TÍTULO: OS COMBUSTÍVEIS E A EDUCAÇÃO EM QUÍMICA

AUTORES: SILVA, C.C. (IFG) ; SILVEIRA, R.F. (IFG) ; LACERDA, K.A.P. (IFG)

RESUMO: A pesquisa utilizou uma atividade prática simples que consiste em quantificar o teor de etanol em amostras de gasolina e discutir temas científicos e econômicos. Assim, acatando sugestão dos alunos do componente curricular Química Geral, o grupo de pesquisa resolveu utilizar como amostras a gasolina comercializada nos postos da cidade de Jataí. Na cidade existem 13 distribuidoras de combustíveis e 19 postos, sendo que um mesmo posto pode receber gasolina e etanol de fornecedores diferentes. Uma grande diversidade de fornecedores, dependendo da época do ano, pode levar a uma maior variação dos preços de combustíveis. O teste do teor de etanol na gasolina forneceu resultados que podem servir de parâmetros para o consumidor. A maioria dos postos estudados comercializa gasolina comum com teor

PALAVRAS CHAVES: educação, química, combustíveis

INTRODUÇÃO: Como o teor de etanol é um parâmetro importante para o consumidor, visto que os veículos denominados “FLEX” apresentam consumo e rendimento diferentes para combustíveis diferentes, principalmente entre etanol e gasolina, torna-se pertinente o estudo detalhado do teor de etanol na gasolina comercial e sua comparação com os preços praticados no mercado por diferentes postos de combustíveis.
A determinação do teor de etanol na gasolina comercial é baseada nas interações intermoleculares que se estabelecem entre as moléculas dos hidrocarbonetos presentes na mesma (2,2,4-trimetileptano), etanol e água (Dazzani et al., 2003).
O projeto de pesquisa teve como objetivos: comparar vários postos e distribuidoras de gasolina e verificar a relação entre estes no que diz respeito à variação de preço, localização e redes distribuidoras.Desenvolver metodologia rápida e economicamente viável para comparação entre preço de gasolina comum e teor de etanol.
A variação de preços da gasolina comercial no município de Jataí, sudoeste do estado de Goiás, motivou um estudo mais detalhado dos teores de etanol em sua composição e posterior comparação entre os preços praticados por diversas distribuidoras e seus respectivos postos, com o intuito de verificar qual a relação entre estes dois fatores.
Relativo aos processos químicos e conceitos científicos, o experimento apresenta versatilidade para adaptação a várias situações de acordo com a fase da educação em que é aplicado. Entre estes, podem ser citados: separação de materiais, extração com solventes, polaridade de ligações e moléculas, além das interações intra e intermoleculares.



MATERIAL E MÉTODOS: O experimento executado utilizou amostras de gasolina comum coletadas pelos pesquisadores em postos do município de Jataí. As análises foram efetuadas por discente do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Goiás – Campus Jataí.
O método para identificar o teor de etanol das amostras foi feito com uma proveta de vidro de 50 mL e previamente limpa, 25 mL de gasolina, 25 mL de água destilada. Inicialmente colocou-se a gasolina na proveta e em seguida adicionou-se a água até completar o volume de 50 mL, misturaram-se as camadas por meio de agitação mecânica. A mistura permaneceu em repouso por aproximadamente 05 minutos. A percentagem de etanol foi calculada a partir do aumento do volume da fase aquosa. Os resultados foram organizados em tabela. A identidade dos postos e o nome das distribuidoras foram preservados.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Todos os postos apresentaram teor de etanol dentro dos limites legais, embora haja variação entre os mesmos e inclusive entre postos diferentes que comercializam gasolina de mesma distribuidora.
Em média, verificou-se que há relação inversa entre o preço da gasolina e o teor de etanol na mesma no período de safra, assim, o preço mais baixo comercializado por determinado posto resultou em maior teor de álcool. Entretanto no período de baixa colheita ou entressafra esta tendência não se repetiu.
Numa análise em setembro de 2009, período de colheita ou safra, aparecem três faixas diferentes de teor de etanol encontrado nas gasolinas analisadas, os preços se mostram crescentes conforme o teor cai de 26% para 20%, sofrendo uma diferenciação em um teor intermediário.
Numa análise em janeiro de 2010, período de baixa colheita ou entressafra, aparecem três faixas diferentes de teor de etanol encontrado nas gasolinas analisadas, embora haja semelhança entre as duas superiores. Neste caso, ao contrário do período de safra ou colheita, os preços se mostram decrescentes conforme o teor cai de 20% para 18%, sofrendo uma diferenciação em um teor intermediário. Isto evidencia que, além de apresentar teores muito baixos (18-20%), os preços e o teor de etanol estão diretamente proporcionais.


CONCLUSÕES: Com adaptações, o experimento pode ser aplicado como metodologia para experimentação no ensino de química para alunos de ensino médio, superior ou em cursos de formação para professores de química e ciências.
Os resultados encontrados abrem discussão sobre a diferenciação dos preços praticados entre o etanol e a gasolina além da influência sofrida pelos mesmos de acordo com a localização do posto.
As amostras de gasolina oriundas de postos que comercializam os menores preços podem apresentar um maior teor de etanol no período de safra e no período da entressafra este tende a ser menor.

AGRADECIMENTOS: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG - Campus Jataí
Programa de Bolsas de Iniciação Científica do IFG - PBIC/IFG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Dazzani, M.; Correia, P. R. M.; Oliveira, P. V.; Marcondes, M. E. R. Explorando a Química na Determinação do Teor de álcool na Gasolina, Química Nova na Escola, Nº17, p. 42, 2003.

Galiazzi, M. C.; Gonçalves, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na Licenciatura em Química, Química Nova, v.27, n.2, p. 326, 2004.