TÍTULO: ESTIMULANDO O ALUNO REPETENTE EM QUÍMICA ANALÍTICA: A UTILIZAÇÃO DE UM PROJETO EXPERIMENTAL EM SUBSTITUIÇÃO AOS PROCEDIMENTOS PRÁTICOS TRADICIONAIS

AUTORES: SOUSA JUNIOR, C. S. (IFRJ) ; FIGUEIREDO, V. F (IFRJ)

RESUMO: A repetência acarreta a perda da auto-estima e a desmotivação para a aprendizagem, muitas vezes ocasionando para um pior desempenho de parte dos alunos. Com o intuito de minimizar as consequências negativas da reprovação em todos os âmbitos (familiar, social, individual), este trabalho objetiva incentivar o aluno repetente ao aprimoramento das técnicas laboratoriais, por meio de um projeto experimental, em contrapartida às técnicas tradicionais já realizadas aluno no semestre anterior. A implementação de um experimento baseado no uso de amostra do cotidiano, costumam ser mais produtivas por despertar maior interesse dos alunos. Com esse intuito, testou-se a técnica da determinação de ácido ascórbico por iodometria direta em comprimidos efervescentes de vitamina C de 500 mg.

PALAVRAS CHAVES: química analítica, repetência escolar, titulação iodometria

INTRODUÇÃO: Quando um aluno é reprovado, ele é taxado de incapacitado para prosseguir os estudos e essa condição afeta bastante e de forma negativa sua auto-imagem. Diversos estudos em educação já comprovaram que a repetência não leva o aluno a uma aprendizagem melhor no ano seguinte, isto é, a repetência não é sinônimo de melhoria na aprendizagem. Caminhos inovadores devem ser adotados pelos professores, a fim de estimular o discente repetente.
Cabe à escola e aos professores repensarem em novas formas de incentivo, já que a repetência é conhecida como uma das consequências mais frequentes da evasão escolar. Em aulas práticas, principalmente de cursos de natureza técnica, a implementação de experimentos baseados no uso de amostras do cotidiano, com aulas correlacionadas à vivência, são mais produtivas por despertarem maiores interesse dos alunos.
Esses experimentos entram em substituição às aulas práticas já realizadas pelo aluno repetente no semestre anterior. Com isso, enquanto toda a turma realiza, durante todo o semestre, aulas práticas tradicionais de Química Analítica Quantitativa, o aluno repetente vai elabora um projeto de análise de uma amostra conhecida, fazendo com que busque aplicar o conhecimento já adquirido, e assim buscar aplicar soluções práticas a problemas do cotidiano (SOUSA JUNIOR, 2005).
Como prática contextualizada à realidade, a determinação de ácido ascórbico por iodometria direta em comprimidos efervescentes de vitamina C de 500 miligramas vem a ser uma ótima proposta. A determinação deve ser executada em meio ácido, empregando-se goma de amido como indicador final da titulação, para que a viragem fique bem perceptível (OHWEILLER, 1981).

MATERIAL E MÉTODOS: O projeto experimental foi realizado nas aulas práticas de Química Analítica Quantitativa, da turma FM 161 do curso de Farmácia (nível técnico), do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - campus Maracanã durante o primeiro semestre de 2008.
Os alunos escolheram um tema, dentre o elenco de assuntos presentes na ementa da disciplina do curso de Química Analítica Quantitativa. O tema escolhido pelos alunos repetentes foi volumetria de oxirredução. Em seguida, juntamente com os professores, os alunos optaram pela análise de vitamina C (ácido ascórbico) de comprimidos efervescentes, pois este é um medicamento presente no dia-a-dia de grande parte da população. Por serem alunos do curso técnico em Farmácia, o procedimento prático serviu para que os mesmos tivessem uma experiência nas técnicas de controle de qualidade empregadas nos grandes laboratórios farmacêuticos.
Reagentes:
Comprimidos efervescentes de 500 mg de vitamina C;
Solução de iodato de potássio (KIO3) 0,1000N (padrão primário).
Solução padrão de tiossulfato de sódio penta hidratado (Na2SO3.5H2O) 0,1N.
Solução de iodo (I2) 0,1.
Solução de ácido sulfúrico (H2SO4) 1N.
Solução de amido e água destilada.
Determinação do teor de ácido ascórbico – dissolver um comprimido de vitamina C em um béquer de 50 mL e transferir o conteúdo para um balão de 100,00 mL. Completar o volume com água destilada e homogeneizar a solução. Pipetar 20,00 mL dessa solução e transferir para um erlenmeyer de 250 mL. Adicionar 10 mL de ácido sulfúrico 1M e 5 mL de amido. Titular imediatamente com solução padrão de iodo até a observação de uma coloração azul. Repetir o procedimento, a fim de ter uma maior repetibilidade e/ou reprodutibilidade dos resultados.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Cada aluno executou duas titulações, no caso da padronização das soluções de iodo e de tiossulfato de sódio. Na análise do ácido ascórbico, cada aluno executou a titulação três vezes. Ao fim das titulações, as soluções foram guardadas para que outros alunos pudessem utilizá-las em outras práticas.
Os resultados foram apresentados ao professor, que nesse projeto assumiram o papel de supervisor, em forma de tabelas e cálculos, que se mostraram adequados em relação ao comprimido que foi adquirido na farmácia.
Os resultados das titulações podem ser observados nas tabelas seguintes. As análises do teor de vitamina C dos comprimidos efervescentes apresentaram os resultados observados na Tabela 3. Após os comprimidos serem dissolvidos e a solução ser avolumada para um balão de 250,00 mL, uma alíquota de 20, 00 mL dessa solução foi titulada com iodo previamente padronizado, de concentração 0,1011N em meio ácido e utilizando goma de amido como indicador. Os resultados das massas de ácido ascórbico, expressos em miligrama, foram coerentes com o valor do fabricante. Foram realizadas seis análises para se ter uma maior faixa de resultados e, assim, se trabalhar com o tratamento estatístico desses resultados, como é apresentado na Tabela 4.
Os tratamentos estatísticos dos resultados do teor de ácido ascórbico apresentados mostram que estatisticamente, a análise foi feita com certo grau de precisão; pois obteve um desvio padrão relativo de apenas 0,34%, com um erro relativo de 1,6%, que é considerado abaixo dos limites aceitáveis.






CONCLUSÕES: Os resultados das análises dos comprimidos de vitamina C representaram resultados satisfatórios, visto que o erro relativo foi de menos de 2%. Durante a execução do trabalho, foi verificado um entusiasmo por parte dos alunos, pois os mesmos se sentiram valorizados e confiantes em fazer um trabalho aplicado. A nota final dos alunos foi de três pontos, isto é, a pontuação máxima proposta pelo projeto. Um fato extraordinário ocorreu na classe, pois a maioria dos alunos (90%) gostaria de fazer a disciplina na forma de projeto, sendo constatada uma uma grande aceitação por parte dos alunos.

AGRADECIMENTOS: Ao IFRJ pela oportunidade da realização do trabalho, aos alunos envolvidos nesse trabalho e a Profa. Dra. Soly Fernades T. Moreira, da UFF.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARROS, R. P.; MENDONÇA, R.; Conseqüência da repetência sobre o desempenho educacional. Ministério da Educação e do Desporto. Projeto de educação básica para o Nordeste. Série Estudos, no 7. Brasília – DF, 2001.

OHWEILLER, O. A.; Química Analítica Quantitativa. Livros Técnicos e científicos. 3aEd:cap 23, Rio de Janeiro – RJ ,1981.

SOUSA JUNIOR, C.S.; MOREIRA, S. F. T.; Estimulando a prática docente: a determinação de Ácido Ascórbico como pretexto. VIII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense. Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos – PROAC, Universidade Federal Fluminense – UFF. Niterói – RJ. Nov. 2005.