TÍTULO: A IMPORTÂNÇIA DE JOGOS EDUCATIVOS APLICADOS EM SALAS DE AULAS NA MELHORIAR DA APRENDIZAGEM SOBRE RADIOATIVIDADE E ELETROQUÍMICA

AUTORES: GOMES, M.E.M (UFCG) ; OLIVEIRA, G.S (UFCG) ; SILVA, J.F.S (UFCG) ; SILVA, J.F (UFCG) ; SILVA, G.M (UFCG) ; SANTOS, J.C.O (UFCG)

RESUMO: O presente trabalho analisou a importância de aplicar jogos educativos sobre um determinado assunto em sala de aula. O jogo é didático, simples, de fácil aplicação e compreensão, sendo desenvolvido em sala de aula nas turmas de 3º ano do ensino médio de uma Escola Estadual do Estado da Paraíba situada na cidade de Picuí – PB por alunos bolsistas do projeto PIBID da UFCG, de acordo com os objetivos gerais do projeto. O resultado foi proveitoso, podendo observar que após o uso dos jogos em sala de aula, os alunos além de se divertir jogando melhoraram suas concepções a respeito do assunto, além de visualizar na prática o conceitual, também aumentando o interesse e a interatividade dos alunos durante as aulas de química.

PALAVRAS CHAVES: jogo educativo, eletroquímica, reações nucleares

INTRODUÇÃO: Sabe-se que o ensino de química nas escolas públicas estão limitados a aulas tradicionais, reduzindo-se a transmissões de informações, definições de leis, conceitos sem nenhuma interação de conteúdo com o cotidiano dos alunos, enfatizando o ensino-aprendizagem de química que requer processos de teorização, construção e reconstrução de modelos que possibilitem a interpretação da natureza e a elaboração de explicação por parte dos estudantes. Modelos científicos são desenvolvidos freqüentemente com o objetivo de auxiliar os alunos na compreensão de idéias aceitas cientificamente. Considerando o papel que os mesmos podem desempenhar na aprendizagem de aspectos abstratos de química, tornando-se importante que os professores reflitam como elaborar-los para o melhor entendimento do aluno. Neste artigo foram analisados jogos educativos aplicado na sala de aula a partir do assunto abordado em sala de aula o qual foi reações nucleares e eletroquímica. Esse é um dos temas que mais geram dificuldades no ensino de química, é um assunto de difícil compreensão para os alunos dificultando-o mais ainda se for apenas executado conceitualmente sem prática. O jogo é um ótimo recurso pedagógico na sala de aula porque proporciona a relação entre parceiros e grupos o que é um fator de avanços cognitivos, pois durante os jogos o aluno estabelece decisões, conflitua-se com seus adversários e reexamina seus conceitos, pois a aprendizagem em sua forma mais simples se é estabelecida de uma conexão entre estímulo e uma resposta. Para Froelich (2009). Os jogos podem contribuir para um trabalho de formação de atitudes- enfrentar desafios, lançar-se à busca de soluções, desenvolvimento da crítica, de interação, da criação de estrategias e da possibilidade de altera-los.

MATERIAL E MÉTODOS: Após ter sido abordado o assunto em sala de aula, a partir de uma breve conversa com o professor sobre o entendimento dos mesmos diante dos assuntos foi desenvolvido uma pequena abordagem sobre o mesmo como também um jogo educativo em sala de aula para que os alunos pudessem obter uma melhor compreensão sobre o assunto abordado. Após a aplicação do jogo foi aplicado um questionário para constatar se os alunos haviam melhorado seu entendimento sobre os assuntos, mudado suas concepções existentes antes da aula dada. O objetivo do jogo foi levar para a prática uma concepção teórica. Dentre os materiais utilizados no jogo estavam: um tabuleiro de damas confeccionado com materiais alternativos encontrados no dia-a-dia como: papelão, EVA, cola, papel ofício, etc., utilizados para essa confecção, uma caixinha de perguntas e uma tabela de respostas. O jogo foi abordado da seguinte maneira: Como a turma era muito numerosa, foi formado grupos de quatro alunos, onde dois deles jogavam normais como um jogo normal de damas, outro aluno era o juiz e ficava com a tabela de respostas e o outro ficava com o livro para pesquisar o assunto e auxiliar nas respostas. Um dos alunos do projeto ficava lendo as perguntas em voz altas, que serviam para todos os alunos de cada grupo, uma de cada vez para cada um dos jogadores, quando um dos jogadores acertava a questão retirava uma peça do adversário e vice versa, ganhava o jogo quem terminasse com mais pedra do adversário na mão.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo, além de proporcionar diversão pode relaciona na prática o conteúdo abordado em sala com o cotidiano dos alunos. O mesmo foi executado após a exposição da aula teórica. Pode-se perceber que o jogo aguçou um pouco a curiosidade dos alunos diante de umas perguntas, pois mesmo tendo visto o assunto eles às vezes ficavam sem conseguir responder as perguntas, conseqüência de não ter prestado bem atenção em algumas partes do conteúdo. As analise dos questionários permitiram visualizar que os mesmos não tinham prestado bem atenção na aula expositiva do professor. Algumas concepções dos alunos distanciavam-se do conceitual, mas após o jogo essas concepções melhoraram bastante. Também se pode comprovar que o jogo além de proporcionar diversão também proporcionou um aumento no conhecimento dos alunos ou ajudou a entender melhor o conteúdo. Pode-se ser observado que a maioria concordou em sair da rotina de aulas teóricas e para outros apenas diversão. O que se pode perceber é que o jogo seja ele jogado em sala de aula ou fora da escola são significativos para: o melhor entendimento dos assuntos abordados em sala, assimilarem os conceitos e relacionar-los ao cotidiano, como uma forma de abrir novos caminhos para o aprendizado do aluno, além de prender a atenção dos mesmos na sala, tornando-se mais prazeroso a maneira de revisar alguns conceitos e aprender o conteúdo. O que tornaria ainda maior a motivação dos alunos era se fosse atribuída a cada um dos participantes uma pequena nota de participação e envolvimento no mesmo. As analises dos questionários foram elaboradas em forma de gráficos para um melhor entendimento sobre o assunto abordado, as mesmas estão descritas abaixo.





CONCLUSÕES: O jogo damas para o ensino de ciências teve um papel importante na motivação para utilização de novas metodologias de ensino, propondo uma melhor forma de ensinar (revisar) o conteúdo com diversão. Os resultados indicaram que o professor e os alunos gostaram do jogo, que a maioria dos alunos aprendeu sobre o tema abordado e que os jogos elaborados auxiliaram no processo de ensino e melhorou o aprendizado do aluno. Qualquer professor pode ser mais que um mero transmissor de informações, desde que se sinta realmente incomodado a ponto de buscar novos rumos para sua prática pedagógica.

AGRADECIMENTOS: PIBID/CAPES/FNDE/UFCG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FROELICH, H. D. Jogo de damas: Uma possibilidade para ensinar e aprender e aprender matemática. X Encontro Gaucho de Educação Matemática, p. 2, 2009.