TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DE LAVOISIER PARA O ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: SOUSA, J. M. T (UFMA) ; CARVALHO, R. M. S (UFMA) ; DOURADO, G. L (UFMA) ; MARQUES, H. V. C. F (UFMA)

RESUMO: O objetivo deste trabalho é abordar os principais aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem dos tempos de Lavoisier aos dias atuais. No século XVIII, Lavoisier ficou conhecido como “O Pai da Química Moderna”, contribuindo para o ensino da ciência através da publicação do texto “Traité elementaire de Chimie”. Já no século XX, os pressupostos construtivistas discutem o processo de ensino-aprendizagem em ciências. Dessa forma, reforça o que Lavoisier havia relatado sobre a dificuldade de aprender verdadeiramente a química por mais que seu professor se esforçasse. As formas de como abordar os conteúdos de química no nível superior ainda são pouco discutidos.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química, construtivismo, lavoisier

INTRODUÇÃO: Ensinar implica planejar o seu ensino e compreender, racionalmente, porque uma determinada forma de abordar determinado assunto se mostra mais eficaz do que outras. Entretanto, a aprendizagem acontece quando aquele que se propõem a ensinar investiga a melhor forma de abordar e contextualizar o assunto numa perspectiva disciplinar do conteúdo. A discussão acerca do ensino-aprendizagem veio perpetuando concepções desde as ultimas décadas, hoje é freqüente a abordagem de como compartilhar o ensino. Dessa forma, essa corrente ganha força numa perspectiva construtivista que teve início nos discursos sobre o ensino-aprendizagem na década de 70, marcado por uma diversidade de trabalhos (VIENNOT, 1979; DRIVER, 1985; WATTS e ZYLBERTAJN, 1981). No entanto, as concepções referidas parte da idéia dos alunos sobre o conhecimento científico e as influências no processo de ensino-aprendizagem em ciência. O objetivo desse trabalho é fazer uma discussão acerca de como abordar o ensino de química no nível superior.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho teve como base o texto atribuído a Lavoisier, intitulado “sobre a maneira de ensinar química”. Foram feitos também, pesquisas bibliográficas a fim de analisar e interpretar melhor as informações sobre o ensino de química no nível superior.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através da análise do texto atribuído a Lavoisier, intitulado “sobre a maneira de ensinar química”, publicado por Bernadette Bensaude-Vicent, foi constatado que o entendimento da química é para muitos um processo árduo, devido à complexidade dos assuntos. A construção do conhecimento químico é feita por meio de manipulações orientadas e controladas de materiais, iniciando os assuntos a partir de algum acontecimento recente ou através dos conteúdos componente ao currículo do curso, propiciando ao aluno acumular, organizar e relacionar as informações necessárias na elaboração dos conceitos fundamentais da disciplina.
O curso de química funciona através da seguinte estrutura: aulas práticas, teóricas e de exercícios; discussões e trabalhos em grupos; pesquisas, análise e interpretação de textos, sendo uma prática de ensino criteriosa e complexa. Dessa forma, o processo de ensino e aprendizagem em química precisa ainda discutir e por em prática as melhores formas de abordar determinados assuntos. A revisão bibliográfica sobre o ensino de química fornece dados referentes à evasão e reprovações na graduação em química nas universidades federais, visto que essa problemática é gerada também da forma de como os docentes abordam os assuntos da química.


CONCLUSÕES: Aspectos sobre o ensino e aprendizagem precisam ainda ser discutidos no ensino superior em química, visto que Lavoisier no século XVIII relatou sobre a dificuldade de aprender verdadeiramente a química, por mais que o professor se esforçasse para ser o mais claro possível. Apesar da evolução de pesquisas sobre o ensino de química, ainda está a desejar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Dessa forma, pretende-se com este trabalho discutir alguns dos principais problemas do ensino superior em química, apresentando inserções de idéias baseadas em referenciais construtivistas e dialogadas com Lavoisier como um possível começo.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem a Universidade Federal do Maranhão pelo suporte educacional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHASSOT, A. I. Catalisando transformações na educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 1993. 174 p.
DRIVER, R. Beyond appearance: the conservation of matter under physical and chemical transformations. In: DRIVER, R., GUESNE, E., TIBERGHIEN, A. (Ed.). Children’s ideas in science. Milton Keynes: Open University Press, 1985.
MALDANER, O. A. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Química Nova, v. 22, n. 2, mar./abr. 1999.
VIENNOT, L. Spontaneous Reasoning in elementary dynamics. European Journal of Science Education. v.1, n.2, p. 205-221, 1979.
WATTS, D. & ZYLBERSZTAJN, A. A survey of some children’s ideas about force. Physics Education, v. 15, p. 360 – 365 198.