TÍTULO: O cotidiano na construção da aprendizagem

AUTORES: SANTOS T.M. (UEPB) ; SANTOS O. (UEPB)

RESUMO: Atualmente se fala muito em trazer o cotidiano do aluno para dentro da sala de aula como forma de aprendizagem, por isso lançamos a proposta a dois professores do ensino Medio,para ministrar aulas de forma diferenciada,para avaliarmos se realmente essa metodologia é válida e a opinião dos alunos sobre aulas conteudistas e interativas.

PALAVRAS CHAVES: ciência, cotidiano, aprendizagem

INTRODUÇÃO: No contexto da educação fala-se muito em relacionar o cotidiano do alunos com assuntos relacionados que levem a aprendizagem.Na formação do profissional de ensino de quimica,o licenciado deverá em sua formação elaborar sua unidade didática em torno de temas quimicos sociais, não devendo limitar-se apenas a repassar teorias e fórmulas, compete a ele realizar pesquisas buscando uma qualidade no ensino. Tornando-se necessário criar alternativas de aprendizagem que façam parte do seu cotidiano mostrando ao aluno que, com uso de materiais alternativos de baixo custo, é possível se fazer ciência.Mas será que os alunos realmente aprendem mais?Será que eles gostam mais de aulas interativas do que conteudistas?

MATERIAL E MÉTODOS: Neste contexto buscamos focar esta pesquisa no estudo de ácido-base,de forma tradicional e de forma interativa,associando materias de fácil acesso.
A pesquisa foi realizada com alunos de duas turmas da 1ª série do Ensino Médio, no horário matutino,de uma escola pública do municipio de Campina Grande(PB),as aulas tiveram uma duração de 175 horas o equivalente a tres aulas.Para esta pesquisa utilizou-se das seguintes estratégias: O porfessor A ministrou a aula de forma tradicional com auxilio do livro didático adotado pela escola,o professor da turma B, solicitou aos alunos que levassem para sala de aula materias que acreditassem ser ácido ou básico.Com a turma A trabalhou-se conceitos básicos necessários a aprendizagem do conteudo proposto,a turma B as aulas foram expositivas e interativas.Ao final aplicou-se um questionário composto por 5 questões.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com a percentagem de respostas , verificou-se uma maior facilidade em responder as questões,inclusive a aprovação do método trabalhado pelo proffessor B foi de 86,6 %.Suas respostas estavam de acordo com materiais conhecidos de forma construtiva e não conceitual.As questões foram exemplificadas com o dia a dia de cada um.Com a outra turma,as respostas estavam memorizadas,utilizaram exemplos do livro didático para responder as questões.Em uma das perguntas pedíamos aos alunos que se fizesse criticas positivas ou negativas referentes às aulas dadas.



CONCLUSÕES: Os alunos demonstraram maior interesse e participação nas atividades, e uma maior assimilação os assuntos trabalhados, pois estavam diretamente
envolvidos na construção desses conhecimentos.
Cabe então ao professor sempre buscar novas alternativas para que haja interação entre aluno/ professor, deixando de lado o aluno como expectador
O material significativo é um elemento que contribui para a aprendizagem e motiva os alunos para as aulas de Química.


AGRADECIMENTOS: Aos professores e alunos por nos ajudar nesta pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO,A.M.P.et al.Um ensino por investigação.São Paulo: FEUSP, 1999.
DRIVER,R,;ASOKO,H.;LEACH,J.;MORTIMER,E.F.;SCOTT,P.Construindo conhecimento científico na sala de aula.Química Nova na Escola.São Paulo:SBQ,Trad. Eduardo Mortimer.n.9,1999.
MORTIMER,EduardoFleury.;MACHADO,Andréa Horta.Química para o ensino médio.1ª Ed.-São Paulo:Scipione,2003.