TÍTULO: Ensino de Química: metodologias alternativas

AUTORES: RIBEIRO, F.C.P. (SEDUC-PA)

RESUMO: O projeto foi aplicado em uma turma do EJA de 1º etapa do Ensino Médio de uma Escola Pública de Belém. Para a realização das atividades houve reuniões semanais durante dois meses e consultas em cadernos de experimentos, livros didáticos e sites relacionados com o tema. Após a pesquisa foram selecionados experimentos, textos sobre curiosidades de Química e um jogo de perguntas e respostas. Durante a apresentação na Feira Cultural no laboratório do colegio percebeu-se o entusiasmo da maioria dos alunos do EJA e público visitante. Os alunos afirmaram que puderem aprender Química de forma diferente da sala de aula. Portanto percebe-se que esse projeto apresenta uma metodologia alternativa para compreensão da disciplina, pois o método tradicional geralmente não apresenta resultado satisfatório.

PALAVRAS CHAVES: experiências, curiosidades, jogo de química

INTRODUÇÃO: No mundo contemporâneo, o papel do Ensino Médio na vida dos alunos torna-se cada vez mais decisivo. Nesta etapa da vida escolar, os adolescentes se prepararam para desafios, consolidam valores e atitudes, encerram um ciclo de transformações no qual se instrumentam para assumir as responsabilidades da vida adulta.
Porém, a concepção de Ciência, tradicionalmente estudada como “algo meramente teórico”, não favorece uma aprendizagem real. A relação do conteúdo curricular e a prática pedagógica foi proposta em 1996 pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases), quando diz que “O ensino médio [...] , terá como finalidades: IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.”
Porém, por muito tempo, o Ensino de Química se manteve voltado apenas à transmissão de conceitos, de forma que o aluno saiba inúmeras fórmulas, decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a forma natural que ocorrem na natureza. Somente a Pedagogia discutia os problemas relativos ao processo ensino-aprendizagem. Atualmente, segundo Filho ( et al., 2009) são propostas novas metodologias de levar aos alunos um ensino mais dinâmico e, nesse contexto, está inserida a utilização de atividades lúdicas. Nessa perspectiva didática, poucos trabalhos envolvendo o uso de atividades lúdicas no ensino de Química têm sido publicados recentemente na literatura brasileira.
Sendo assim este projeto apresenta ações que visam mostrar a importância da utilização de métodos alternativos para a melhoria no aprendizado de Química no Ensino Médio, com elaboração e construção de práticas experimentais, elaboração de textos com curiosidades de Química e jogo de perguntas e respostas relacionado com o conteúdo.


MATERIAL E MÉTODOS: O tema central do colégio para a Feira Cultural de 2009 foi “Universo”, em virtude do Ano Internacional da Astronomia. A partir desse tema os docentes puderam escolher sub-temas. Para a elaboração do projeto de Química foi utilizado o Universo da Química, com sub-tema “Química: um universo maravilhoso ao nosso alcance”.
A partir desse momento foram destinados alguns minutos das aulas semanais para reuniões a cerca do assunto durante dois meses. Nesse período além das orientações, os discentes pesquisaram sites da internet que apresentavam experimentos e curiosidades na área de Química e cadernos elaborados com experiências selecionadas pelo docente responsável.
A feira Cultural foi realizada em 11 de dezembro de 209 e no dia anterior houve limpeza e arrumação do laboratório de Química, local em que o projeto foi realizado. O laboratório encontra-se no 2º andar da escola, no fim do corredor de salas, portanto para atrair visitantes colocaram-se cartazes com questões relacionadas com as curiosidades abordadas nas colunas do colégio no piso inferior e com uso de setas vermelhas fixadas no piso da escola indicando o local do evento (laboratório).
No laboratório foi montado os experimentos nas bancadas laterais, os cartazes que apresentavam curiosidades foram fixados na parede e o jogo de Química também. Foram elaborados sete experimentos e distribuídos quinze alunos. Dois alunos foram responsáveis pelas curiosidades e um aluno e eu (professor) ficamos responsáveis pelo jogo, pois alguns alunos participantes possuíam muitas dúvidas.
A atividade durou quatro horas e durante esse tempo houve observação da participação dos alunos do EJA e a reação dos alunos e professores que prestigiaram nossa idéia.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O tema foi escolhido em fevereiro, porém somente três meses antes do evento, houve a socialização do tema central com os alunos.. Cada docente trabalhou com uma turma e a mim coube uma turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 1º etapa do Ensino Médio. Era uma turma com poucos alunos, cerca de 20 alunos, porém que apresentava um índice de ausência elevado.
Após a escolha do sub-tema, houve discussões periódicas sobre o que seria apresentado durante a Feira Cultural, porém ocorreram algumas dificuldades, haja vista que foi impossível contar com a presença de todos os alunos simultaneamente. A maioria dos alunos apresentou sugestões, porém uma pequena parcela ficava alheia as discussões e devido a isso foi necessário designar tarefas no evento, pois provavelmente só estavam interessados na pontuação atribuída (três pontos).
Uma semana antes do evento os experimentos foram testados e as dúvidas sanadas, os textos com curiosidades estavam sendo elaborados, porém a maioria feita por mim, pois muitos alunos apresentaram dificuldades em realizar essa seleção. O jogo de Química foi finalizado somente no dia do evento, constituindo uma surpresa até para os alunos do EJA, que também participaram.
No dia anterior ao evento houve arrumação do local, porém nem todos os alunos estavam presentes, o que afetou na avaliação pessoal.
No dia, poucos alunos chegaram adiantados, porém conseguiu-se preparação em tempo hábil, às 14h00.
Houve visitação de muitos alunos, professores, técnicos e diretores.
Os expositores estavam tranqüilos durante a explicação e assim contagiavam os visitantes. O jogo atraiu muitas pessoas interessadas em testar os seus conhecimentos. Durante o evento os alunos puderam visitar a exposição dos outros alunos.







CONCLUSÕES: Durante a execução do projeto, notou-se que a minoria dos alunos não participou efetivamente, mostrando que a metodologia utilizada é capaz de incentivar o aluno a buscar novos conhecimentos, através de recursos disponíveis e de atividades de fácil aplicação. Além do interesse dos alunos, o projeto despertou a curiosidade de diretores e professores. Portanto as atividades apresentaram resultado satisfatório, embora fossem desenvolvidas em poucos meses. Acredita-se que com a disponibilidade de um período maior, há possibilidade de realização de ações mais efetivas, com resultados melhores.

AGRADECIMENTOS: Gostaria de agradecer aos meus pais, irmãos e todas as pessoas importantes que fazem parte da minha vida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FILHO, Edemar Benedetti, FIORUCCI, Antonio Rogério, BENEDETTI, Luzia Pires dos Santos & CRAVEIRO, Jéssica Alves. Palavras cruzadas como recurso didático no ensino de teoria atômica. Revista Química Nova na Escola, vol. 31, n° 2 , maio 2009

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação. LDB. Trajetória. Limites e perspectivas. 4. ed. São Paulo: 1998