TÍTULO: Baralho atômico - atividade lúdica para o ensino da evolução dos modelos atômicos.

AUTORES: VASCONCELOS, E.S (IFPB)

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo revisar e fixar os conhecimentos ministrados sobre teoria atômica de forma objetiva e sucinta, dando ênfase às principais características de cada modelo atômico.
A aplicação do jogo foi realizada no Instituto de Educação da Paraíba, com uma turma do 1° ano do ensino médio. Foi feita uma análise com relação à participação e motivação em sala de aula, absorção do conteúdo, interação entre os próprios alunos e a melhoria na qualidade do ensino, através de um jogo nomeado de baralho atômico.


PALAVRAS CHAVES: ensino de química, modelos atômicos, jogos educativos.

INTRODUÇÃO: A atividade lúdica, como prática de ensino permite que o aluno assimile o conhecimento de uma forma mais prazerosa, ou seja, o jogo permite que os mesmos enriqueçam seus conhecimentos e por outro lado simboliza um instrumento pedagógico que leva ao professor a condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem.
É enorme a influência do jogo no desenvolvimento de uma criança, pois é através dele que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não por incentivos fornecidos por objetos externos (Vygotsky,1989).
Na escola, o aluno interage com um conhecimento essencialmente acadêmico, através da transmissão de informações, memorizando-as passivamente, adquirindo o “conhecimento acumulado”.
De acordo com Melo (2005) o lúdico é um importante instrumento de trabalho, o mediador, no caso o professor deve oferecer possibilidades na construção do conhecimento, respeitando as diversas singularidades. Essas atividades quando bem exploradas oportunizam a interlocução de saberes, a socialização e o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo.
Quando as situações lúdicas são criadas pelo professor, visando estimular a aprendizagem, revela-se então à dimensão educativa (SZUNDY, 2005). Assim, o professor é o responsável pela melhoria da qualidade do processo de ensino/aprendizagem, cabendo a ele desenvolver as novas práticas didáticas permitindo ao aluno maior aprendizado.
Têm-se como objetivo elevar o entusiasmo sobre o conteúdo a ser trabalhado, induzindo o raciocínio do aluno e elevando a reconstrução do conhecimento. Apesar de ser uma tarefa difícil devido à diversidade de pensamento e interesse, o importante é despertar através da atividade lúdica o desejo de aprender.


MATERIAL E MÉTODOS: Para confecção das cartas foram utilizados os seguintes materiais:
- cartolinas guache (2)
- papel contact (5m)
- caneta piloto (1)
- tesoura

A montagem do jogo ocorreu da seguinte forma: foram escritas na cartolina as características referentes a cada modelo atômico, relacionando os cientistas com suas respectivas descobertas. Em seguida, passou-se o papel contact para uma melhor resistência e durabilidade. Foram confeccionadas um total de 104 cartas, divididas em dois baralho, (cientistas-36 cartas;características gerais-50 cartas;semelhanças atômicas-18 cartas).
O público alvo foi uma turma do 1°ano do ensino médio, do Instituto de Educação da Paraíba, composta por 25 alunos que nunca vivenciaram um momento como este.
Regra do jogo: Os alunos foram divididos em cinco grupos, sendo cada grupo com 5 participantes, distribuiu-se 9 cartas para cada participante,ao final do jogo quem obtive-se primeiro 4 pares, seria o vencedor.
Este tipo de atividade tem como objetivo, levar o aluno a compreender a evolução do átomo, fazendo associação com as características encontradas.










RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao final da atividade observou-se que os alunos tornaram-se mais participativos, obtendo uma maior fixação do conteúdo, diferente do método decorativo que geralmente é adotado, favorecendo assim uma melhor qualidade no processo ensino-aprendizagem. A metodologia lúdica em comparação com a expositiva faz a diferença numa sala de aula, pois o que seria abstrato torna-se mais real e de mais fácil compreensão.
A importância da utilização de atividades lúdicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas dos alunos, proporciona condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, e social.
A utilização deste jogo apresentou vários benefícios, entre eles estão: assimilação de valores; aquisição de comportamentos; desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento; aprimoramento de habilidades e socialização.
As atividades lúdicas podem ser o melhor caminho de interação entre os professores e alunos e entre os alunos entre si, para gerar novas formas de desenvolvimento e de reconstrução de conhecimento.







CONCLUSÕES: Neste momento é interessante sintetizar alguns aspectos considerados ao longo do trabalho. O primeiro refere-se à necessidade do uso constante de metodologias que diferem da expositiva, desta maneira, parece fundamental que os professores sempre verifiquem se a estratégia de ensino adotada favorece o aprendizado, tendo em mente a preocupação com a qualidade da formação do aluno. Outro aspecto que cumpre enfatizar é a interação e participação dos alunos envolvidos, estimulando o aprendizado e conseqüentemente uma elevação do rendimento escolar.

AGRADECIMENTOS: A CAPES,pelo apoio financeiro.
Aos coordenadores do PIBID-IFPB, Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos e Jorge Gonçalo Fernandez Lorenzo.
Aos alunos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MELO, C. M. R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar o processo de construção do conhecimento. Información Filosófica, v.2 (1), p. 128-137, 2005.
SZUNDY, P. T. C. A construção do conhecimento do jogo e sobre o jogo: ensino e aprendizagem de LE e formação reflexiva. Tese de doutorado em linguística aplicada e estudos da linguagem, PUC – São Paulo, 2005;
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1989.