TÍTULO: Proposta de Utilização de uma Tabela Periódica Tridimensional como Ferramenta para o Ensino de Química

AUTORES: SILVA, B. Q. (IFPB) ; LIMA, M. B. (UFPB) ; FIGUEIREDO, G. J. A. (IFPB)

RESUMO: A utilização de uma Tabela Periódica Tridimensional nas aulas de química do ensino médio possibilita um melhor interesse dos alunos, motivando-os para uma interação mais dinâmica com a matéria, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Após o processo de confecção do material, foram utilizadas duas turmas para a avaliação da metodologia, sendo que para efetivar o caráter comparativo, em apenas uma dessas a tabela foi empregada. Para quantificar o rendimento das aulas foi proposta a resolução de um questionário. Os resultados obtidos mostraram-se satisfatórios, verificando-se melhor aprendizado na turma onde ocorreu a utilização da Tabela Tridimensional. Observou-se assim, a pertinência do uso dessa ferramenta didática na busca de um desenvolvimento cognitivo mais concreto.

PALAVRAS CHAVES: tabela periódica, ferramenta de ensino, ensino de química

INTRODUÇÃO: Desde 1996 foi institucionalizado no Brasil as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), visando uma reforma significativa no ensino básico (RICARDO, ZYLBERSZTAJN, 2008). Uma das propostas mais relevantes deste documento foi a possibilidade de adotar novas metodologias de ensino e de avaliação que estimulem os estudantes.
Por utilizar uma linguagem própria e retratar ao estudo da matéria diminuta, a química torna-se distante à percepção do estudante. Portanto, esta ciência passa a ser vista por parte significativa dos alunos como uma disciplina difícil, abstrata e decorativa.
Segundo os estudos de Ausubel, o uso de materiais que sirvam de ponte entre o que foi aprendido e o novo conhecimento é de extrema valia no processo de ensino e aprendizado (VAZ, RAPOSO, 2009). E a utilização das duas mãos para a exploração acelera o processo de aprendizado (HELLER, et al 2005). Assim, uma ferramenta que valoriza o uso das mãos para desenvolver novos conhecimentos é de grande importância para um melhor aprendizado cognitivo.
Nesse contexto, um dos assuntos de fundamental importância para a química e de baixa compreensão pelos alunos é a tabela periódica dos elementos e suas tendências periódicas. Sendo assim, é pertinente que estes correlacionem às informações contidas na tabela e os conceitos das suas propriedades.
O objetivo desse trabalho é analisar a utilização de uma Tabela Periódica Tridimensional, confeccionada para estimular o ensino de química no nível médio, a fim de promover uma melhor abordagem didática do conteúdo relacionado, na busca de um aprendizado cognitivo mais significativo.


MATERIAL E MÉTODOS: Para a montagem da Tabela Periódica foram utilizados cubos de madeira, sendo um cubo para cada elemento da tabela, cola branca comum, tinta óleo e papel A4 usual, para impressão das informações a serem prestadas na tabela. Desta maneira, os cubos previamente confeccionados foram pintados e as informações foram coladas em suas faces.
Utilizaram-se três faces de cada cubo para expor as seguintes informações: em uma delas, o nome do elemento químico, o seu respectivo símbolo, bem como a sua massa e o seu número atômico; em outra se mostrou uma aplicação cotidiana característica; e por último a configuração eletrônica do mesmo, como mostra a figura 1.
Figura 1
Duas turmas do primeiro ano de um curso técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba foram escolhidas para os estudos desse trabalho. Sendo que em uma das turmas foi aplicada a metodologia tradicional, com aulas expositivas, na segunda foi empregada a Tabela Periódica Tridimensional como suporte a teoria.
A utilização da tabela em sala de aula visa despertar maior interesse dos estudantes, possibilitando um envolvimento mais dinâmico, através de uma ação mais concreta, motivando-os para uma maior atenção a teoria e as atividades, os mesmos devem ser estimulados e provocados a remontar a tabela, dividindo os elementos quanto as suas famílias, períodos, classificação e propriedades periódicas.
Para se efetuar o projeto foram utilizadas quatro aulas, de cinqüenta minutos cada, para desenvolvimento do conteúdo em ambas as turmas. A fim de buscar quantificar o melhor aprendizado cognitivo dos alunos, foi proposto um questionário, com oito questões que permitissem priorizar o pensar, sobre o simples armazenamento decorativo.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na quarta aula foram aplicados os questionários em ambas as turmas trabalhadas, por meio do qual pode ser verificado melhores resultados na sala onde houve o emprego da Tabela Periódica Tridimensional. Na elaboração do questionário, procurou-se privilegiar o raciocínio empírico analítico, através do desenvolvimento cognitivo dos alunos, ao invés de promover a simples memorização do conteúdo estudado.
A Turma 1 continha 36 alunos e as aulas se deram sem a utilização da tabela. A Turma 2, cuja utilização da tabela foi efetiva, possuía 30 alunos. Os resultados quantitativos, obtidos por meio do questionário, e uma comparação percentual dos mesmos encontram-se na Figura 2.
FIGURA 2
Observou-se que na Turma 1, mesmo com a vantagem da maioria de alunos, o número de acertos foi inferior aos da Turma 2. Verificando que a Turma 1 mais de 61% dos estudantes ficou a baixo da média, estipulada em sete pontos, contra apenas 30% da Turma 2.
Está visível melhoria dos resultados foi possível graças ao uso de uma ferramenta simples e didática, que busca estimular o processo de aprendizagem dos alunos. Observou-se na prática o súbito desenvolvimento de interesse pelo novo, a simples presença da tabela tridimensional provoca a curiosidade, estimula as idéias e consegue promover uma melhor interação entre os estudantes e o professor. Permitindo assim, uma libertação da abstração de uma aula com abordagem puramente expositiva.
O fato dos alunos interagirem com o material exposto sendo estimulados a montá-lo, separá-lo e reorganizá-lo conforme suas propriedades e características, ajuda no desenvolvimento do seu aprendizado cognitivo, possibilitando um ganho qualitativo e quantitativo superiores, desenvolvendo o seu pensamento crítico.






CONCLUSÕES: Com o auxílio da Tabela Periódica Tridimensional verificou-se uma melhor aprendizagem dos estudantes, conforme os estudos propõem e a legislação educacional possibilita empregar.
Esta Ferramenta despertou interesse dos alunos, permitindo uma aula mais dinâmica, atraindo a atenção à teoria e aos exercícios. A aceitação da intervenção desta metodologia demonstra a necessidade de elaborar e executar novas propostas pedagógicas com o intuito de aproximar a ciência da vida dos estudantes. Tais propostas não precisam de grandes gastos utilizando-se de materiais simples a partir idéias práticas.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: HELLER, A. M.; MCCARTHY, M.; CLARK, A. 2005 Pattern Perception and Pictures for the Blind. Psicológica, 26:161-171.

RICARDO, E. C.; ZYLBERSZTAJN, A. 2008. Os Parâmetros Curriculares Nacionais Para as Ciências do Ensino Médio: Uma Análise a Partir da Visão de Seus Elaboradores. Investigações em Ensino de Ciências, 13: 257-274.

VAZ, F. F; RAPOSO R; Psicologia Cognitiva. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.nce.ufrj.br/GINAPE/publicacoes/traba lhos/RenatoMaterial/index.htm. Acessado em: 11/05/2009.