surpresos em saber a origem dos elementos, substânicias e outros conceitos abordados.Além da admiração pela pedras,testemunharam a ciência tão despercebida e aparentemente intangível por eles.
O questionário da avaliação foi preenchido sem dificuldade nenhuma. Percebi que um simples estímulo bem direcionado reflete um resultado bastante expressivo, o que me incentivou a buscar novos métodos e artifícios para aplicar melhor os conteúdos de Química com vista a "real" compreensão.

CONCLUSÕES: Com um pouco de boa vontade,conhecimento da turma-alvo,sutileza podemos aparar os defeitos deixados pelos professores do ensio fundamental e preencher o vazio deixados pela ignorãncia e falta de comprometimento com a educação transmitidos por estes para os alunos de Ensino Médio.Que apontam a ciência como grande vilã e seus professores como culpados dos seus fracassos.
E o mais importante, não é preciso nem grandes nem pequenos laboratórios,nem investimentos grandiosos.Basta ter comprometimento com a EDUCAÇÃO


AGRADECIMENTOS: Agradeço aos alunos das turma 1006 e 1005 por terem aceitado participar do trabalho e os funcionários da Legep por auxiliar e ceder alguns materiais.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: F/Cristais<<esoterico e cristais.htm
Introdução para o Banco de Dados de Mineração (USP)
Este projeto foi inspirado pelo livro "Crystals and Crystals Grwth" de Alan Holden publicação da Doubleday 1960
www.fisica.ufc.br