TÍTULO: GINCANA DA RETROSPECTIVA: Uma nova abordagem para revisar o conteúdo de Química lecionado durante o ano letivo.

AUTORES: SILVA; J. P. (PIBID-IFPB) ; ROCHA; I. F. (IFPB) ; LORENZO; J. G. F. (IFPB) ; SANTOS; M. L. B. (IFPB) ; ROSÁRIO, R. M. F. (PIBID-EEEFMP)

RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma gincana educacional que possibilite agregar conhecimentos e despertar o interesse dos alunos pela Química. A gincana foi utilizada com o objetivo de realizar uma retrospectiva dos conteúdos de Química que foram vistos ao longo do ano, nas turmas de 1° ano do ensino médio de uma escola pública em João Pessoa-PB. Por meio desta, a avaliação se deu através de questionários e observações. Analisando os resultados dos questionários e dos textos escritos pelos alunos, observou-se que houve uma motivação quanto à metodologia, tendo a gincana contribuído no processo de ensino e aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: gincana, química, revisão

INTRODUÇÃO: Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. Irá contribuir, no futuro, para a eficiência e o equilíbrio do adulto (SOUZA, 2000).
Em um jogo ou brincadeira a criança é posta em situações problemas que favorecem a concentração, a atenção, o senso de companheirismo, o engajamento e a imaginação, consequentemente irá estimular sua inteligência.
Proporcionar atividades lúdicas em sala de aula auxilia o aluno a compreender melhor, e de uma maneira divertida, o conteúdo em questão. Para o ensino de Química, as atividades lúdicas são de bastante importância, já que é uma disciplina marcada pelos alunos como complicada e entediante, pois geralmente é ministrada com metodologia mecanicista, onde o professor apenas transmite o conteúdo sem aplicabilidade funcional.
Adaptar os conteúdos de Química a regras de jogos é uma proposta que carrega todos os benefícios de uma atividade lúdica, modificando a metodologia de ensino do professor e proporcionando uma nova maneira de o aluno entender a Química.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia para a elaboração da gincana, primeiramente consistiu na definição do assunto a ser trabalhado, todo o conteúdo programático lecionado até aquele momento no ano letivo de 2009, depois foi feita pesquisa bibliográfica, seguida da construção das perguntas e micos. Finalmente a aplicação da atividade lúdica e a avaliação.
A Gincana da Retrospectiva é constituída por perguntas que abordam os assuntos de: substâncias e misturas; fenômenos físicos e químicos; modelo atômico; tabela periódica e ligações químicas. O jogo foi aplicado em duas turmas de 1° ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Pedro Anísio Bezerra Dantas em João Pessoa-PB, estando presentes 24 alunos participantes.
Foi aplicado um questionário (pré) para uma análise do grau de conhecimento do assunto. A turma foi dividida em três grupos e distribuídas duas perguntas para cada grupo, assim deu-se início ao jogo. As perguntas são bem misturadas e distribuídas uniformemente. Uma pessoa do grupo sorteia a pergunta e os demais ajudam a responder com um prazo de 5 minutos. A cada resposta certa um dos integrantes do grupo teria o direito de estourar um balão onde ganharia seu eventual prêmio pela resposta certa, caso o grupo que não respondesse corretamente, automaticamente seria respondido pelas estagiárias presentes e, um dos integrantes do grupo que não acertou pagaria um ‘’mico’’, desde já sorteado pelo mesmo. Após a aplicação da gincana tornou-se necessário a realização de uma avaliação da atividade e do conhecimento através da aplicação de um questionário (pós). Neste trabalho utilizou-se a Gincana da Retrospectiva, visando favorecer uma revisão dos conteúdos de químicq lecionados no ano letivo de 2009.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A metodologia para a elaboração da gincana, primeiramente consistiu na definição do assunto a ser trabalhado, todo o conteúdo programático lecionado até aquele momento no ano letivo de 2009, depois foi feita pesquisa bibliográfica, seguida da construção das perguntas e micos. Finalmente a aplicação da atividade lúdica e a avaliação.
A Gincana da Retrospectiva é constituída por perguntas que abordam os assuntos de: substâncias e misturas; fenômenos físicos e químicos; modelo atômico; tabela periódica e ligações químicas. O jogo foi aplicado em duas turmas de 1° ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Pedro Anísio Bezerra Dantas em João Pessoa-PB, estando presentes 24 alunos participantes.
Foi aplicado um questionário (pré) para uma análise do grau de conhecimento do assunto. A turma foi dividida em três grupos e distribuídas duas perguntas para cada grupo, assim deu-se início ao jogo. As perguntas são bem misturadas e distribuídas uniformemente. Uma pessoa do grupo sorteia a pergunta e os demais ajudam a responder com um prazo de 5 minutos. A cada resposta certa um dos integrantes do grupo teria o direito de estourar um balão onde ganharia seu eventual prêmio pela resposta certa, caso o grupo que não respondesse corretamente, automaticamente seria respondido pelas estagiárias presentes e, um dos integrantes do grupo que não acertou pagaria um ‘’mico’’, desde já sorteado pelo mesmo. Após a aplicação da gincana tornou-se necessário a realização de uma avaliação da atividade e do conhecimento através da aplicação de um questionário (pós). Neste trabalho utilizou-se a Gincana da Retrospectiva, visando favorecer uma revisão dos conteúdos de químicq lecionados no ano letivo de 2009.





CONCLUSÕES: Finalmente, a partir dos resultados obtidos pode-se afirmar que a introdução da gincana para uma revisão dos conteúdos lecionados foi positiva e bem aceita, pois a mesma se mostrou efetiva no processo de ensino-aprendizagem, assim a Gincana da Retrospectiva, surge como uma ferramenta complementar interessante para a construção do conhecimento.

AGRADECIMENTOS: O presente trabalho foi realizado com o apoio da CAPES, entidade do Governo Brasileiro voltada para a formação de recursos humanos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SOUZA, M. R. S., A importância do lúdico no desenvolvimento da criança. Campinas – SP, 2000, Acesso em 16 Mai 2010. Disponível em: http://www.saudevidaonline.com.br/artigo68.htm