TÍTULO: PIBID EM QUÍMICA DA UFCG: (RE)CONSTRUINDO A IMAGEM DO PROFESSOR DE QUÍMICA

AUTORES: SANTOS, J. C. O. (UFCG) ; MACEDO, F. L. (UFCG) ; GOMES, M. E. M. (UFCG) ; SILVA, G. M. (UFCG) ; RODRIGUES, A. P. G. (UFCG) ; SILVA, A. C. (UFCG) ; ARAÚJO, L. L. S. (UFCG) ; SILVA, J. F. S. (UFCG) ; OLIVEIRA, G. S. (UFCG) ; SILVA, J. F. (UFCG) ; MELO, M. J. M. (UFCG) ; LIMA, M. J. S. (UFCG)

RESUMO: A educação nas ciências constitui uma área da educação que envolve problemas peculiares, os quais a distinguem de outros campos de atuação da escola. O processo ensino-aprendizagem em Química inicia, qualquer que seja o caso, com algumas reflexões que fundamentam a tomada de importantes decisões: o que ensinar, como ensinar e por que ensinar. Desta forma, o objetivo deste trabalho é criar, fornecer e desenvolver aulas teóricas e práticas em diversos temas da Química junto com professores do ensino médio. Estas aulas foram direcionadas aos alunos junto com os professores, com o auxílio dos bolsistas do PIBID, visando suas aplicações em salas de aula. Com essas reflexões em mente, foram propostas metas para tornar o ensino de Química na Paraíba mais eficiente.

PALAVRAS CHAVES: pibid, ensino de química, ensino médio

INTRODUÇÃO: O avanço tecnológico pautado na informação vem comprometendo o processo de solidariedade e gerando a fragmentação da sociedade. A exclusão, vista como um fato social provoca a violência, o desemprego, a pobreza e a intolerância. Diante disso, devemos considerar o papel fundamental da escola no sentido de desenvolver competências básicas integradas com os saberes disciplinares, que facilite ao seu público o exercício pleno da cidadania e possibilite assegurar que todos os indivíduos desenvolvam e ampliem suas capacidades como forma de se combater a exclusão social. Nesse enfoque, o desafio das políticas públicas educacionais, das escolas e dos professores será o de garantir a superação de um modelo tradicional de ensino que, ao invés de levar o desenvolvimento dos cidadãos e cidadãs, contribui para sua exclusão.Na área de química, particularmente, isso só será possível se ocorrer uma mudança na visão que os professores têm desta ciência, possibilitando o desenvolvimento de uma nova pedagogia. Essas mudanças podem ocorrer a partir da formação docente inicial, continuada e orientada para o desenvolvimento de competências. Nessa perspectiva, o professor deve assumir uma postura crítica e ética, ser um agente de mudanças e um multiplicador de novas idéias, por meio de um constante movimento de ação-reflexão-ação, permeado por uma teorização que redimensione a sua prática. Além disso, o sistema educacional deve investir para que todas as escolas tenham acesso a recursos didáticos, laboratórios de ciências e informática, acervo bibliográfico e a orientação de formadores especializados, a fim de que as escolas em parceria com os gestores, professores, funcionários e alunos, possam implementar um projeto político-pedagógico voltado para o desenvolvimento de competências.

MATERIAL E MÉTODOS: A sistematização dos trabalhos realizados exigiu: pesquisa bibliográfica sobre a situação de estudo: ensino de química;realização de encontros de estudo e planejamento coletivo das atividades;coleta e organização de materiais alternativos para estudos e desenvolvimento das aulas; montagem de experimentos e aparelhagens alternativas; elaboração de material didático com procedimentos construídos pelos bolsistas;ministração de aulas de Química;apresentação das produções desenvolvidas pelos bolsistas à comunidade escolar;relatórios das atividades desenvolvidas na Escola.O Plano de Trabalho foi executado por onze bolsistas do curso de licenciatura em Química da UFCG, dois professores supervisores das escolas de ensino médio envolvidas sob a coordenação da UFCG. Algumas atividades ealizadas estão listadas: realização de estudo bibliográfico sobre os principais problemas e tendências relacionados ao Ensino de Química, destacando suas implicações no processo ensino-aprendizagem; elaboração de material alternativo na forma de textos sobre os mais variados assuntos relativos a Química do Ensino Médio; desenvolvimento de experimentos utilizando material alternativo de baixo custo; organização de visitas aos laboratórios da Universidade, dentre outras.As ações desenvolvidas foram: Promoção da melhoria da qualidade da educação básica;Promoção da articulação integrada da educação superior da UFCG com a educação básica do sistema público de ensino da Paraíba, em proveito de uma sólida formação docente inicial;Elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores no curso de licenciatura em Química da UFCG;Estímulo a integração da educação superior da UFCG com a educação básica no ensino fundamental e médio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As atividades desenvolvidas têm mostrado servir de estímulo a integração da educação superior da UFCG com a educação básica no ensino fundamental e médio, de modo a estabelecer projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública de ensino da Paraíba. Vale salientar ainda que ocorreu a valorização do espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica na área de Química, proporcionando aos futuros professores de Química participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola. Os resultados pretendidos com o projeto foram:
• Incentivo a formação de professores de Química para a educação básica, especialmente para o ensino médio.

• Viabilização do processo de construção de conceitos científicos através de aulas experimentais de Química, buscando superar o modelo transmissão-recepção de conhecimentos poucos significativos, possibilitando o envolvimento ativo dos alunos nas aulas.

• Proporcionalização de práticas coletivas, com material alternativo, de modo que o educando possa realizar tais atividades como meio de educação para a vida, relacionando conteúdos discutidos, com o cotidiano da sua vida, onde todos tiveram oportunidade de participar ativamente no seu aprendizado.

• Adequação dos conteúdos científicos escolares dotados de significado, bem como discução o papel das ciências e das tecnologias na sociedade contemporânea.

• Valorização do magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente na área de Química.


CONCLUSÕES: As atividades descritas no projeto foram desenvolvidas pelos bolsistas selecionados e sob orientação dos supervisores. As escolas indicadas foram visitadas pelos bolsistas, supervisores e o coordenador da área com vistas a conhecimento do seu projeto pedagógico e outros itens pertinentes ao ensino de Química (currículos, laboratórios, etc.). A interação do aluno do curso de licenciatura em Química (futuro professor) com o ambiente escolar de forma ativa demonstrou ser uma forma eficaz de melhorias no proceso ensino-aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: PIBID/CAPES/FNDE/UFCG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTOS, J. C. O. Subprojeto Química - PIBID UFCG. 2008.