TÍTULO: Utilização de Software educacional no ensino das propriedades periódicas dos elementos químicos, proposto para a fixação e aprofundamento de conteúdos.

AUTORES: SILVA, M. F. S. (IF-PE) ; VIEIRA, S. A (IF-PE) ; MATIAS, F. S. (IF-PE)

RESUMO: Tomando como base as experiências em docência de alunos do Curso de Licenciatura em Química do IF-Sertão Pernambucano, percebeu-se a dificuldade de alunos e professores do Ensino Médio de escolas públicas em trabalhar o conteúdo de tabela periódica na sala de aula. Surge, a partir de então, a necessidade de utilizar uma tabela periódica interativa através dos softwares educacionais. Foram elaborados planos de aulas semelhantes para serem aplicados em duas turmas da primeira série do Ensino Médio da escola pública Paiva Netto, em Petrolina-PE, mas somente a um deles foi acrescentado o software QuipTabela como recurso didático auxiliar. Na avaliação comparativa formulada durante o Projeto observou-se que a turma em que foi aplicado o software apresentou boas notas.

PALAVRAS CHAVES: informática aplicada, química, novas tecnologias.

INTRODUÇÃO: O computador é uma tecnologia que está sendo instalada na escola pública sendo mais comum encontrarmos um laboratório de informática a um de ciências. Essa é a alternativa que muitos professores tem nas mãos, o recurso virtual. Na maioria das vezes, o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de tabela periódica é dado por meio de aulas meramente expositivas, em que o professor apresenta o conteúdo com a ajuda da tabela periódica, propõem exercícios de fixação e em seguida avalia o aprendizado. Esse é um método importante para ser aceito apenas como um alicerce, a base que viabiliza o uso posterior de outras ferramentas para fixação e consequente aprofundamento do conteúdo.
Para usar as novas tecnologias a favor do conhecimento e obter os resultados esperados em sala de aula o professor deve elaborar estratégias que incluam atividades que contribuam na construção do conhecimento, e não apenas transformá-lo em o única método de trabalho, “como por exemplo transcrever a aula do quadro negro para a tela de apresentação do Microsoft Power Point” MEDEIROS (2008). O uso dos recursos multimídia em sala de aula deve ser articulado, de modo que seja usado nas aulas de química para instigar a curiosidade do aluno e promover situações que desenvolvam a sua capacidade de resolver problemas.


MATERIAL E MÉTODOS: Para a realização do Projeto foram selecionadas duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio, cujos critérios se fundamentavam na semelhança social e etária, a fim de promover análises concretas e avaliação imparcial. Dois planos de aulas iguais com caráter tradicional foram elaborados, com recursos didáticos habituais; lousa, pincel e livro didático adotado pela escola. A um desses planos, destinado a turma A, foram incluídas atividades associadas ao uso do software Quip Tabela que trás uma tabela periódica interativa que permite a visualização de dados, gráficos e informações sobre as principais propriedades dos átomos de cada elemento químico.
O conteúdo “propriedades periódicas dos elementos químicos” foi trabalhado por seis aulas em cada uma das turmas. Enquanto uma turma trabalhava apenas com exercícios do livro didático a outra trabalhava também com os novos problemas elaborados envolvendo o uso do software educativo de tabela periódica interativa. Completadas as aulas previstas, criou-se a avaliação final para ser aplicada em ambas as turmas.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como mostra a Figura 1 a turma A que manipulou o software Quip Tabela, apresentou média de notas superior a turma B. O que mostra que o método de exposição do conteúdo de tabela periódica pode ser substituído pelo método de elaboração conjunta ao promover conversação ou discussão na classe. O aproveitamento positivo dos alunos também foi comparado com o desempenho apresentado anteriormente, frente a aulas tradicionais, os estudantes se mostraram mais interessados pelos assuntos posteriormente relacionados, testemunhou a professora das classes que também acompanhou o projeto. Observou-se que os alunos da turma B que assistiram às aulas com os recursos didáticos básicos se dispersaram mais nesse tempo e se sentiam entediados com a quantidade de exercícios do livro, chegando a não cumprir com entusiasmo a atividade proposta. Os alunos com dificuldades de aprendizagem precisam de exercícios e práticas extras para o domínio de novas habilidades, salienta Strick (2001). Programas de computador, de ritmo apropriado, como o software de tabela periódica interativa, tornam exercícios mais prazerosos dando margem para a discussão natural em sala de aula aumentando assim, o tempo que os estudantes se dispõem a passar nessas tarefas.



CONCLUSÕES: De acordo com os resultados qualitativos e quantitativos obtidos, se pode afirmar que um bom software educativo associado a uma boa elaboração de estratégias que envolvam as necessidades específicas de cada aluno faz criar habilidades de solução de problemas importantes. Tornando o processo ensino-aprendizagem uma prática motivadora e desafiadora, prendendo por mais tempo a atenção e a curiosidade do estudante.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MEDEIROS, M. A; A informática no Ensino da Química: Análise de um software para o Ensino de Tabela Periódica. XIV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA,(XIV) ENEQ.
STRICK, C. S.; Dificuldades de Aprendizagem de A a Z, Artmed - Editora S. A., Porto Alegre, 2001.