TÍTULO: APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO INSTRUMENTO ALTERNATIVO NA CONSTRUÇÃO MORAL E PSICOEMOCIONAL DO ENSINO EDUCACIONAL

AUTORES: LIMA, F.R.G (UECE/FAFIDAM) ; OLIVEIRA, C.A.F (UECE/FAFIDAM) ; ALVES, R.C (UECE/FAFIDAM) ; OLIVEIRA, N. M (UECE/FAFIDAM) ; GADÊLHA, P.C (UECE/FAFIDAM) ; PITOMBEIRA, C.V.M. (UECE/FAFIDAM) ; TEIXEIRA, D.M.A.S. (UECE/FAFIDAM) ; OLIVEIRA, M.I. (UECE/FAFIDAM)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo geral demonstrar a importância dos jogos didático na construção do conhecimento trabalhado nas escolas e na geração da motivação. Os jogos didáticos foram elaborados com base na literatura e nos conteúdos trabalhados em salas de aulas. A pesquisa de campo foi realizada com aplicação de dois questionários e jogos didáticos com adolescentes da rede pública e privada do ensino formando um público alvo de 80 alunos. Dos resultados 49%-87% dos alunos entrevistados obtiveram uma maior aceitação e e compreensão do assunto quando relacionados o assunto com o uso de jogos.Concluímos daí a importante da utilização de jogos de didáticos como meio alternativo para o ensino na exploração da educação em geral

PALAVRAS CHAVES: jogos, ensino e química

INTRODUÇÃO: Um dos grandes desafios enfrentados atualmente nas escolas é construir meios que propiciem uma inter-relação entre o ensino literário e o uso do cotidiano, com real valor significativo na exploração do conhecimento moral e psicoemocional dos alunos. Assim os jogos didáticos tem sido verdadeiros instrumentos de motivação utilizados por alguns educadores nas atividades escolares, acadêmicas e até culturais (teatro, música e etc) na promoção do conhecimento trabalhado e que tem até então têm sido aplicado em muitas redes de ensino com objetivo de inovar algumas práticas pedagógicas tradicionais atualmente praticadas nesse período pelo ensino. Nesse sentido, propõe-se a investigação, através de reflexão, análise e problematização desta, na promoção de desconstruir e reconstruir uma nova prática pedagógica que seja significativa para a formação educacional, social e moral do indivíduo. Este trabalho tem como objetivo geral demonstrar a importância dos jogos didático na construção do conhecimento trabalhado nas escolas e na geração da motivação como caráter/resposta do comportamento psicoemocional dos alunos facilitando assim a aprendizagem e possibilitando a visualização em parte do aluno sobre os assuntos abordados em sala.

MATERIAL E MÉTODOS: Como estratégia metodológica foram realizadas aplicações de dois questionários e dinâmica com uso de jogos didáticos com adolescentes da rede pública e privada do ensino, na cidade de Limoeiro do Norte, formando um público alvo de 80 alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos resultados analisados 25%-67% (escola pública/privada) dos alunos apresentaram pouco conhecimento sobre os assuntos abordados sendo que os demais 75%-33% não tinham nem idéia dos assuntos abordados tendo ampla dificuldade em responder alguns tópicos do questionário. Com aplicação da dinâmica com o uso de jogos didáticos foram observados um aumento significativo de aprendizagem: 49%-87% dos alunos entrevistados obtiveram uma maior aceitação e compreensão do assunto quando relacionados o assunto com o uso de jogos, alguns 23%-10% dos alunos ainda permaneceram com algumas dúvidas, sendo apenas 28%-3% dos alunos que assimilaram com muita dificuldade.

CONCLUSÕES: Concluímos então que a utilização de jogos de didáticos como meios alternativos para o ensino na exploração da educação em geral é uma ferramenta poderosa, pouco trabalhada em salas de aula e que são em partes decisivas para geração de motivação de alunos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNHA, N. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE. 1988;
GARON, D. Classificação e análise de materiais lúdicos - O sistema ESAR. In: FRIEDMANN, A (Org.) O Direito de Brincar: A Brinquedoteca. São Paulo, 1992, p. 171-181;
MIRANDA, S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. In: Ciência Hoje, v.28, 2001 p. 64-66.