TÍTULO: O INTERESSE DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA DA FAFIDAM EM ATUAR COMO PROFESSORES

AUTORES: ALVES, R C (UECE) ; GADELHA, P. C. (UECE) ; TEIXEIRA, D.M.A (UECE)

RESUMO: O aluno que ingressa em um curso Universitário nem sempre pretende exercer a atividades na área do seu curso após a colação de grau. Este trabalho tem como objetivo apontar o percentual de alunos do curso de Licenciatura Plena em Química da FAFIDAM-UECE, que pretende após a sua graduação seguir a carreira no magistério. Como estratégia metodológica foi aplicado questionários com um público alvo de 80 alunos de graduação de todos os se semestres regulares do curso.Dos resultados analisados 61% dos entrevistados afirmaram que realmente querem exercer a profissão enquanto os outros 39% afirmaram que de maneira alguma se vêem lecionando. Neste trabalho foi evidenciado que a formação do profissional licenciado em química em atuar no magistério é contraditória a suas formação.

PALAVRAS CHAVES: licenciatura, quimica, professores

INTRODUÇÃO: Os Licenciados em Química estão legalmente habilitados ao exercício do magistério de ensino fundamental, médio ou ensino superior. O Químico pode atuar também na área de análises químicas, quer trabalhando no desenvolvimento de novos métodos analíticos, quer trabalhando na operação de sofisticados equipamentos. Pode trabalhar também na elaboração de pareceres e laudos técnicos em sua área de especialidade. Pode ainda realizar pesquisa tecnológica e dedicar-se à pesquisa pura ou acadêmica. O déficit de professores de Química no mercado de trabalho é um problema evidente em todo o país. Estatísticas indicam que a maioria dos professores atuantes na educação básica não tem formação superior, ou mesmo formação na área de Química. Diante deste problema vê-se a necessidade de formação, inicial e continuada, para profissionais que venham a atuar nesta área. Desde 1993, têm sido feitas várias mudanças curriculares, visando à constituição de um currículo de licenciatura que garanta a identidade do curso de formação de professores, de forma a integrar a afirmação teórico-prática com a especificidade do trabalho docente e com a realidade do sistema educacional brasileiro. Muitos estudantes no limiar do final do ensino médio fogem da carreira docente, porque há um desprestígio sistemático aos que trabalham com a educação. Será necessário fortalecer as licenciaturas e viabilizar uma política salarial justa aos profissionais na ativa. O objetivo deste trabalho é fazer um levantamento das consepções que os alunos do curso de Licenciatura Plena em Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM/UECE possuem sobre o curso de Química, bem como analisar as intenções dos mesmos ao se graduarem licenciados.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a consecução dos objetivos deste estudo usou-se a técnica do inquérito por questionário, por se considerar que ia permitir aos alunos expressar as suas idéias, mas manter o anonimato, e, assim, evitar que eles sintam essa expressão como uma forma de ameaça. Optou-se por um questionário composto por nove perguntas, tanto objetivas como subjetivas, de modo a permitir-lhes apresentar as suas razões e expressar as suas opiniões. Para além dos dados pessoais, o questionário elaborado, permitia recolher dados sobre as razões da entrada no curso, intenção ao se graduar, outra área em que pretende atuar, motivo da escolha do curso, se já teve alguma prática em escola, outra opção de curso, área de química de menor interesse e a maior preocupação com o curso.
Participaram do estudo 80 alunos, todos, futuros docentes de Química, que estão cursando os seguintes semestres: 1°, 3°, 5° e 7° semestres regulares e semestres irregulares, como: 2°, 6°, 9° e 10° devido a transferências de curso ou o atraso das monografias. O período da pesquisa de ensino se deu entre os meses de fevereiro e março do ano de 2009. Este tema foi selecionado devido a conversas paralelas que escutava - se na faculdade de alguns alunos comentando que em momento algum se imaginariam lecionando.
A aplicação dos questionários foi realizada durante os intervalos das aulas onde os distribuía e logo em seguida já se passava recolhendo-os.
As respostas obtidas foram todas organizadas em gráficos e analisadas minuciosamente de maneira a caracterizar qualitativamente esta pesquisa.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Analisando as respostas dos questionários pose-se verificar que 65% dos alunos são do sexo feminino e os outros 35% do sexo masculino. A maioria dos estudantes do curso de licenciatura plena em Química que respondeu ao questionário cursa o 1° semestre (36%). Dos entrevistados 61% dos alunos afirmaram que realmente querem exercer a profissão enquanto os outros 39% afirmaram que de maneira alguma se vêem lecionando. Quanto aos alunos que querem lecionar obtiveram-se algumas respostas interessantes como: “Acredita que no futuro os professores vão ser valorizados”; “Carência de professores na área é muito grande”; “Tem vocação para ensinar”; Alguns responderam que escolheram lecionar somente pela falta de opção. Na figura 1 está relacionada as área que os alunos querem atuar como químicos retirando a opção da sala de aula. Apenas 39% dos alunos estão no curso em que desejavam ingressar e os outros 61% estão no curso por diversos fatores. Uma análise mais profunda comprovou que a maior rejeição em atuar como professor partiu dos períodos iniciais onde principalmente no 1° semestre cerca de 53% dos alunos não pretendem lecionar e os que pretendem lecionar já realizaram ou realizam alguma prática de Química na escola. Ao comparar os resultados dos alunos do curso de química da FAFIDAM com os alunos do curso de química do ILES/ULBRA (SANTOS, 2008), nota-se que o curso da FAFIDAM está em vantagem, pois mais da metade dos alunos desejam seguir a carreira do magistério, enquanto no ILES/ULBRA apenas 26,37% dos alunos pretendem lecionar após a conclusão do curso. Outra questão que pôde ser observada refere-se ao motivo da escolha do aluno pelo curso (Figura 2), onde 46% dos alunos escolheram o curso por causa da afinidade com a disciplina de química. E 24 % por falta de opção.





CONCLUSÕES: Parte dos alunos que estão no curso de Química não estão com intensão de ensinar mas as licenciaturas representam a possibilidade de garantir um diploma de nível superior. Há um agravante no curso de Química pesquisado apenas 39% dos alunos estão no curso que desejavam os outros 61% estão no curso por diversos fatores como: segunda opção e questões financeiras. Vários cursos foram citados pelos alunos como preferível à licenciatura em Química: química industrial, bacharel em química, economia,nutrição, odontologia, veterinária, fisioterapia, direito, engenharia química, farmacia, entre outros.

AGRADECIMENTOS: os alunos do Curso de Licenciatura Plena em Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (UECE) pela disposição em responder aos questionários.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTOS, A.F. (2008) O interesse dos alunos do curso de Licenciatura em Química do ILES/ULBRA em atuar como professores. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br. Acessado em: 15/02/09