TÍTULO: RELAÇÃO UNIVERSIDADE X ALUNO DO ENSINO MÉDIO: UMA APROXIMAÇÃO COM A QUÍMICA

AUTORES: OLIVEIRA, G. S. (UFCG) ; SILVA, G. M. (UFCG) ; SANTOS, J. C. O. (PIBID/UFCG)

RESUMO: O Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência da UFCG teve início das suas práticas em dezembro de 2008 nas escolas selecionadas pelo o projeto, nas cidades de Picuí e Cuité no Curimataú paraibano. O projeto visa melhorar a qualidade do ensino de química nas escolas públicas, procurando alternativas para um ensino diferenciado e buscando a aproximação dos alunos do ensino médio com a universidade. Através de aulas com materiais alternativos, apresentações de seminários, visitas aos laboratórios da UFCG com aulas expositivo-experimentais, podem ajudar a aproximar os futuros universitários da vida acadêmica.

PALAVRAS CHAVES: universidade, interação, ensino médio

INTRODUÇÃO: O processo de ensino-aprendizagem apresenta muitas falhas em todo o seu contexto desde o ensino fundamental ao médio. Através do modelo tradicional os conteúdos que são apresentados aos alunos são compostos de fórmulas e números prontos, não fazendo nenhuma relação com o seu dia-a-dia. Por conseguinte as aulas tornam-se enfadonhas e sem interesse por parte dos mesmos. A evasão e a baixa procura nos cursos superiores de química tem preocupado as universidades atualmente. São várias as áreas em que a profissão do químico tem inflência, mas a falta de conhecimento desta ciência tem levado os alunos do ensino fundamnetal e médio a pensarem que a Química é uma ciência complicada demais para ser entendida e está muito longe de sua realidade. O projeto PIBID vem com o objetivo de unir o que é visto em sala de aula com o cotidiano dos alunos, através de aulas experimentais, visitas aos laboratórios da UFCG, aulas expositivas, apresentação de seminários onde a química está presente, onde podemos contribuir para poluir menos o nosso planeta. A escola tem por obrigação não só ensinar o aluno a ler, escrever e contar. O papel da escola é mais que isso, ela deve formar uma sociedade que possa questionar, opinar e decidir sobre situações que envolva seu bem esta pessoal e coletivo. A escola é um conjunto de alunos, professores, direção, família, sociedade e governo, e a universidade faz parte desse conjunto.

MATERIAL E MÉTODOS: Nas escolas de ensino médio onde o projeto atua os alunos não dispõe de laboratório para as aulas práticas de química, com isso muitos alunos ao concluir o ensino médio não conhecem um laboratório de química. Esse problema nos levou a aplicação de questionários onde o intuito era saber qual era a visão dos alunos com relação ao laboratório e em que isso influenciaria na opinião dos mesmos sobre a disciplina de química. O primeiro questionário aplicado foi sobre o que eles pensavam existir num laboratório de química e sobre as normas de segurança necessárias no uso do laboratório. Após esse questionário respondido, elaboramos e apresentamos um seminário sobre segurança em laboratório, reagentes, vidrarias e equipamentos existentes nos mesmos. Uma vez visto o seminário, os alunos foram convidados para uma visita para conhecer os laboratórios de Química da UFCG, campus Cuité. Os alunos conheceram o laboratório e aprenderam sobre segurança, vidrarias, equipamentos e algumas pesquisas que estavam sendo estudadas com plantas de nossa região (produção de biodiesel). Após a visita, aplicamos outro questionário para avaliarmos se o objetivo tinha sido alcançado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto PIBID tem inserido nas aulas, atividades práticas e diferenciadas que trazem ao aluno uma nova visão da Química, apesar da escola não dispor de laboratório, as práticas foram ministradas em sala de aula com material alternativo, sempre focando temas atuais para que o educando possa ter consciência sobre sua responsabilidade de cidadão. A aceitação do projeto foi muito boa, porque leva aulas diferentes como: palestras, seminários e aulas experimentais. A respeito de vestibular, apenas 11% fariam vestibular para química. Não é um bom resultado, porém o projeto está inserido na escola a apenas cinco meses. Apesar de ser apenas uma visita informal notamos que os alunos ao ter acesso ao um ambiente (laboratório) que aos seus olhos, está distante de sua realidade, trouxe melhoria no pensamento e comportamento em relação a química. Foram necessários dois questionários,um pré e um pós, e uma visita ao laboratório para avaliarmos o quanto é importante essa ponte entre ensino médio x universidade, levando o conhecimento para acontecer mudanças na vida de educandos que necessitam compreender melhor o que é ciência e também que a ciência está ao seu alcance e faz parte de sua realidade. As opiniões mudaram bastante em relação ao primeiro questionário, ficou evidente o quanto foi estimulante mostrar a química de uma forma a qual eles não imaginavam antes.

CONCLUSÕES: A aproximação do aluno do ensino médio das escolas analisadas com a Universidade, bem como com a Química, foi facilitado usando-se alternativas pedagógicas que mostraram ser eficientes. Visitas, seminários, experimentos, dentre outras atividades não só evidenciam isso, como auxiliam também na formação pedagógica dos futuros professores.

AGRADECIMENTOS: PIBID/CAPES/FNDE/UFCG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SOUZA, L. C; SANTIAGO, L. D; SILVA, P. S; MEDEIROS, R. S; DANTAS, M. C; AMARAL, K. C. O. G. Aulas experimentais de química: aos estudantes de nível médio nas escolas públicas. 6º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2008.