TÍTULO: A importância da História da Química em livros de Ensino Médio

AUTORES: SOUZA,M.M.C. (IFRN) ; COSTA,W.I.S (IFRN) ; NASCIMENTO,R.V (IFRN)

RESUMO: O presente trabalho propõe-se a fazer uma análise da metodologia de ensino de química em livros didáticos do ensino médio, buscando melhor desenvolvimento nas aulas da ciência nesse nível de ensino, tendo em vista a evolução do pensamento científico ao longo da história.

PALAVRAS CHAVES: ensino médio; história da ciência; aprendizagem

INTRODUÇÃO: Há muito tempo se discute a respeito da química, suas explicações e abordagens, no entanto são raras às vezes em que é levado em consideração o seu princípio, seus primeiros estudiosos e as teses defendidas inicialmente. Necessário se faz ressaltar a contribuição dos primeiros pensadores, já que foram eles os pioneiros no estudo do átomo como partícula elementar da matéria. É certo que para expandir o conhecimento acerca da química, assim como de qualquer outra disciplina é preciso abordar o seu início, como surgiu e quem começou a se interessar pelo seu estudo. No entanto não é isso que verificamos. É injustificável que parte importante como são as idéias iniciais para a formação escolar de alunos do ensino médio sejam descartadas como algo sem importância, quando na verdade, deveriam servir de suporte para o ensino dos demais conteúdos, que certamente seriam mais bem ensinados e absorvidos, já que provém de uma base mais ampla, fruto de discussões e análises.
A química começou a ser estudada muito antes do século XIX, sendo que não foi Dalton o primeiro a discuti-la. É inaceitável que todas as discussões e estudos feitos anterior a este se percam em meio ao vão, como se de forma alguma tivessem contribuído para o que na atualidade se sabe. Todo estudo e pensamentos dos filósofos, como Leucipo e Demócrito, por exemplo, não podem ser excluídos dos livros de ensino médio como insignificantes informações, pois é importante que os alunos saibam de onde surgiram as primeiras teses, das evoluções ocorridas, o que mudou e o que permaneceu. Não é interessante que esse assunto seja abordado apenas em livros (alguns) do nível superior. É indispensável relatar a química na visão dos filósofos, ampliando a visão dos alunos para que no futuro detenham mais conhecimento.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa acerca dos livros de ensino médio contidos na biblioteca do IFRN campus Pau dos Ferros, na qual foi feita uma seleção de seis livros,Química volume único (NÓBREGA); Química Volume único (SARDELLA); Química na Abordagem do cotidiano, química geral e inorgânica, vol. 1, 3º ed.(PERUZZO); Química na Abordagem do cotidiano, química geral e inorgânica, vol. 1, 4º ed.(PERUZZO) ; Química Geral, Vol. 1.(FELTRE); Química Realidade e Contexto, Química Geral 1 (LEMBO) sendo esses os mais utilizados pelos alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir das observações adquiridas com o estudo dos livros pesquisados, podemos perceber que realmente há uma carência no que diz respeito ao estudo inicial da química, uma vez que há muito mais a se discutir em torno das primeiras abordagens, do que a alquimia, que é trazida de forma mais constante nos livros de ensino médio. A pesquisa constatou que 33,3% do total pesquisado abordam, resumidamente, o estudo e o pensamento dos filósofos quanto ao estudo inicial da química, enquanto que 66,7% não abordam esse tema.

CONCLUSÕES: Sendo assim, após a realização da pesquisa e a verificação da baixa porcentagem dos livros de ensino médio que abordam a história da química anterior ao século XIX, a elaboração deste trabalho, proporcionou a constatação da importância sobre a história da ciência nos livros de ensino médio.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DIÓGENES LAÊRTIOS. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Trad. Mário da Gama Kury. 2ª Ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1977.
FELTRE, Ricardo. Química Geral Volume 7º ed. São Paulo : Moderna, 2008.
LEMBO, Antônio. Química Realidade e Contexto. Química Geral 1. 3º ed. São Paulo : Ática, 2006.
NÓBREGA, Olímpio Salgado et al. Química Volume único. 1º ed. São Paulo: Ática, 2005.
OS PRÉ-SOCRÁTICOS. Vida e Obra. Col. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
PERUZZO, Francisco Miragaia. Química na Abordagem do cotidiano. Química Geral e inorgânica Volume 1. 4º ed. São Paulo: Moderna, 2006.
PERUZZO, Francisco Miragaia. Química na Abordagem do cotidiano. Química Geral e inorgânica Volume 1. 3º ed. São Paulo: Moderna, 2003.
SARDELLA, Antônio et al. Química Volume único. 1º ed. São Paulo: Ática, 2007.