TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO

AUTORES: SILVA, J. F. S. (UFCG) ; SANTOS, J. C. O. (CES/UFCG) ; GOMES, M. E. M. (UFCG) ; SANTOS, A. F. (EEEFMPL)

RESUMO: O presente trabalho analisou a importância de ministrar aulas práticas em sala de aula, considerando que a carência de aulas experimentais poderá acarretar ao aluno um mau entendimento dos assuntos estudados. O experimento foi simples, de fácil compreensão, realizado em sala de aula nas turmas de 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Professor Lordão situada na cidade de Picuí – PB por alunos bolsistas do projeto PIBID da UFCG, de acordo com o desenvolvimento do projeto. O resultado foi proveitoso, podendo-se observar que após a experimentação em sala, os alunos melhoraram suas concepções a respeito do assunto, além de visualizar na prática o conceitual, aumentando o interesse e a interatividade durante as aulas de química.

PALAVRAS CHAVES: aulas práticas, ensino, equilíbrio químico

INTRODUÇÃO: O ensino de química nas escolas públicas está limitado a aulas tradicionais, reduzindo-se a transmissões de informações, definições de leis e conceitos sem nenhuma interação de conteúdo com o cotidiano dos alunos. Modelos científicos são desenvolvidos freqüentemente com o objetivo de auxiliar os alunos na compreensão de idéias aceitas cientificamente. Considerando o papel que os mesmos podem desempenhar na aprendizagem de aspectos abstratos de química, tornando-se importante que os professores reflitam como elaborar-los para o melhor entendimento do aluno, as aulas experimentais a partir do assunto abordado em sala de aula (equilíbrio químico - deslocamento de equilíbrio) foram elaboradas. Esse é um dos temas que mais geram dificuldades no ensino de química, é um assunto de difícil compreensão para os alunos dificultando-o mais ainda se for apenas executado conceitualmente sem prática. Para superar as dificuldades do ensino-aprendizagem do tema é fundamental conhecer a concepção dos alunos sobre o mesmo para que ao introduzir o conceito em sala não ocasione dificuldades na aprendizagem dos alunos. É justamente neste caso que a experimentação se torna uma grande ferramenta de grande importância para a explicação e discussão dos conceitos abordados. Pois a experimentação é um elemento que ajudará para que a aula explicativa se torne mais atrativa, motivadora, levando os alunos a notar com maior clareza os efeitos dos fenômenos químicos envolvidos e relacioná-los ao seu cotidiano.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi aplicado um questionário para os alunos do ensino médio, visando buscar a concepção que os mesmos tinham sobre equilíbrio químico (deslocamento de equilíbrio químico), a partir dos dados obtidos e após a explicação do professor sobre o assunto foi desenvolvido uma pequena abordagem sobre o mesmo como também um experimento em sala de aula para que os alunos pudessem ter compreensão sobre o assunto abordado. Após a realização do experimento foi novamente aplicado um questionário para constatar se os alunos haviam mudado as concepções existentes. O objetivo do experimento foi levar para a prática uma concepção teórica. Dentre os materiais utilizados no experimento estavam: um suporte para tubos de ensaio, tubos de ensaio, os reagentes dicromato de potássio e cromato de potássio, além de ácido clorídrico 0,1 M e hidróxido de sódio 1 M.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O experimento pode relacionar na prática o conteúdo abordado em sala com o cotidiano dos alunos. O mesmo foi executado após a exposição da aula teórica (Figuras 1 e 2). O experimento sobre deslocamento de equilíbrio químico pode ser observado pela mudança de coloração ao se adicionar um ácido o mesmo obteve-se uma coloração alaranjada e ao adicionar uma base ficou amarelo, como também os alunos puderam relembrar os ácidos e as bases. As analise dos questionários permitiram visualizar que antes o da aula expositiva do professor e do experimento, algumas concepções dos alunos distanciavam-se do conceitual, mas após o a experimentação essas concepções melhoraram bastante, como também para a melhoria do entendimento do assunto abordado pelo professor na sala, o que pode-se perceber é que a experimentação seja ela em sala de aula ou em laboratório são significativas para: o melhor entendimento da química no dia-a-dia, assimilar os conceitos e relacionar-los ao cotidiano, como uma forma de abrir novos caminhos para o aprendizado do aluno, além de prender a atenção dos mesmos na sala, tornando-se mais prazeroso a maneira de aprender o conteúdo.





CONCLUSÕES: Se faz necessário antes de aplicar qualquer conceito novo para o aluno, identificar suas concepções existentes sobre o mesmo e a partir das mesmas elaborar uma aula ou um experimento que possibilitem os alunos a entender de uma forma clara o tema abordado, levando-os a melhorar a concepção já existente. Quando se aplica algo que facilita a compreensão dos alunos sobre determinado assunto como: um experimento em sala é bem interessante, pois estimula o pensamento dos mesmos, além de permitir ao aluno uma maior interação nas aulas que virão.

AGRADECIMENTOS: PIBID/CAPES/FNDE/UFCG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DIAS, K. A. F.; CARDOSO, A. A. Aspectos macro e microscópico do conceito de equilíbrio químico e de sua abordagem em sala de aula. Química Nova na Escola. n. 27, p. 51-56, 2008.
MACHADO, A. H; ARAGÃO, R. M. R. Como os estudantes concebem o estado de equilíbrio químico. Química Nova na Escola. n. 4, p. 18-20, 1996.
SOUZA, L. C; SANTIAGO, L. D; SILVA, P. S; MEDEIROS, R. S; DANTAS, M. C; AMARAL, K. C. O. G. Aulas experimentais de química: aos estudantes de nível médio nas escolas públicas. 6º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2008.
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