TÍTULO: Uso da WebQuest para o Ensino de Química na Escola Pública

AUTORES: DANTAS, H. V. (UFPB) ; SILVA, B. Q (IFPB) ; LIMA, M. B. (UFPB)

RESUMO: A WebQuest é tecnicamente um site organizado para fins educacionais e formatado com uma estrutura pré-definida. É uma ferramenta onde o professor pode planejar e orientar o aluno na execução de tarefas motivadoras através de pesquisas na internet, a fim de organizar informações e produzir conhecimento, favorecendo um melhor aprendizado. Este trabalho apresenta a utilização dessa inovação no ensino de química e demonstra como isso pode ser fácil, barato e possível para o sistema público. Os dados quantitativos e qualitativos da pesquisa mostram bons resultados diante dessa forma moderna de aprendizagem, além de argumentar sobre o perfil relativo dos alunos diante das inovações tecnológicas, especialmente o computador e a internet.

PALAVRAS CHAVES: educação em química, inovação tecnológica, webquest

INTRODUÇÃO: Diversas pesquisas realizadas nas últimas décadas têm observado que o aprimoramento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) deverá acarretar um espaço de transformação nas escolas, uma vez que estas podem alterar a concepção da sala de aula tradicional. (LEÃO et al., 2006)
As TIC permitem conduzir a mudanças na prática pedagógica do professor. Nesta perspectiva o uso do computador e da internet como ferramentas de pesquisa visam potencializar as capacidades necessárias ao crescimento do aluno, ajudando-o a ser autônomo, a desenvolver capacidades de síntese, de organização, de crítica, entre outras.
A WebQuest é tecnicamente um site organizado para fins educacionais e formatado com uma estrutura pré-definida. Esta estimula uma abordagem voltada à investigação, encorajando uma experiência de aprendizagem mais rica. O Modelo WebQuest, fundamenta-se em: motivação, autenticidade, aprendizagem cooperativa e desenvolvimento do pensamento de nível elevado. (QUADROS, 2005)
De natureza cooperativa, esta ferramenta pode ser aplicada em muitas áreas do conhecimento. O professor deve definir introdução, tarefa, processo, recursos, avaliação e conclusões sobre o assunto, depois publicá-los na internet e aplicar com seus alunos. (DODGE, 1995)
Uma WebQuest bem elaborado deve conter questões que requeiram que os alunos levantem hipóteses ou resolvam problemas relacionados com o mundo real e não apenas com o cotidiano da sala de aula.
Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo planejar, desenvolver e experimentar a utilização da WebQuest como ferramenta metodológica para o ensino de química numa escola pública.


MATERIAL E MÉTODOS: A WebQuest compreende tecnicamente um site hospedado num servidor web com uma estrutura característica e relacionada por links e hiperlinks. Para efeito prático, foi construído um modelo de WebQuest com o tema chuva ácida que está disponível através do site webquest.chuvaacida.googlepages.com.
Existem ferramentas gratuitas de edição de páginas de internet que não necessitam que o usuário saiba de linguagem de programação ou que tenha grandes níveis de programação visual. Na verdade, existem também modelos prontos em que o professor define suas preferências.
O método avaliativo depende do trabalho que os alunos irão desenvolver ao longo da execução das tarefas. Para tornar a avaliação mais adequada ao escopo do projeto, foi utilizada a forma descrita na Figura 1, onde a tabela descreve as características avaliativas, os status relativos às atividades executadas pelo aluno e a pontuação particular de cada característica.
Para quantificar a avaliação através de uma nota, deve-se relacionar o status do aluno em todas as características avaliativas. Nesta propomos o uso da fórmula N = 10 × P / 36 ; onde N é a nota total e P é a soma da pontuação adquirida em cada característica, exposta na Figura 1, na qual relacionam-se a pontuação nas atividades e a nota final do aluno.
Figura 1
A tarefa proposta para a WebQuest foi a de que os alunos devam assistir um vídeo de uma experiência sobre chuva ácida, na própria página da WebQuest, e editar o roteiro explicativo da prática assistida. Outra tarefa proposta foi à construção de uma faixa digital com o objetivo de alertar as pessoas, de sua comunidade escolar, deste problema ambiental. É importante salientar que os alunos têm acesso aos dois modelos, tanto o do roteiro explicativo como o da faixa digital na página.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Participaram aproximadamente 200 alunos dessa pesquisa. Na Figura 2 observam-se os gráficos obtidos a partir das respostas do questionário que foi aplicado.
Figura 2
No gráfico A1, tem-se que aproximadamente 33% dos alunos têm computador em casa. Dos quais 73% também acessam a internet de suas residências, isto é, 24% do total de alunos consultados. Embora, mais da metade dos alunos da escola pública não tenha computador em casa, nenhum declarou não ter acesso a esta ferramenta. Mesmo que esta situação não seja generalizada no Brasil.
O gráfico A2 demonstra como os alunos utilizam a internet no cotidiano. Cerca de 68% dos alunos usam a internet freqüentemente para diversão, ao passo que 11% usa para estudar. Sendo que, 45% dos alunos afirmam usar a internet dificilmente para estudar. Com a diversão é mais evidente na internet a escola tem o dever de chamar atenção dos alunos para o uso destinado à educação e a aprendizagem.
A pesquisa abordou também questões sobre a utilização da internet ao realizar um trabalho escolar, como mostrado no gráfico A3, sabendo que a WebQuest visa, melhorar as interações pedagógicas de ensino-aprendizagem. Um dos motivos para idealização deste trabalho foi o de impedir as cópias integras e irresponsáveis dos alunos ao fazer uma pesquisa para um trabalho de escola.
O gráfico A3 mostra como os alunos se comportam frente a uma pesquisa; cerca de 26% dos alunos dizem que não fazem pesquisas e não lêem o texto, apenas copiam o texto do site. Um grupo maior, de 51%, declara não fazer grandes pesquisas, mas, ao menos, lêem o texto antes de colocar no trabalho. Outros 14% dos alunos dizem que lêem e fazem pesquisas em vários sites, e, além disso, apenas 9% montam um resumo do assunto.






CONCLUSÕES: Este trabalho comprovou a necessidade e a possibilidade do uso da WebQuests em escolas públicas, pela demonstração da acessibilidade dos alunos ao computador e a internet, bem como a facilidade do professor planejar e executar o método.
Os dados da pesquisa mostram que poucos alunos conseguem transformar e organizar as informações advindas da internet, não assimilando os conhecimentos a serem adquiridos. Com uso da WebQuest foi possível direcionar o uso da pesquisa escolar pela internet por parte dos aluno, auxiliando o seu desenvolvimento cognitivo.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DODGE, B. 1995. WebQuests: A Technique for Internet – Based Learning. The Distance Educator, 1:2.

LEÃO, M. B. C.; SOUZA, F. N.; MOREIRA, A.; BARTOLOME, A. R. 2006. Flexquest: Una Webquest Con Aportes De La Teoria De La Flexibildad Cognitiva (TFC). Universidade de Salta, 128-143.

QUADROS, L. 2003. WebQuest: um modelo de aprendizagem na Web. Portugal, Disponível em: <http://www.malhatlantica.pt/mestrado/artigoWebQuest.pdf>. Acesso 24 abr. 2007.