TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA ÊNFASE NA ABORDAGEM DO EQUILÍBRIO QUÍMICO EM AULAS PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: CARVALHO, L.B. (UNESA) ; MATA, R. M. (UNESA) ; AGUILAR, M.S. (UNESA)

RESUMO: Educadores em química têm mostrado preocupação em relação ao ensino da físico-química, por ser um segmento que requer um grande conteúdo matemático que os alunos do ensino médio encontram muita dificuldade de compreensão.
Alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estácio de Sá elaboraram um quadro estatístico com o intuito de determinar, dentro do conteúdo de físico - química, os tópicos que mais cobrados nos vestibulares das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro.
A pesquisa foi realizada através de consultas aos sites das universidades ( UFRJ, UFF, UERJ, UFRRJ).
Através desses dados estatísticos, foi desenvolvida uma atividade experimental, cujo tema estava ligado ao cotidiano dos alunos, com o objetivo de facilitar o aprendizado do conteúdo teórico.


PALAVRAS CHAVES: equilíbrio-químico, experimentos, ensino-médsio

INTRODUÇÃO: Dentre os tópicos de físico-química apresentados para o ensino médio, a termoquímica é um dos mais extensos, e que o ensino apresenta uma grande complexidade, pois os alunos demostram muita dificuldade de compreensão, além de dificilmente conseguirem aplicar os seus conhecimentos ao cotidiano.
Ao realizar um estudo sobre os principais conteúdos de físico-química, exigidos nos vestibulares das quatro principais universidades públicas do Rio de Janeiro, observou-se que, nos últimos cinco anos, somente os conhecimentos básicos de termoquímica foram exigidos dos alunos, e, mesmo então, em uma percentagem mínima, frente aos outros tópicos de físico-química.
Frente a essas observações, determinou-se que o tópico mais cobrado na parte de físico-química, seria equilíbrio químico, com um percentual de 50 % das questões.
A partir do resultado obtido, com o objetivo de aumentar a ênfase no ensino de equilíbrio químico, e fixar os conhecimentos dos alunos, desenvolveu-se uma aula experimental baseada no conceito de indicadores ácido - base, extraído de um corante natural, que pode ser facilmente realizada em qualquer tipo de escola, mesmo aquela que não possui laboratório de química. Além disso, é importante ressaltar, que esta prática, além de apresentar um lado lúdico muito forte, é realizada com materiais exclusivamente encontrados no cotidiano dos alunos.


MATERIAL E MÉTODOS: Para realizar o levantamento dos conteúdos de físico-química mais exigidos nos vestibulares, foram pesquisadas as questões dos últimos cinco anos de vestibular nos sites das seguintes universidades: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
A elaboração da prática sobre equilíbrio químico foi, inicialmente, pesquisada nos livros didáticos mais adotados nas escolas de ensino médio do Rio de Janeiro (FELTRE, PERUZZO, USBERCO).
A prática proposta neste trabalho baseou-se em outros autores (COUTO, VELOZO), utilizando-se os seguintes materiais: flor de azaléia (lilás), água, filtro de papel, álcool comercial, detergente líquido, uma colher e dois copos. A prática teve como título “Reação Ativada pela Voz”.
O procedimento experimental adotado foi: triturar 50 g de pétalas de azaléia em 10 ml de água, adicionar 50 ml de álcool etílico, misturar e filtrar. Reservar a parte líquida. (solução indicadora que em meio básico apresenta coloração verde e em meio ácido, coloração avermelhada). Em seguida, acrescentar 3 gotas do detergente e observar a cor verde obtida. Pronunciar algumas palavras no recipiente contendo a solução indicadora. Observar uma mudança de cor da solução que passará de verde para vermelha.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: A pesquisa mostra os seguintes resultados, com relação à distribuição dos resultados de físico- química:

Conteúdos de Físico - Química e sua distribuição nas Provas de vestibular:

Equilíbrio Químico: 9-21 %
Termodinâmica: 4-7 %
Eletroquímica: 4-7 %
Cinética Química: 1-5 %

A análise dos dados provenientes dos sites das universidades mostra que equilíbrio químico é o tópico da físico-químico mais exigido nos vestibulares, apresentando uma incidência de cobrança, cujas percentagens variam entre 9% e 21% de todas as questões de físico-química.
Desta forma, faz-se de fundamental importância que o professor do ensino médio utilize ferramentas que facilitem o acesso ao aprendizado dos seus alunos, dentre elas experimentos, que sejam de fácil execução, compreensão e fixação para o aluno, mesmo na ausência de laboratório, o que representa a grande maioria das escolas de ensino médio brasileiras.
A partir deste fato, elaboramos uma prática onde o uso da cor emitida por compostos presentes nas flores, é um recurso didático utilizado no ensino de equilíbrio ácido e base e na identificação de acidez ou basicidade dos materiais.
O professor deverá explicar ao aluno que ao adicionarmos o detergente no recipiente com o indicador ácido-básico, a solução fica verde em função da basicidade do detergente. Durante o processo de respiração, quando expiramos liberamos grande quantidade de gás carbônico que, em meio aquoso, produz ácido carbônico. Quando alguma palavra é pronunciada bem perto do recipiente contendo a solução, injetamos grande quantidade de ar contendo gás carbônico e este, em contato com a água, produz ácido carbônico. A produção desse ácido neutraliza a solução, que passa a apresentar cor vermelha.


CONCLUSÕES: Com este trabalho, determinou-se que equilíbrio-químico é o tópico de físico-química mais cobrado nos vestibulares das universidades públicas do Rio de Janeiro, o que passa a ser uma boa referência para o alunos e, principalmente, para os professores do ensino médio, que devem aumentar a ênfase dada neste assunto, no planejamento do seu curso.
O experimento desenvolvido neste projeto fornece uma alternativa para ser aplicada em qualquer escola, independente do tipo de instalação que ela apresente, além de oferecer uma forma lúdica de aprendizagem, por permitir que os alunos brinquem com as palavras a serem proferidas para que a viragem do indicador ocorra, o que facilita a fixação do conteúdo.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 http://www.vestibular.ufrj.br
2 http://www.vestibular.uff.br
3 http://www.vestibular.uerj.br
4 http://www.ufrrj.br/vest/pesquisa
5 COUTO, A. B. ; Ramos , L. A.; Cavalheiro, E. T. G. ; Aplicação de pigmentos de flores no ensino da química. Química Nova (Brasil), V.21, p.221-7, 1998.
6 FELTRE, R., Fundamentos da química, volume único, 4a edição, Editora Moderna, São Paulo, 2005.
7 PERUZZO, F. M. , Canto, E. L.,Química na abordagem do cotidiano, 3a edição, Editora Moderna, São Paulo, 2003.
8 USBERCO, J., Salvador, E., Química, volume único, 5a edição, Editora Saraiva, São Paulo, 2005.
9 VELOZO, E. S. ; Rodrigues, P. C. ; Ramus, A. ; Giudici, R. ; Roque, N. F. ; Osório, V. K. L. ; In: Extração, identificação e utilização de antocianinas de Euphorbia pulcherrima em ensino de química. In: 40. A reunião Anual da SBQ, 18, 1988.