TÍTULO: AMOSTRA DE CIÊNCIAS: O USO DE ANALOGIAS PARA O ENSINO DOS MODELOS ATÔMICOS.

AUTORES: SANTOS,E.S. (UFCG) ; LIMA,M.J.S. (UFCG) ; ARAÚJO,L.L.S. (UFCG) ; SILVA,A.C. (UFCG) ; MELO,M.J.M. (UFCG) ; SANTOS,J.C.O. (UFCG) ; PORTO,T.N.V. (EEEFMOVS)

RESUMO: Este trabalho apresenta uma visão alternativa para o uso dos modelos atômicos, facilitando a aprendizagem do conteúdo através da construção e da aplicação de recursos didáticos. Foram estudados os modelos de Dalton, Thompson, Rutherford-Bohr, tendo como análogos a “bola de bilhar”, “pudim de passas” e o “sistema planetário”, respectivamente. O trabalho foi realizado em uma mostra de ciências com turmas do ensino médio da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos Cuité-PB, como o objetivo de construir com materiais alternativos modelos atômicos para serem utilizados nas aulas do Ensino Médio vizando melhorar o ensino aprendizagem da química. a partir deste trabalho pode-se observar o quanto é importante trabalhar analogias no ensino de ciências.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química,modelos atômicos e analogias

INTRODUÇÃO: Na química, assim como em todas as ciências, são empregados analogias, metáforas ou modelos para conseguir explicar um fenômeno microscópico. Um modelo pode ser definido com uma representação parcial de um objeto, evento, processo ou idéia que é produzida com propósitos específicos para facilitar a visualização, fundamentar a elaboração de novas idéias, possibilitando a elaboração de explicações e previsões sobre comportamentos e propriedades do sistema modelado (Gilbert, Boulter & Elmer, 2000; Justi & Gilbert, 2002a). O processo de criação de modelos desempenha um papel central e fundamental no ensino de ciências, através desses os alunos podem entender e conhecer os diversos tipos de modelos científicos. Os modelos podem ser utilizados pelos professores com o objetivo específico de ajudar os alunos a entenderem alguns aspectos do que se deseja ensinar. (Gilbert & Boulter, 1995). Visando um melhor entendimento dos modelos atômico e considerando a importância do uso de analogias no ensino de ciências, os principais problemas de aprendizagem dos modelos atômicos relatados na literatura e as vantagens e limitações do uso de analogias,este trabalho tem como objetivo construir com materiais alternativos modelos atômicos para serem utilizados nas aulas do Ensino Médio. Desta forma, acreditamos promover um ensino mais dinâmico e motivador, considerando o papel que os mesmos podem desempenhar na aprendizagem de aspectos abstratos de química.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi apresentado em forma de exposição na E.E.E.F.M Orlando Venâncio dos Santos na cidade de Cuité- PB, pelos alunos bolsistas e a supervisora do PIBID em Química da UFCG de Cuité e os alunos do ensino Médio ( 2° e 3° ano) da referida escola no dia 14 de outubro de 2009 onde foi utilizado uma sala de aula chamada de “Mundo Atômico” para apresentação dos modelos atômico. Para tanto, as ações investigativas foram divididas em duas etapas, onde no primeiro momento os alunos ficaram responsáveis em realizar uma revisão na literatura e também buscando por alternativas que descrevessem a construção de modelos atômicos a partir de material alternativo aos existentes. Na segunda etapa, utilizando como subsídios as discussões dos grupos e os conhecimentos teóricos abordados em sala de aula, foram desenvolvidos os quatro modelos atômicos: Modelo Atômico de Dalton, Thompson, Rutherford-Bohr. Nesta etapa os alunos participantes escolheram os materiais que seriam utilizados como matéria-prima para a confecção dos modelos atômicos. Buscou-se, então, trabalhar com materiais de fácil acesso, de baixo custo e de fácil manuseio, tais como arames, bolas de isopor, tintas guache, gel e passas, uma taça, TNT, construção de cartazes que relatava a biografia dos atomistas.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir do trabalho realizado pelos alunos foi possivel verificar o quanto é importante trabalhar analogias no ensino de ciências,sendo observado que os alunos envolvidos mostraram algumas dificuldades, devido não entender como é constituída a matéria, esse problema de aprendizado se deve à dificuldade, por parte dos alunos, de visualizar corretamente o mundo microscópico e à ausência de referenciais que os ajudem nesse entendimento. Desta forma entende-se que o conhecimento adequado da estrutura da matéria é de grande importância para a correta compreensão de fenômenos químicos. A ultima etapa corresponde à apresentação e as construções dos modelos atômicos que apresentou uma boa aceitação por parte do público-alvo (alunos e professores da escola), com alto índice de visitação.


CONCLUSÕES: Com base no descrito acima, pode-se concluir que o desenvolvimento deste trabalho foi de grande importância na formação dos alunos participantes, pois permitiu que eles aprofundassem seus estudos na disciplina de química. Embora as analogias contribuam para o ensino ajudando a visualização de conceitos abstratos e contribuindo com elementos motivacionais às aulas, podem apresentar seu lado negativo como também ser a geração de compreensões erradas. No entanto a amostra de ciência foi de suma importância para uma aprendizagem significativa dos diversos conteúdos de química no ensino médio, tornando o ensino mais dinâmico e motivador, despertando o interesse dos alunos pela química.

AGRADECIMENTOS: CAPES/FNDE/PIBID/UFCG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ROMANELLI, L. I. O papel mediador do professor no processo de ensino-aprendizagem do conceito átomo. Química Nova na Escola, 3, 27-31, (1996).
SOUZA, Vinícius Catão de Assis; JUSTI, Rosária da Silva; FERREIRA, Poliana Flávia Maia. Analogias utilizadas no ensino dos modelos atômicos de Thomson e Bohr: uma análise crítica sobre o que os alunos pensam a partir delas, (2006).
GILBERT, J. K., BOULTER, C. J., & ELMER, R.. Positioning models in science education and in design and technology education. In J. K. Gilbert & C. J. Boulter (Eds.), Developing Models in Science Education (pp. 3-18). Dordrecht: Kluwer, (2000).