TÍTULO: CLUBE DA QUIMICA: EXPERIÊNCIA PILOTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO IFCE – CAMPUS MARACANAÚ.

AUTORES: SOUSA, A. A. (IFCE) ; SOUSA, T. P. (IFCE) ; QUEIROZ, M. P. (IFCE)

RESUMO: O Clube da Química foi um projeto idealizado por alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE - Campus Maracanaú, inicialmente contou com a participação de sete alunos, do 3º semestre. O projeto consistia em ministrar aulas de reforço escolar de Química para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental no período de três meses, com a finalidade de elevar o desempenho dos alunos na disciplina, vista como difícil de assimilação dos conteúdos. Esse se inscreve como um estudo de caso, tendo como campo de pesquisa a Escola Adahil Barreto. Concluída a experiência pode se afirmar a aprendizagem tanto do lado dos alunos da escola que desenvolveu o projeto, quanto dos estudantes da Licenciatura em Química do IFCE que reafirmaram a certeza de ingressar na profissão de professores.

PALAVRAS CHAVES: clube da química – alunos – aprendizagem

INTRODUÇÃO: O Clube da Química foi implantado na Escola ABC, localizada no Município de Maracanaú (região metropolitana distante 20 Km de Fortaleza, capital do Estado do Ceará). O projeto teve 20 alunos inscritos na faixa etária de 13, 14 e 15 anos. As aulas de reforço escolar foram ministradas por dupla de professores voluntários, que tinham disponível uma turma pequena de alunos, pois dessa forma era possível dar mais atenção e identificar as dificuldades individuais de cada estudante, e ajudá-los no processo de aprendizagem. As aulas tinham o objetivo de preparar os alunos que estavam prestes a ingressar no 1º ano do ensino médio para que obtivessem êxito nos conteúdos que iriam ser abordados na referida série. O Ensino Médio é uma etapa muito importante na vida de um jovem, compreendida como parte do processo de maturidade intelectual. De acordo com Vygotsky (2001) é nesse período que se constitui a capacidade de pensamento conceitual, isto é, a plena capacidade para o pensamento abstrato ou a consciência do próprio conhecimento. Uma adequada aprendizagem escolar promove um tipo de desenvolvimento capaz de permitir uma maior capacidade de abstração, como a que se necessita para produzir um pensamento coerente e fundamentado em argumentos sobre determinado contexto ou sobre determinada situação em um contexto mais amplo. Essa capacidade é básica, e precisa ser constituída na relação pedagógica.

MATERIAL E MÉTODOS: Para ministrar as aulas foi utilizado como base o livro de Química Geral 1 de Usberco e Salvador, porque o grupo analisou que o livro é: didático, de boa compreensão e tem disponível todo o conteúdo que deve ser ensinado aos alunos do 1º ano do ensino médio. A orientação maior foi buscada nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Conteúdos trabalhados: A Química e a vida; O método cientifico; Química: uma ciência experimental; O estado da matéria e a composição da matéria; Processos de separação de misturas; Transformações da matéria; História da Química e experiência; Exercícios de revisão; Descobrindo a estrutura atômica; Principais características do átomo e suas relações; Evolução do modelo atômico. Para melhor assimilação dos assuntos foram lançados mão de experimentos simples, mas como uma boa carga de informações. (BRASIL, 2000).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para avaliar os alunos de forma quantitativa foi feita uma avaliação escrita com os conteúdos estudados durante o período das aulas; bem como a observação Para melhor identificar a opinião dos alunos, sobre as aulas, foram elaborados relatórios mensais. O primeiro relatório tentou-se identificar juntamente com os alunos os pontos negativos, os pontos positivos, motivos para a baixa freqüência, sugestões e uma pequena conclusão. No mês seguinte foi feito um feedback das aulas anteriores e eles avaliaram que o projeto era legal e estava proporcionando um grande aprendizado; tiveram a oportunidade de entrar no 1º ano do Ensino Médio com uma boa base de conhecimentos; mas disseram também que deveriam ter tido mais experiências químicas; o tempo das aulas deveria ser maior. No ultimo relatório os alunos concluíram que o projeto foi muito legal, construtivo e uma oportunidade para se fazer novas amizades; o clube da Química contribuiu muito para o aprendizado, tiraram dúvidas, cresceram intelectualmente, enfim obtiveram avanços e ressaltaram como ponto positivo a metodologia adotada pelas monitoras do projeto, haja vista que a mesma proporcionou uma melhor interação entre os alunos e conseqüentemente o aprendizado. E é aqui neste ponto que percebemos uma das preocupações dos alunos que é referente ao diálogo entre aluno-professor.



CONCLUSÕES: O período de convivência escolar, e a interação de alunos e professores proporcionou a confirmação de seguir no caminho trilhado pela Licenciatura em Química do IFCE Campus Maracanaú. Foi um período de extrema satisfação pessoal e profissional, observar no rosto dos alunos a alegria de descobrir o novo e que cada um é capaz de chegar aos resultados de aprender de maneira autônoma e criativa, dentro de uma escola pública é muito gratificante.


AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Escola Adahil Barreto Cavalcante pelo apoio e por nos receber de braços abertos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL.Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de
Educação Média e Tecnológica. – Brasília: Ministério da Educação, 2000.
USBERCO, João. Química 1: Química Geral / João Usberco, Edgard Salvador. – 9º Ed. – São Paulo: Saraiva, 2002.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.