TÍTULO: Lixo e reciclagem como tema gerador no Ensino Médio

AUTORES: SANTOS, V.F. (IFG) ; SILVA, L.O.P. (IFG) ; MENDONÇA, A.F. (IFG) ; MIRANDA, H.C.R. (IFG) ; ALVES, B.H.P. (IFG)

RESUMO: No início dos tempos, o lixo produzido por cada indivíduo era praticamente sobras de alimentos. Devido ao desenvolvimento industrial, que a cada dia se torna mais presente, houve um aumento significativo no número de objetos de consumo e a introdução de novas embalagens, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade dos resíduos ou como são mais conhecidos, do lixo. A disciplina de Química deve abordar dentre outros temas, assuntos voltados para o cotidiano do aluno, sem deixar de lado o conhecimento químico. O tema lixo e reciclagem foi trabalhado com alunos do 1°ano do ensino médio, utilizando-se diferentes metodologias, sendo o conjunto do trabalho apresentado pelos mesmos na mostra científica da escola.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, tema gerador, educação ambiental.

INTRODUÇÃO: Atualmente, a maioria das pessoas se preocupa com a obtenção de lucros, com isso produtos de fácil acesso, como os de embalagens descartáveis são utilizados com maior freqüência o que causa uma enorme preocupação, pois além de aumentar a retirada de matéria-prima da natureza para a fabricação dos tais, o acúmulo de resíduos sólidos (lixo) cresce de maneira descontrolada. Pensando neste problema fica clara a necessidade de conscientizar a todos, principalmente a nova geração, sobre importância da educação ambiental através de várias vertentes, uma delas a da reciclagem. De acordo com os PCNs do ensino médio, a abordagem de temas diversificados no ensino, possibilita uma aprendizagem mais significativa, visto que propicia a relação entre diversas áreas do conhecimento, o que o torna mais acessível e aplicável. As discussões sobre a formação dos jovens que cursam o ensino médio vêm gerando propostas para a melhoria do ensino e abrindo espaço para os núcleos e grupos de pesquisa em ensino de química no país. Segundo (Silva 2004) para amenizar a problemática dos resíduos sólidos é preciso sensibilizar os seres humanos, no sentido de reduzir o consumo, reutilizar e/ou reciclar os resíduos gerados e repensar as atitudes que degradam o meio ambiente. Educação ambiental é um instrumento indispensável, deve ser realizada de forma continua permanente e inserida no currículo das escolas. Nunca enquanto disciplina, mas permeando todas as áreas do conhecimento conforme estabelece a política nacional de educação ambiental lei 9795/99. O presente trabalho tem como objetivo iniciar um processo de conscientização dos alunos e da comunidade escolar sobre os riscos presentes e futuros, que esse acúmulo de lixo causa ao meio ambiente e a sociedade e como podemos contribuir para diminuí-lo.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Dom Veloso, em Itumbiara-Go, com os alunos do 1°ano do ensino médio. A turma foi escolhida, pois estando no início do ensino médio, certos assuntos, mesmo que já tenham sido trabalhados no ensino fundamental, permitem uma discussão mais formativa do que informativa. Inicialmente foi aplicado um questionário prévio com objetivo de fazer um levantamento de dados para saber o conhecimento que os alunos tinham a respeito do tema reciclagem. O tema foi apresentado utilizando-se de diversas metodologias, como aula expositiva, trabalhos e discussões em grupos menores, socialização para o grupo como um todo e atividades práticas. Foram trabalhados aspectos gerais sobre a situação da geração do lixo no Brasil, as formas possíveis de reciclagem, as vantagens da reciclagem de diversos materiais e o impacto social, ambiental e econômico desse procedimento. A turma foi organizada em grupos, e as tarefas giraram em torno das seguintes etapas: pesquisa de campo na comunidade, por meio de entrevistas; confecção de objetos com matérias reutilizáveis/recicláveis; ações para conscientização da comunidade escolar. O conjunto desse trabalho foi apresentado, na mostra científica da escola, que é um evento anual.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através do questionário prévio, foi possível verificar que, o conhecimento que os alunos apresentavam sobre lixo e reciclagem era advindo do cotidiano, das conversas informais, de informações que chegam através de jornais, revistas e da internet. Pela análise das repostas dadas, 55% dos alunos consideram a reciclagem importante para o meio ambiente, mas não souberam definir o que é reciclar, enquanto 45% disseram que reciclar “é reutilizar o lixo, transformá-lo em coisas para o uso”. Para as demais questões houve uma coerência muito grande entre as respostas de todos os alunos no que diz respeito à importância da reciclagem, o que é o lixo, as possíveis doenças provocadas pelo acúmulo do lixo e sobre as ações para a diminuição do volume desses resíduos. Em uma análise geral, os alunos consideram a reciclagem de materiais importante, pois diminui o excesso de lixo nas cidades, melhora a sua aparência e reduz o número de doentes. Como lixo eles consideraram “tudo o que não serve mais para uso”. Vimos aqui um ponto para iniciar a discussão sobre o que pode ou não ser considerado como lixo ou resíduo, introduzindo os conceitos de resíduo inorgânico, orgânico, doméstico, hospitalar, os processos para o tratamento do lixo, a coleta seletiva e a reciclagem, tanto do ponto de vista prático como social. Durante o desenvolvimento do trabalho foi possível perceber a participação dos alunos de uma forma diferente em cada atividade, o que é normal, pois cada indivíduo se identifica mais com uma atividade que com outra. O trabalho apresentou resultados positivos de acordo com os alunos, a professora da turma o que ficou demonstrado uma avaliação final, através de um jogo didático e pela apresentação do trabalho feito pelos alunos na mostra científica da escola.

CONCLUSÕES: A utilização de diferentes metodologias no ensino de química é importante para que seja dada ao aluno a chance de se tornar agente ativo na construção do conhecimento e deixar o papel de receptor de informações. Podemos perceber algumas variáveis no que diz planejar e aplicar diferentes formas de abordar um mesmo conteúdo e envolver os alunos nas atividades. Mas fica evidente que a participação dos alunos é maior quando há uma atividade que eles definem como prazerosa, interessante, o que pode ser realizado também em outros temas.

AGRADECIMENTOS: Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Itumbiara;
Aos alunos do Colégio Estadual Dom Veloso – Itumbiara – GO.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SILVA, M. M. P. da. Explorando o lixo na escola. Jornal Mundo Jovem. Setembro, 2004. 350 ed. p.2-3
http://www.lixo.com.br/, acessado em março, abril e maio de 2009.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. 2000.