TÍTULO: Gincana Educativa envolvendo conceitos químicos: Um estudo de caso no interior paraibano

AUTORES: SANTOS, J.C.O. (UFCG) ; SILVA, J.F. (UFCG) ; GERLANEA SILVA OLIVEIRA (UFCG) ; GERLANDIA MIGUEL DA SILVA (UFCG) ; MAYARA EUNICE DE MACEDO GOMES (UFCG) ; JOSÉ FRANKLIN SANTOS SILVA (UFCG) ; EDNA CARLA ARAÚJO SILVA (UFCG)

RESUMO: O presente trabalho apresenta uma metodologia dinâmica e educativa de como os conteúdos de química podem ser aplicados no ensino médio, tornando os conteúdos divertidos em forma de provas de gincana que revisam conteúdos anteriores visto pelos alunos, ajudando a sociedade com arrecadação de alimentos para doações em entidades carentes, mostrando aos alunos que solidariedade é de fato uma ação humana e que cada um pode e deve fazer sua parte. A gincana foi realizada com alunos do 2º e 3° ano de uma escola pública localizada no município de Picuí - PB.

PALAVRAS CHAVES: gincana com conteúdos químicos, meio ambiente, cidadania

INTRODUÇÃO: O ensino de química tem se revelado, desde muito tempo, como uma prática pedagógica fragmentária, fundamentada em pressupostos de segmentação entre os diversos campos da química, os quais são transpostos para os currículos escolares compondo os conteúdos curriculares desta disciplina. Mediante dificuldades na qual nos deparamos no dia-a-dia em sala de aula como professor iniciante do PIBID vivenciou grandes dificuldades de aprendizagem dos alunos, através dessa observação buscamos métodos para que essas barreiras fossem vencidas, ou diminuir esse grau de dificuldade, foi a partir daí que começamos a trabalhar os conteúdos em forma de gincana, na qual é um tipo de competição recreativa que tem o objetivo de pôr à prova as habilidades físicas ou mentais dos membros de duas ou mais equipes. As gincanas são divididas em várias provas com características específicas, com conceitos relacionados tanto com o cotidiano dos alunos como também com conteúdos que já foram vistos por ele em anos anteriores e reforçamos a prática da conservação do meio ambiente, e ainda promovemos o ato de ajudar seu próximo com atitudes de arrecadação de alimentos não perecível com intuito de fazermos uma doação a uma entidade carente, onde escolhemos a pousada dos idosos para perpetuarmos nossa ação como cidadãos responsáveis e que acredita em um mundo melhor e uma forma bem explicita de apresentar esses conteúdos foram realizados em forma de gincanas.

MATERIAL E MÉTODOS: A gincana foi realizada com 85 alunos do 2º e 3° ano do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Picuí no estado da Paraíba, realizada pelos bolsistas do projeto PIBID, onde seguiam várias tarefas a serem cumpridas. As provas nas quais os alunos tinham que responder, os conteúdos eram sobre soluções, densidade, tabela periódica, modelo atômico e vidrarias de laboratório e questões sobre reciclagem. As garrafas adquiridas da prova foram destinadas a Escola Estadual Felipe Tiago Gomes, localizada no município de Picuí estado da Paraíba, com fins para construção de horta de hortaliças, e os papéis direcionaram para pessoas que trabalham com reciclagem, e os alimentos não perecíveis foram doados para a Pousada do Idoso Luzia Dantas, localizada no município de Picuí- PB, entregue a coordenadora da pousada Francineide Oliveira dos Santos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em meios as tarefas cumpridas pelos alunos, foram feitas as seguintes perguntas em forma de questionários no que dizia respeito à gincana: 1ª) A gincana aplicada realmente alcançou suas expectativas em relação à aprendizagem de química? 84,7% responderam que sim e 15,3 não; 2ª) Os conteúdos abordados foram satisfatórios, ou deveria ter aprofundado mais os conteúdos de química? 80% falaram que sim e já 20% não; 3ª)Você concorda com a idéia de serem realizadas gincanas educacionais outras vezes na escola? 94,1% responderam sim, e 5,9 falam que não; 4ª) e última pergunta O que eles acharam da gincana educativa? 16,5 falaram que foram regulares 40% concordam que foi bom e já os 43,5% falaram que a gincana foi ótima. A gincana foi realizada em meios as necessidades de cada um, porém a escola não tinha recursos físicos para melhorar as atividades, mas podemos concluir que foi positivo em todas as direções, principalmente na aprendizagem de cada um do participante.





CONCLUSÕES: Com a gincana tanto focalizamos como trabalhar o ensino de química de forma divertida, como também reforçamos a solidariedade, de sempre ajudar o próximo onde nos deparamos em uma sociedade que a cada dia visa apenas o próprio ser, esquecendo daqueles que vivem a margem da sociedade.Enfim as gincanas educativas podem sim ser trabalhadas nas escolas desde que seja em função de uma aprendizagem facilitadora para o conhecimento do aluno e sua formação como cidadãos.

AGRADECIMENTOS: PIBID/CAPES/FNDE/UFCG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

CHASSOT, Attico. Educação conSciência. Santa Cruz do Sul: EUNISC, (2.ed 2007) 2003.

Saviani, D. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1986.