TÍTULO: Os conceitos químicos no curso de Licenciatura em Educação do Campo

AUTORES: CUNHA, M. B. M. (SEC/BA) ; PENHA, A. F. DA (UNEB) ; MORADILLO, E. F. DE (UFBA) ; PIMENTEL, H. O. (UFBA) ; FRAGA, M. (SEC/BA) ; PINHEIRO, B. C. (UFBA)

RESUMO: O curso de Licenciatura em Educação do Campo da Ufba é estruturado por áreas de conhecimento tendo como referência o complexo temático desenvolvido por Pistrak. As atividades são desenvolvidas alternando, por semestre, Tempo Escola e Tempo Comunidade. No IV Tempo Escola, conceitos estruturantes da Química foram trabalhados buscando explicar os recursos sócio-naturais e sua articulação com os complexos temáticos.

PALAVRAS CHAVES: conceitos químicos, educação do campo

INTRODUÇÃO: O projeto da Licenciatura em Educação do Campo, proposto para as IES pelo MEC/SESU, foi elaborado a partir das demandas históricas dos movimentos de luta pela terra, de suas experiências educacionais e de projetos desenvolvidos entre Universidades e Movimentos Sociais do Campo (Inep/MEC, 2006).
A Universidade Federal da Bahia (Ufba), entre as quatro instituições federais de ensino superior que aderiram inicialmente a esse projeto, participa com as ações implementadas e coordenadas pela Faculdade de Educação (Faced).
O currículo e o trabalho pedagógico devem estar em consonância com os princípios filosóficos e educacionais fundamentais que dizem respeito à visão de mundo e às concepções mais gerais em relação à pessoa humana, à sociedade e à educação para transformação (Inep/MEC, 2006).
O curso Licenciatura em Educação do Campo da Ufba tem como referência o complexo temático desenvolvido por Pistrak (2000), que propunha a organização do trabalho pedagógico através do método dialético. Os complexos temáticos gerais escolhidos para trabalhar nesse curso são: natureza, trabalho, sociedade e educação.
A organização dos componentes curriculares, por áreas de conhecimento e trabalho pedagógico interdisciplinar, tem por base a realidade como base da produção do conhecimento – a prática social como pontos de partida e chegada.
O curso é estruturado por áreas de conhecimento, incluindo Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Sociais, Linguagens e Códigos, Tecnologias da Informação e Comunicação, alternando Tempo Escola e Tempo Comunidade, por semestre, sendo composto por licenciandos, na maioria, formados em magistério do nível médio que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental.


MATERIAL E MÉTODOS: Os conceitos químicos, no IV Tempo Escola, foram abordados tendo como referência o livro texto Química no Contexto (Viveiros, 2009). Foram trabalhados os temas gerais ar, água e solo, discutindo os conteúdos de forma a incentivar a pesquisa para compreender e explicar os recursos sócio-naturais (ar atmosférico, água, argilas e solos, metais, resíduos sólidos, fogo e energia) e sua articulação com os complexos temáticos gerais: natureza, trabalho, sociedade e educação. Foram organizados grupos de estudo, coordenados pelos docentes e monitores, com posterior discussão plenária dos temas e correção das atividades. No Tempo Comunidade, os alunos continuam os estudos com a pesquisa bibliográfica e outras atividades de modo a correlacionar o conhecimento cotidiano, visando a sua superação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As atividades organizadas para o estudo dos conceitos da Química, como necessária para a compreensão da realidade, foram trabalhadas no IV Tempo Escola e Tempo Comunidade, com as concepções relacionadas com a composição, propriedades e transformações dos materiais, nos níveis micro e macroscópico, como conceitos estruturantes em química (Lima; Barboza, 2005).
Essas concepções estão baseadas nos textos de Química no Contexto (Viveiros, 2009) para compreender e explicar os recursos sócio-naturais (ar atmosférico, água, argilas e solos, metais, resíduos sólidos, fogo e energia) e sua articulação com os complexos temáticos gerais, permitindo a aproximação com o conhecimento cotidiano, e sua superação, visando proporcionar consistente base teórico-conceitual.
As atividades foram programadas para incentivar a pesquisa, a utilização das tecnologias da informação e comunicação, e a integração entre os atores do processo pedagógico envolvidos nas diversas áreas, constatando-se algumas dificuldades por parte dos alunos na compreensão de conhecimentos básicos da Química e nas atividades em grupo.


CONCLUSÕES: O nível teórico-conceitual inicial dos licenciandos, o trato dos conhecimentos das ciências da natureza e matemática, e o processo de formação por áreas de conhecimento revelaram dificuldades. Apesar dos limites históricos individuais e sociais, considera-se um avanço a forma como o trabalho pedagógico ocorreu nesse IV Tempo Escola. As articulações entre o micro da química – o átomo – e o micro da biologia – a célula –, proporcionaram um desenvolvimento teórico-conceitual fundamental para novas articulações intra-área das ciências da natureza e matemática.

AGRADECIMENTOS: A primeira turma de alunos e alunas licenciandos da Educação do Campo da Ufba.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIMA, M.E.C.C.; BARBOZA, L.C. Idéias estruturadoras do pensamento químico: uma contribuição ao debate. Química Nova na Escola. n.21, mai, p.39-43, 2005.
PISTRAK, M. Fundamentos da escola do trabalho. Expressão popular, SP, 2000.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Ufba: Faced, 2008. In: Panorama da Educação do Campo. Brasília: Inep/MEC, 2006.
VIVEIROS, A.M.V. Química no contexto: água, ar atmosférico e solo. SP: LivroPronto, 2009.