TÍTULO: Magia da Ciência

AUTORES: CAVALCANTE, R. (UFC) ; LOIOLA, B.G. (UFC) ; SILVA,M.V.S. (UFC) ; ARAÚJO,P.S. (UFC) ; SOUZA,M.N.P. (UFC)

RESUMO: A utilização de fenômenos visualmente interessantes e instigantes da física, química e outras áreas do conhecimento é mais do que uma estratégia para incentivar o jovem a tomar gosto pela ciência. Por meio do show Magia da Ciência, o grupo combina aprendizagem, diversão e arte num espetáculo apresentado regularmente em eventos científicos, colégios e demais espaços.

PALAVRAS CHAVES: magia da ciência, show de ciência

INTRODUÇÃO: “A Magia da Química” é um projeto desenvolvido por um grupo de estudantes monitores da Seara da Ciência (Universidade Federal do Ceará), cujo objetivo é a desmistificação desta ciência pela exploração de fenômenos interessantes. A característica do grupo é o uso da linguagem coloquial e popular, acessível ao público em geral. Os objetivos são atingidos através de apresentações no formato de “show”, onde são utilizados personagens de apelo popular, extraídos da mídia que, de forma lúdica e divertida, mostram fenômenos científicos envolvidos em situações do nosso cotidiano. Após cada um deles segue uma explicação científica. Química é o assunto básico das apresentações. O grupo se apresenta em escolas, eventos e outros locais através de convites dos promotores.

MATERIAL E MÉTODOS: O grupo “Magia da Ciência” realiza experimentos de química e física usando personagens (exemplo: rambo) que escolhem alunos para participar das apresentações de uma forma divertida seja na área de física ou na área de química. A cada apresentação tendo uma séria de experimentos relacionados à ciência.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: A magia da ciência tem tido sucesso por despertar o interesse dos alunos. A cada apresentação conseguimos a atenção dos alunos a 100% pela curiosidade de saber o que acontecerá de tão diferente e, dessa forma, passamos a ser exemplos futuro e passam a aprofundar seus conhecimentos pelo simples ato que pôde fazer a diferença na vida de um aluno.

CONCLUSÕES: Por meio deste trabalho pode-se concluir que é possível ensinar química de forma lúdica e divertida e que as demonstrações práticas no “show” aumentam o interesse do aluno para o aprendizado.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MEIS, L; RAGEL, D. A respiração e a 1ª Lei da Termodinâmica. São Paulo, 1998.
Fascículos da Revista Química Nova na Escola, da Sociedade Brasileira de Química.
SAAD, F. D. Catálogo Experimental. Edição CIC USP. São Paulo, 1995.
Volume 1,2 e 3 da Química do Cotidiano, de Tito e Canto.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. www.seara.ufc.br. Sugestões para feira de ciência. Fortaleza, 2008.