TÍTULO: Efeito Química: A diversidade no ensino da Química.

AUTORES: K. L. NUNES (IF – SERTÃO ) ; E. V. FREITAS (IF – SERTÃO ) ; A. C. MAIA (IF – SERTÃO ) ; M. F. A. SOUZA (IF – SERTÃO ) ; J. D. S. RODRIGUES (IF – SERTÃO ) ; M. A. S. CÂNDIDO (IF – SERTÃO ) ; E. SOUZA (IF – SERTÃO ) ; E. C. COSTA (IF – SERTÃO ) ; M. MASCARENHAS (IF – SERTÃO )

RESUMO: O projeto Intervenção Pedagógica Efeito Química foi coordenado por alunas do 4° período do curso de Licenciatura Plena em Química do IF – Sertão PE por meio da disciplina de Didática III, sob a orientação da professora Mônica Mascarenhas, na Escola Professor Simão Amorim Durando. Com o objetivo de despertar nos alunos a curiosidade pelo mundo mágico da química, através de experiências que relacionaram o conhecimento teórico ao prático de forma dinâmica e variada. Buscou-se transmitir ativamente, de forma agradável e multidisciplinar. O Projeto foi concluído por meio da Feira de Ciências Efeito Química com alunos do Ensino Médio, sendo os próprios alunos os responsáveis pela apresentação dos trabalhos no dia do evento aos visitantes. O que gerou excelentes resultados e o sucesso do projeto.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, diversificado, ensino médio.

INTRODUÇÃO: “O conhecimento teórico acompanhado pelas atividades práticas ajuda os alunos na assimilação ativa dos conteúdos”. (LIBÂNEO, José Carlos 1994). Considerando a grande importância da Química e a necessidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, o Projeto Efeito Química buscou proporcionar aos alunos a ligação direta entre teoria e prática, melhorando a assimilação dos alunos nos conteúdos programáticos previstos, por meio de trabalhos que desenvolveram as competências/habilidades de representação, investigação, contextualização na articulação do conhecimento com a vida.
Este Projeto baseia-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN-EM) Lei 9394/96 Ciências da Natureza e suas Tecnologias – “Química” têm em vista promover a ligação entre teoria, prática e o quotidiano, influenciando diretamente na postura dos alunos, fazendo ligações com a sociedade e despertando a capacidade cognitiva de cada um. Eles atuaram com a parte concreta da química por meio de atividades práticas que possibilitou experiências para aumentar e enriquecer seus conhecimentos através da química efetiva, dando-lhes a oportunidade de trabalhar com a química experimental para provocarem transformações nas propriedades físicas e químicas das substâncias conhecendo como certas atividades acontecem. Dessa forma as informações recebidas levaram a compreensão do mundo da química.
“É importante apresentar ao aluno fatos concretos, observáveis e mensuráveis, uma vez que os conceitos que o aluno traz para a sala de aula advêm principalmente de sua leitura do mundo macroscópico.” (PCN-EM, Pág. 33)

MATERIAL E MÉTODOS: Por meio de um diagnóstico feito com o corpo docente e discente da comunidade escolar, observou-se a necessidade de colocar em prática toda a teoria dada em sala de aula, uma vez que a Escola Simão Durando, onde foi realizado o projeto não possui estrutura e materiais para um melhor ensino na disciplina de Química, então buscamos apoio no IF – Sertão PE para conseguir materiais para ajudar na orientação dos alunos, bem como para as demonstrações realizadas no dia da Feira de Ciências Efeito Química que foi realizada com alunos do 1º, 2º e 3º séries do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Simão Amorim Durando.
As cinco turmas envolvidas diretamente foram divididas em grupos e ficaram sob a responsabilidade de cada uma das Coordenadoras do Projeto Efeito Química.
No dia do evento foram apresentados 40 trabalhos, subdivididos em experiências, curiosidades, paródia e informativos. Foram abordados diversos temas que vão desde trabalhos científicos até os conteúdos comuns ao dia-a-dia, pois a química está presente em todos os lugares e em tudo que podemos visualizar, sentir e tocar.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O desempenho do alunado foi ótimo, muitos visitantes, entre eles alunos, professores e pessoas da comunidade elogiaram o evento e os trabalhos dos alunos. Muitos alunos que não aceitaram inicialmente a idéia de ter que apresentar um trabalho para várias pessoas desconhecidas dizendo que não conseguiam falar em público por serem tímidos se saíram muito bem. O grande sucesso do projeto se deve a dedicação das autoras, dos alunos envolvidos e do apoio do Diretor da Escola Simão, fundamental para o suporte de infra-estrutura necessário ao andamento dos trabalhos. Depoimentos de alunos que gostaram merecem ser registrados: ...”eu gostei bastante da Feira de Ciências, e seria muito bom se vocês pudessem fazer outra no próximo ano”.
As figuras de número 01(um) e 02(dois) mostram desde a apresentação da proposta até a culminância do Projeto com a Feira de Ciências. Desde o principio foi um grande desafio planejar e executar uma atividade desse gênero, devido às dificuldades encontradas e a falta de recursos, mas o empenho dos alunos e a felicidade em participar de uma Feira de Ciências com bastante entusiasmo são o grande retorno para a Equipe de Execução do Projeto.





CONCLUSÕES: O projeto proporcionou a comunidade, professores e principalmente aos alunos uma oportunidade de constatar como podemos aprender química de forma bastante interessante e perceber o quanto ela está presente em nossas vidas, muitas vezes em coisas bastante simples e comum ao dia-a-dia, comprovou a simplicidade que é aprender química, quando utiliza-se de metodologia correta e o quanto ela é importante para a vida humana. Mostrou que os alunos assimilam melhor quando associam a teoria junto à prática e que os estímulos positivos levam a um bom desempenho de cada um deles.

AGRADECIMENTOS: Aos colaboradores da Escola Professor Simão Amorim, á Professora Mônica Mascarenhas, e a todos que se dedicaram para alcançar um bom resultado no evento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9.394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, volume 3; Brasília, 1999.