TÍTULO: ESTUDO DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL

AUTORES: CARVALHO, R. M. S. (UFMA) ; DIAS, C. S. (UFMA) ; FREIRE, S. F. (UFMA) ; RABELO, W. F. (UFMA) ; LOUZEIRO, H. C. (UFPB) ; LUZ, D. A. (UFPB) ; PRAZERES, G. M. P. (UFMA) ; MENDONÇA, K. K. M. (UFMA)

RESUMO: A disciplina Química Geral Experimental objetiva familiarizar o aluno com os equipamentos de laboratório, habilitando-o a interpretar e desenvolver com segurança um roteiro de aula prática. Com o objetivo de criar uma apostila para as aulas de química geral experimental foi utilizada a ementa e o roteiro de aulas práticas da disciplina Química Geral Experimental, após fazer um levantamento bibliográfico, alguns experimentos foram selecionados para inclusão de Educação Ambiental (EA), no intuito de despertar no estudante a preocupação com as regras básicas de segurança no laboratório e os impactos ambientais que são causados pelos resíduos gerados nas atividades laboratoriais. Acredita-se que para garantir a sustentabilidade à EA seja primordial aderi - lá as disciplinas experimentais.

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental, aulas experimentais,resíduos químicos.

INTRODUÇÃO: A disciplina Química Geral Experimental, sendo oferecida no primeiro semestre da graduação para o curso de química bacharelado e no segundo semestre para o curso de química licenciatura, tem por objetivo familiarizar o aluno com os equipamentos de laboratório, habilitando-o a interpretar e desenvolver com segurança um roteiro de aula prática, aplicando as técnicas mais convenientes. Esta disciplina é à base de todas as outras disciplinas experimentais sendo, portanto, fundamental aproveitá-la para introduzir conceitos de educação ambiental (EA). A inserção de conceitos de EA possibilita que os alunos de graduação em Química desenvolvam consciência ambiental a partir dos primeiros semestres do curso. Com isso criou-se um material didático (apostila) para ser usado na educação ambiental de alunos da disciplina Química Geral Experimental do curso de Química da Universidade Federal do Maranhão.

MATERIAL E MÉTODOS: Utilizou-se a ementa como também o roteiro de aulas práticas da disciplina Química Geral Experimental, fazendo um amplo levantamento bibliográfico, selecionou-se alguns experimentos do conteúdo programático para inclusão de EA, no intuito de despertar no estudante a preocupação com as regras básicas de segurança no laboratório e os impactos ambientais que são causados pelos resíduos gerados nas atividades laboratoriais, quando gerenciados de maneira incorreta. Um dos experimentos escolhidos foi “Técnicas de aquecimentos e manuseios com varas de vidros”.
Sabe-se que as varas de vidro, são de grande utilidade no laboratório em que se faça necessário empregar conexões, tudo em U, capilar e cortes. E trabalho de cortar e dobrar as varas de vidro exige cuidados e habilidade. No inicio, o aluno sente uma série de dificuldades na manipulação do vidro e comete alguns erros (Figura 1).
As imperfeições que acontecem, geralmente, fazem com que a vidraria se torne inútil para qualquer atividade experimental [1]. Portanto, deve ser passado para o aluno que ao dobrar uma vareta de vidro o operador deve adaptar ao bico de Bunsen, uma borboleta que tem a função de espalhar a chama tornando-a larga e uniforme. Em seguida deve segurar o tubo com as duas mãos e aquecer a região central girando lentamente até que o vidro amoleça o suficiente para dobrar. O vidro amolecido deve ser retirado da chama e dobrado segundo o ângulo desejado (Figura 2).



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos devem ser orientados a não descartarem pedaços de vidro no lixo comum. O procedimento adequado neste caso é o recolhimento do vidro quebrado que deve ser colocado num local especificado para reciclagem ou para reaproveitamento, que além da redução de matérias-primas retiradas da natureza, a reciclagem proporciona a redução de custos de limpeza urbana e diminuição do volume de lixo em aterros sanitários.
No Brasil, são colocados no lixo cerca de 40 bilhões de garrafas e objetos de vidro por ano. O vidro não se decompõe facilmente e por isso não deve ser jogado nos aterros sanitários [2].






CONCLUSÕES: Acredita-se que para garantir a sustentabilidade à educação ambiental é um fator primordial nas disciplinas experimentais. Portanto, a apostila de Química Geral Experimental deve conter aspectos relativos às questões ambientais e o programa da disciplina poderia ter um caráter de EA, tendo como principal foco os resíduos químicos gerados nas atividades laboratoriais e os impactos ambientais gerados por estes.

AGRADECIMENTOS: Coordenação do Curso de Química, DEQUI, UFMA e FAPEMA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] SILVA, F. C.; MACIEL, A. P.; BRANDÃO, K. S. R. Núcleo de Biodiesel - UFMA: Segurança no Laboratório, (NO PRELO). 16 p.

[2] NASCIMENTO, A. M.; et al. Curso Formação Continuada Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias: química e o meio ambiente. (2005).