TÍTULO: Ensino de Química: uma proposta para aprendizagem sobre os elementos químicos

AUTORES: FREITAS, M.C.M. (UECE/FAFIDAM) ; MOREIRA, J.C. (UECE/FAFIDAM) ; QUEIROZ, Z.F. (UECE/FAFIDAM)

RESUMO: Tendo em vista a dificuldade dos alunos em relacionar os elementos químicos com o cotidiano, o presente trabalho visa desenvolver metas para contribuir na aquisição do conhecimento sobre o assunto, levando-os para a observação, pesquisa, praticidade, tornando o ensino-aprendizagem mais interessante e expressivo. Para isso foram aplicadas diferentes atividades práticas sobre os elementos químicos, realizadas com os alunos do 8° Ano da Escola de Ens. Fund. Maria do Patrocínio Reges, da Comunidade de Sapé de Limoeiro do Norte, CE. Posteriormente escreveu-se sobre os fundamentos básicos da história do átomo, a classificação periódica e origem dos elementos químicos e alguns avanços da química. Conclui-se que o ensino de química associado à prática torna-se mais interessante e significativo.

PALAVRAS CHAVES: elementos químicos, ensino de química

INTRODUÇÃO: No mundo atual, onde as mudanças são observadas constantemente, percebe-se a necessidade de uma mudança na educação escolar, principalmente, na área de ciências, por ser uma disciplina que está totalmente ligada, ou até mesmo, responsável pelos avanços tecnológicos e representa um conteúdo relevante para viver, compreender e atuar no mundo contemporâneo.
Este trabalho apresenta um tema que deve ser bastante considerado, pois trata-se de uma proposta para a aprendizagem sobre os Elementos Químicos, procurando mostrar que aquilo que os alunos estudam em sala de aula, existe no mundo físico no qual estamos inseridos, pois os elementos químicos fazem parte da vida de cada um. Além da sua aplicação em novas tecnologias, está presente no ar, no solo, na água e tem grande importância na composição do corpo humano. Mesmo fazendo parte da vida dos alunos, os elementos químicos são ainda desconhecidos pelos mesmos, sendo necessário um estudo mais aprofundado de forma dinâmica e prática para que os alunos o absorva como parte integrante de sua vida e não como algo distante. Na atualidade, é fundamental que as pessoas não só saibam lidar com a linguagem química e compreendam os seus princípios básicos, como também, possam interpretar os processos presentes em seu cotidiano, sendo capazes de tomar decisões na busca da melhoria de sua qualidade de vida e da comunidade em que vivem.



MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa foram convidados 10 alunos do 8º Ano da Escola de Ensino Fundamental Maria do Patrocínio Reges, da Comunidade de Sapé, anexa da Escola E. F. Maria Augusta de Araújo, da Comunidade de Faceira – Limoeiro do Norte, Ceará.
Parte I
Foi inicialmente realizado um encontro para a aplicação de um pré-teste sobre o assunto Elemento Químico, para verificar o grau de conhecimento dos alunos sobre o assunto.
Parte II
Durante três encontros, foram realizadas as seguintes atividades:
1º Encontro:
- Mostrou-se a tabela periódica, questionando e abordando sobre os elementos químicos;
- Foi realizada uma exposição oral para os alunos sobre o assunto mostrando materiais do cotidiano que contêm os elementos;
- Realizou-se brincadeira com o dominó de elementos químicos;
- Foi solicitado que cada aluno realizasse uma pesquisa extra-sala, buscando materiais do dia-a-dia que mostrasse a presença de elementos químicos.
2º Encontro:
- Cada aluno apresentou a toda a turma a pesquisa realizada extra-sala;
- Foi distribuído o texto “Os Elementos no Nosso Organismo” para toda a turma, que foi lido e posteriormente apresentado pelo alunos;
- Em seguida, realizou-se jogos de perguntas e respostas sobre o assunto apresentado no texto.
3º Encontro:
- Realizou-se uma breve avaliação com os alunos sobre os métodos aplicados;
- Fez-se uma pequena revisão, tirando dúvidas dos alunos sobre o conteúdo estudado;
- Foi realizada a aplicação de um pós-teste contendo 20 questões sobre todos os conteúdos abordados nos encontros.
Análise dos resultados
Observou-se o interesse dos alunos em participar das atividades, empolgação, iniciativa, e as suas falas durante a avaliação no 3º Encontro.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O pós-teste aplicado foi mais extenso, com um número maior de questões e aprofundando mais o assunto que o pré-teste. Porém, os resultados mostram que, após as atividades desenvolvidas com os alunos, a quantidade (o perfil) de alunos que acertaram melhorou acentuadamente. O menor índice de alunos que acertaram no pós-teste foi de 62,5%; enquanto que no pré-teste ocorreram índices muito baixos, 0% para 4 questões ; 10 - 30 % para 3 (três) questões. Apenas em 2 (duas) questões 50% da turma respondeu corretamente, e somente em 1 (uma) questão, 100% da turma. No pós-teste, além de um maior número de questões, o assunto foi mais explorado; entretanto pode-se observar uma quantidade de respostas corretas muito superior que na fase inicial dos alunos, demonstrando que as atividades desenvolvidas tiveram um bom êxito, melhorando o nível de conhecimento dos alunos.
Durante a entrevista com os alunos do ensino Fundamental, foram realizadas perguntas sobre elementos químicos. Contudo, os mesmos afirmaram que nunca tinham ouvido falar no assunto e não sabiam defini-lo. Alguns já tinham visto uma tabela periódica em capas de cadernos e ou de livros, e que ela continha umas letrinhas em que eles não sabiam o significado. Perguntou-se também sobre a disciplina de química, eles responderam que era uma disciplina muito difícil; algo distante da nossa realidade. No decorrer dos encontros, foi incentivada a participação dos alunos, eles foram capazes de identificar na tabela periódica os nomes de elementos químicos que conheciam e utilizavam no dia-a-dia, fazendo várias perguntas sobre os dados da tabela, despertando uma curiosidade em relação às propriedades dos elementos.






CONCLUSÕES: Ao final de todas as atividades, os alunos conheciam mais os elementos químicos, suas propriedades e aplicações em relação ao início das atividades dessa pesquisa. Concluindo-se que é possível melhorar e aperfeiçoar a forma de abordagem dos conteúdos de química na Escola, tornando a aula mais atrativa aos alunos e consequentemente, melhorando o nível de conhecimento.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos do 8° Ano na Escola de Ensino Fundamental Maria do Patrocínio Reges, da Comunidade de Sapé,de Limoeiro do Norte - CE.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BELTRAN, Nelson Orlando e CISCATO, Carlos Alberto Mattoso, Química. São Paulo: Cortez, 1991.

FREITAS, Ana Karina Holanda et al. Metodologia do Ensino de Ciências – Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA, curso de pedagogia em regime especial. Fortaleza-Ce. 2001.

LIMA, Maria Socorro Lucena e SILVA, Silvina Pimentel. O estágio docente numa perspectiva interdisciplinar. Fortaleza: Edições UECE, 2004.

LIBÂNIO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. – (coleção magistério 2° grau. Série formação do professor).

ZANON, L.B. e PALHARINI,E.M. “A química no ensino fundamental de Ciências” Química nova na escola, Novembro de 1995 pg.17.

DELIZOICOV, Demétrio e ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1994. – (coleção magistério 2° grau. Série formação do professor).

BARROS, Carlos e PAULINO, Wilson Roberto. Ciências, Física e Química. 8ª Série. São Paulo : Ática. 2004.