TÍTULO: PROPOSTAS DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM PRIMAVERA DO PARÁ PARA OS PROBLEMAS AMBIENTAIS LOCAIS

AUTORES: DUARTE, F. P (UEPA) ; NASCIMENTO, A. B. (IFPA) ; COSTA, W. S. (IFPA) ; DURÃES, M. R. N. A. (IFPA)

RESUMO: O crescimento populacional e o aumento das atividades de extração e produção acarretam a geração de resíduos sólidos, os quais são depositados em local inadequado ROCHA (2004), estes resíduos causam prejuízos para a saúde do homem e afetam o ecossistema. Neste sentido conhecimento sobre preservação, relação do homem com o meio ambiente, despejos de resíduos, entre outros assuntos devem ser abordados por professores em seu plano de ensino para inserir nos alunos uma visão mais voltada para as questões ambientais. Faz-se necessário mostrar para os educandos que os problemas ambientais estão mais perto do que se aparenta.

PALAVRAS CHAVES: homem, ambiente, preservação

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: As relações do ser humano com o meio, ao longo da história, estão impregnadas de uma visão de superioridade e domínio que alcança sua máxima expressão com o auge da ciência e da tecnologia DÍAZ (2002), a visão antropocêntrica e separatista põe o homem como ser mais evoluído e superior a aqueles que vivem em seu meio. Em contrapartida nos últimos anos o homem se voltou às questões ambientais e passou a observar a natureza como única, e não de forma antropocêntrica. Esta observação pode ser notada em sala de aula, onde professores interagem com seus alunos inserindo conhecimento sobre natureza e preservação, a denominada educação ambiental, que visa informar e sensibilizar a sociedade para este fator. Muito já se tem falado e ainda se falta falar, pois o ambiente necessita ganhar destaque nos meios sociais, com o intuito de despertar uma visão holística. No município de Primavera no estado do Pará, os alunos do ensino médio da rede pública disponibilizaram informações sobre seus rios, solo, ar, entre outras agressões ambientais, observadas pelos mesmos. A contaminação dos ecossistemas aquáticos que tem ocorrido ao longo dos anos é causada pelo desenvolvimento industrial, pelo crescimento demográfico e pela ocupação do solo CASTRO (2006), desenvolvimento esse que se tornou pretexto para poluir o ambiente, no entanto a visão de progresso agora passa pela análise de sustentabilidade, remontando a um novo paradigma, onde para se desenvolver é preciso preservar o espaço.

MATERIAL E MÉTODOS: os alunos da rede de ensino público de primavera do Para foram direcionados a pesquisar sobre um tema ambiental que acreditavam ter tudo a ver com sua realidade, estes poderiam selecionar assuntos como água, solo, ar, lixo e poluição sonora. Os alunos foram divididos em equipes de até cinco integrantes e de posse de seu tema direcionaram-se ao ponto de destaque para coletar informações referentes ao espaço físico atual e em conversa com moradores locais antigos saber a evolução da devastação causada pelo homem. Em alguns casos os próprios alunos disponibilizaram as informações por perceber uma acentuada ação antropológica em poucos anos causadas por barragem em terrenos particulares. Vídeos foram mostrados a fim de dinamizar as apresentações e de posse das informações, os alunos propuseram soluções para minimizar o despejo de poluentes nos rios, entre outras ações que beneficiaram o ecossistema em um todo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: os alunos por mais que pareçam apáticos para a questão ambiental, estes são ativos quando percebem que o problema esta perto de sua realidade, recolheu-se quarenta pesquisas, dentre essas o tema água representou aproximadamente 48% dos trabalhos realizados. O que levou os alunos a realizarem a pesquisa neste tema foi devido uma observação mais rápida da diminuição dos mananciais, pois os mesmos foram testemunhas da invasão das barragens que obstruíram o fluxo das águas para os igarapés e a presença dos esgotos nas regiões mais baixas da cidade sem tratamento, e devido estas constatações os alunos propuseram notificar as autoridades sobre a evolução das agressões que esta prática realiza, também sugeriram alertar a população com campanhas educativas e para os esgotos a criação de uma caixa de sedimentação onde a prefeitura ficaria encarregada de dirigir. Percebe-se que por mais longe que o problema pareça, ele esta sempre perto, bastando para isso ter uma percepção mais apurada da realidade.

CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: por mais que já se tenha falado sobre os problemas ambientais, sempre fica a necessidade de se falar mais, pois a natureza não dorme e devemos estar sempre atuantes para não deixar o tempo passando sem contribuir com a preservação do ecossistema. Alunos de toda rede deve ser instigado a perceber que a natureza não são apenas as árvores e sim os seres presentes no ambiente no qual se inclui o homem, pois o mesmo a parte integrantes e não dominante. Esta percepção somente é observada nos instantes que a natureza se volta contra si própria fazendo o homem ver que suas ações possuem reações. Organizações realizam divulgações sobre a evolução da entrada do homem nos diversos meios, porém torna-se necessário uma sensibilização daqueles o qual podem fazer algo, ou seja, todos nós.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DÍAZ, Alberto Pardo, Educação ambiental como projeto; trad. Fatima Murad. 2 edição, Porto Alegre. Artimed, 2002, 168 f.
CASTRO, Edna, Belém de águas e ilhas. Belém – PA, 2006.402 f.
ROCHA, C. H. B. et al. Geoprocessamento aplicado à seleção de locais par a implantação de aterros sanitários: O caso de Mangaratiba – RJ. In SILVA, J. X, ZAIDAN, R. T. Geoprocessamento e análise ambiental, Rio de Janeiro – RJ, Bertrand Brasil, 2004, 368 p.