TÍTULO: MANUAL PARA LABORATÓRIO DE QUÍMICA

AUTORES: MACHADO, B. C. (UFF) ; NOGUEIRA, S. R. A. (UFF) ; SOARES, J. R. (UFF) ; ALVES, O. C. (UFF) ; BARROSO NETO, F. M. (UFF) ; CUNHA, M. P. F. (CEWO)

RESUMO: Um manual para o Laboratório de Química de uma escola da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro foi desenvolvido para as três séries do Ensino Médio. Ele é composto por 10 temas do conteúdo didático obrigatório, com 13 trabalhos práticos. Em função da carga horária semanal da disciplina nas escolas da Rede Pública do RJ, os experimentos foram adaptados para 50 minutos, contados da entrada dos alunos no laboratório até sua saída. Os textos introdutórios permitem aos professores discutirem não apenas o conteúdo didático em si e a inserção da Química no dia a dia, mas também a contribuição desta ciência para a qualidade de vida no mundo moderno; auxiliando na formação do cidadão pleno como preconiza a LDB.

PALAVRAS CHAVES: ensino médio, química, laboratório

INTRODUÇÃO: Entre as sérias questões enfrentadas no Ensino de Química está a dificuldade que os educandos sentem no aprendizado desta disciplina, conseqüência de fatores como o alto grau de abstração exigido em determinados conteúdos e o afastamento promovido entre a Química e o dia-a-dia. Muitas vezes o aluno não consegue atribuir aplicação prática para o conteúdo trabalhado, dificultando construir associações e elaborar raciocínios para a resolução de problemas, sejam eles teóricos ou do cotidiano. A conseqüência imediata dessas dificuldades é o baixo rendimento no aprendizado da disciplina e a grande insatisfação por parte do estudante que, desmotivado, pode perder o interesse pelo estudo dessa Ciência, tão necessária à vida, à tecnologia e à proteção do meio ambiente.
As dificuldades apresentadas pelos alunos impõem a elaboração e proposição de maneiras para se resolver ou, pelo menos, amenizar os problemas. Uma tentativa para que este objetivo seja alcançado é a utilização de aulas experimentais. No laboratório, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar as questões trabalhadas em sala de aula, podem encontrar aplicação para elas, propiciando a construção do conhecimento, além de estarem em contato com atividades essenciais ao fazer científico. Aumentando o interesse pela Química, o qual se refletirá tanto no rendimento escolar, como na relação social dos alunos.
Embora a maioria das Escolas possua laboratórios, muitas os utilizam apenas para aulas demonstrativas, que não resolvem efetivamente o problema. Outras possuem laboratórios e simplesmente não os utilizam, ou por falta de material ou de tempo, ou por desinteresse, inclusive por parte dos professores. Por estes motivos, foi proposta a ativação do laboratório didático-científico de Química de uma Escola da rede Estadual de Ensino do RJ, e confeccionado o manual correspondente.


MATERIAL E MÉTODOS: Numa primeira etapa foram selecionados temas e experimentos levando em conta: abrangência de conteúdos; metodologias de ensino; vidraria, reagentes e equipamentos necessários para execução das aulas experimentais; características dos reagentes a serem manipulados; periculosidade envolvida no procedimento experimental; danos ambientais; e o custo. Todo o material necessário para 10 conjuntos de cada experiência foi adquirido com verba da FAPERJ. Os experimentos foram adaptados para serem realizados em 50 minutos, contados a partir da entrada dos alunos no laboratório até o momento em que saem do mesmo. Os professores da escola receberam treinamento para o uso do material.
A confecção do manual envolveu a elaboração de texto didático específico para cada prática, de texto paradidático evidenciando o uso e aplicações ou dos reagentes usados ou dos métodos em diferentes atividades humanas identificadas com a realidade dos alunos. Os textos didáticos e paradidáticos de cada tema foram integrados resultando na introdução de cada tema, alguns dos quais envolvem mais de uma experiência. Cada prática traz a lista completa do material utilizado com figura ilustrativa dos mesmos; e o procedimento experimental detalhado.
Após a confecção do manual os experimentos foram aplicados a uma turma de cada uma das três séries do Ensino Médio.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O manual foi escrito levando em conta a carga horária semanal da disciplina (100 minutos) nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, e a realidade dos alunos do Colégio Estadual Walter Orlandini, em São Gonçalo – RJ; a qual é, por sua vez, um bom panorama da realidade dos alunos da Rede Pública em geral. É composto pelos temas metais, ligações intermoleculares, precipitação em solução, água, eletroquímica, cinética química, combustão, solubilidade, síntese de ésteres e pH e solução tampão, todos do conteúdo didático obrigatório do Ensino Médio. Com um total de 13 trabalhos práticos: Verificação da Reatividade de Metais, Determinação da Densidade de Metais, Verificação de Interações Intermoleculares, Precipitação Estequiométrica a partir de Reações em Solução Aquosa, Realização do Tratamento da Água, Verificação do Funcionamento de uma Célula Eletroquímica ou Pilha, Verificação do Funcionamento de uma Célula Eletrolítica, Verificação dos Efeitos da Variação de Concentração sobre a Cinética de uma Reação, Verificação do Princípio de Le Chatelier para Variação de Temperatura de um Sistema, Determinação do Calor de Combustão do Álcool Etílico e do Querosene, Determinação do Coeficiente de Solubilidade do Hidróxido de Cálcio em Água, Síntese de Ésteres e Investigando o Comportamento de um Sistema Tampão.

CONCLUSÕES: A aplicação dos experimentos e o uso do manual mostraram que o tempo de 50 minutos foi realmente adequado para os estudantes trabalharem no laboratório, e que os textos introdutórios de cada tema permitem aos professores discutirem não apenas o conteúdo didático em si, como a inserção da Química no dia a dia, e também a contribuição desta ciência para a qualidade de vida no mundo moderno. Os alunos participaram ativamente de todas as atividades e seus comentários levaram as turmas não incluídas no teste questionarem a direção sobre o motivo. O laboratório está sendo regularmente utilizado por todas as turmas

AGRADECIMENTOS: À Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ e à equipe do Colégio Estadual Walter Orlandini.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CRUZ, Roque. Experimentos de Química em Microescala. Editora Scipione. São Paulo.2000. 3 v.
DIMENSTEIN, Gilberto. Professor sabe-nada. Folha de São Paulo, São Paulo, 30 mai. 2004. Folha Cotidiano.
MORTIMER, Eduardo Fleury; MACHADO, Andréa Horta. Química, volume único: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2005. 542 p.
PERUZZO, Tito Miragaia, Eduardo Leite Canto. Química Volume Único. Editora Moderna. São Paulo. 2003.
SILVA, Roberto Ribeiro da; RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro; TUNES, Elizabeth. Desafios da escola atual: a educação pelo trabalho. Química Nova, São Paulo: v. 31, n. 2, p. 452 – 461, mar. 2008.