TÍTULO: Lixo: O desafio do século XXI

AUTORES: ARAÚJO, J.R.S. (EEEFMJR)

RESUMO: O trabalho que se segue, tem como objetivos demonstrar a real situação do lixão da
cidade de Gurinhém-PB; observar os danos e os riscos causados ao meio ambiente e a
população de modo geral; compreender que o lixo, quando coletado devidamente,é matéria
prima para diversas ações educativas e profissionais.A pesquisa deu-se através da
visitação ao lixão público da cidade, realizada por um grupo de alunos do terceiro ano
médio da EEEFM João Ribeiro localizada no próprio município.No desenvolvimento da
pesquisa os alunos entrevistaram os moradores do lixão e coletaram materiais para
confecção de artigos reciclados. Como resultados os alunos apresentaram slides e
cartazes no pátio da escola, para todos.Assim, concluiu-se que os materiais jogados
fora, nem sempre são fontes de poluição.

PALAVRAS CHAVES: lixo, reciclagem, meio ambiente

INTRODUÇÃO: Nossas atividades diárias geram quantidades apreciável de resíduos sólidos, que são
descartados e, muitas vezes, contaminarão o solo e/ou as águas. A quantidade de
resíduos gerados a cada ano nos paises desenvolvidos excede os 400 milhões de
toneladas. No Brasil ela está estimada em 60 mil toneladas por dia, com composição
variável, relacionada com a grande extensão territorial e com as diferenças
regionais, sociais e econômicas. Os resíduos sólidos municipais são coletados
periodicamente pelo sistema público de limpeza e levados aos lixões, permitindo
assim, que as cidades fiquem limpas. No entanto, o lixo não recebeu um destino
adequado, foi transportado de um lugar para outro e, continua poluindo o ambiente.
Isso é o problema de quase todos os municípios brasileiros, principalmente os das
grandes cidades. O objetivo principal da pesquisa foi visualizar a real situação do
lixão, observando os danos causados ao meio ambiente local e, os riscos provocados a
população de modo geral. O sistema de coleta de lixo urbano da cidade de Gurinhém
ocorre normalmente, no entanto, não possui lixeiras públicas, impossibilitando assim
que a população inicie práticas ambientais educativas.
Diante disso, o trabalho que se segue tem como objetivo demonstrar a real situação do
lixão da cidade de Gurinhém, apresentando os danos causados ao meio ambiente e, os
riscos provocados a população de modo geral.



MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa deu-se através de uma visitação ao lixão público da cidade de Gurinhém,
realizada por um grupo de alunos do 3º ano médio da Escola de Ensino Fundamental e
Médio João Ribeiro, localizada na própria cidade. Como desenvolvimento da pesquisa os
alunos fizeram um entrevista com uma família que residiam no lixão e perceberam que
vida naquele ambiente não é fácil. Também coletaram diversos materiais como: garrafas
peti, papelão, jornal e outros, que serviram para confecção de cartazes.




RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foi verificado que os materiais jogados no lixo, depositados no lixão de forma
degradante, nem sempre são fontes de poluição e de impacto ambiental. Os cartazes
produzidos pelos alunos foram apresentados em público pelo grupo no pátio da escola
na forma de seminário. As apresentações foram assistidas por todos os alunos e
professores. Além dos cartazes, foi também apresentado slides mostrando todo o
trabalho realizado. Para o encerramento o grupo preparou uma parodia demonstrando
boas maneiras para educação ambiental.


















CONCLUSÕES: Conclui-se que o sistema de coleta de lixo urbano da cidade de Gurinhém ocorre
normalmente, no entanto, foi observado que não possui lixeiras públicas,
impossibilitando assim que a população inicie práticas ambientais educativas.
Com relação aos alunos que realizaram a pesquisa, presenciaram de uma maneira real a
verdadeira situação de um lixão urbano, de pessoas que moram lá e, de como seria
importante a implantação de usinas de reciclagem nos municípios.


AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CONCEIÇÃO, Maria da. Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável. Gurinhém: Ativa. 2002.

NÓBREGA, Olímpio Salgado. et al. Química, Volume Único. Ensino Médio. 1ª ed. São Paulo. Ática. 2005.

Atlas Escolar da Paraíba. Coordenadora: Janete Lins Rodrigues. 3ª ed. João Pessoa. Grafset. 2002.