TÍTULO: SECA-VIDRARIAS: EQUIPAMENTO ALTERNATIVO DE BAIXO CUSTO PARA ESCOLAS PÚBLICAS

AUTORES: SÁ, A. M. (IFPB) ; WANDERLEY, L. P. M. (IFPB) ; NETO, A. S. (UFPB) ; LORENZO, J. G. F. (IFPB) ; SANTOS, M. L. B. (IFPB)

RESUMO: Fica evidente a falta de uma estrutura física dos laboratórios de ciências em nossas
escolas publicas. Porém a falta de um seca vidraria limita, bastante, as atividades
práticas que poderiam ser utilizadas sem colocar em risco acidentes com professores e
alunos. O trabalho oferece como proposta a construção de um seca vidraria de baixo
custo para as escolas publicas, facilitando assim o trabalho dos professores no
processo de limpeza e higienização dos laboratórios de ciências. O equipamento
construído de modo alternativo teve um baixo custo em relação aos modelos vendidos no
comercio. Neste artigo procuramos descrever todas as etapas envolvidas no processo de
construção do seca vidraria.

PALAVRAS CHAVES: seca-vidraria, materiais alternativos, higiene de laboratório

INTRODUÇÃO: O seca vidrarias com materiais alternativos foi destinado ao laboratório de ciências
do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem SESQUICENTENÁRIO, para os
alunos do ensino médio que realizam aulas práticas, apresentando baixo custo.
É notório que existe uma deficiência grande no tocante à estrutura física de
laboratórios de ciências em nossas escolas públicas, muitas vezes esses laboratórios
não existem ou quando muito temos um espaço totalmente inadequado a praticas de
laboratório. A falta de uma seca vidraria limita, em muito, as atividades práticas
que podem ser utilizadas sem colocar em risco a saúde dos professores e alunos. Já
que durante a higienização das vidrarias e equipamentos, a secagem vem por muitas
vezes a ser de improviso colocando as vidrarias de emborcadas e amontoadas nos cantos
das bancadas e pias, sem o menor cuidado, que por muitas vezes vem a quebrar e gerar
prejuízos as escolas e aos alunos que sofrem com os péssimos estados dos laboratórios
das escolas públicas.
O equipamento foi construído para extinguir essa prática errônea de secagem e
higienização das vidrarias de laboratório. Com isso a segurança para o corpo docente
e discente aumentará notoriamente.


MATERIAL E MÉTODOS: O material que deu origem à idéia da construção do seca vidraria foi uma tábua de
madeira com a medida de 0,82m de altura e 0,15m de largura encontrada no IFPB, na
carpintaria com restos de madeira, foi construída uma base quadrangular a fim de
reter e direcionar a água que escoar das vidrarias durante a secagem, adaptou-se
alguns canos de PVC de 0,02m que teve um custo de R$ 2,00, utilizado como apoio para
a secagem dos materiais, posicionado na diagonal.
O equipamento foi impermeabilizado com a utilização de um verniz que teve um valor de
R$: 8,00 e logo em seguida pintado com tinta branca que teve um valor de R$: 8,00 a
fim de proteger e dar uma estética agradável para o seca vidraria. O equipamento
teve um custo final de R$ 19,00. Após a secagem colocou-se as devidas vidrarias nos
suportes comprovando assim a sua eficácia (Fig. 02)
O mesmo equipamento comprado no comercio tem um alto custo se tornando assim
inviável para a maioria das escolas publica que por sua vez dispõe de baixa renda.
Custo do projeto:

MATERIAL CUSTO (R$)
Madeira Doado
Cano 2,00
Verniz 8,00
Pregos 1,00
Tinta 8,00
Total 19,00 reais



RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho demonstrou que a construção de um equipamento alternativo para secagem da
vidraria no laboratório de ciências das escolas publica, vem ser de cunho importante
para escolas que não dispõe de verba para adquirir o seca-vidraria vendido no comercio.
Demonstrando ter a mesma eficiência do comercial, o seca-vidraria também veio a
incentivar o uso consciente e ecológico através do uso de materiais reciclados.






CONCLUSÕES: Trabalhos envolvendo a reciclagem são de extrema importância para o meio ambiente. A
utilização de materiais alternativos demonstra o quanto materiais sem destino e com
pequeno custo financeiro pode-se transformar em equipamentos ou suportes para
laboratório carentes. Isso pode ser visto com a confecção do seca-vidraria, além de
outros materiais que o grupo vem desenvolvendo.


AGRADECIMENTOS: CAPES
PIBID
SESQUIcentenário

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GALIAZZI, M. C.; ROCHA, J. M. B.; SCHMITZ, L. C.; SOUZA, M. L.; GIESTA, S. e GONÇALVES, F. P., Objetivos das atividades experimentais no Ensino Médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de Ciências, Revista Ciência & Educação, Volume 7 número 2, 2001, UNESP, Bauru, SP, Disponível em http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/viewarticle.php?id=107&layout=abstract acessada em 24/10/2009

_______. Organização Mundial da Saúde - Manual de segurança biológica em laboratório – 3ª ed. Genebra, 2004.