TÍTULO: REFLEXÕES SOBRE EQUÍVOCOS NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS NO ESTUDO DA AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO EM CIÊNCIAS E QUÍMICA.

AUTORES: AQUINO,G.S (UFCG) ; NETO,L.P.X (UFCG)

RESUMO: RESUMO
A pesquisa da avaliação do rendimento em ciências e química relata investigações relacionadas a problemas na avaliação do rendimento escolar, explicitando os fundamentos teóricos e procedimentos metodológicos adotados na pesquisa e analisando seus resultados. Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio(Cuité/PB); realizamos uma pesquisa de campo visando investigar a influência da avaliação sustentada pelos professores em sua forma de avaliação. Os dados foram coletados em uma situação normal na escola. Os instrumentos da pesquisa foi um questionário que foi aplicado pra professores de química, e os de ciências.Os resultados fundamentaram questionamentos acerca da ocorrência da avaliação do rendimento em química e ciências.

PALAVRAS CHAVES: avaliação, sistema de avaliação, escola pública

INTRODUÇÃO: Por acreditarmos que a avaliação é um processo dinâmico que exige do professor e de qualquer profissional que se aventure a participar dela um envolvimento muito grande, que o conduza sempre compromissadas com reflexões docentes a contribuir para a ocorrência de aprendizagem significativa em nossos alunos. A maior polêmica que se cria, hoje em relação a uma perspectiva inovadora da avaliação, diz respeito à questão melhoria da qualidade de ensino. A avaliação é ainda uma das ferramentas fundamentais entre o recurso didático- pedagógico disponível para o professor na formação do aluno. A pesquisa apresentada neste artigo fundamentou alguns desses momentos de reflexão, de um estudo sobre a avaliação do rendimento em ciências e química, e tem como objetivo analisar a pratica avaliativa na escola pública Orlando Venâncio dos Santos em Cuité PB.
Segundo (Mariano Enguita, 1995, p. 23).
"As funções da avaliação são potencialmente duas: o diagnóstico e a classificação. Da primeira, supõe-se que permita ao professor e ao aluno detectar os pontos fracos deste e extrair as conseqüências pertinentes sobre onde colocar posteriormente a ênfase no ensino e na aprendizagem. A segunda tem por efeito hierarquizar e classificar os alunos. A escola prega em parte a avaliação com base na primeira função, mas a emprega fundamentalmente para a segunda."
A característica que de imediato se evidencia na nossa prática educativa é de que a avaliação da aprendizagem ganhou um espaço tão amplo nos processos de ensino que nossa prática educativa escolar passou a ser direcionada por uma “pedagogia do exame” o mais visível e explicito exemplo dessa pedagogia está na prática de ensino do terceiro ano do nível médio, em que todas as atividades para um treinamento de “resolver provas”(Luckesi,1991)

MATERIAL E MÉTODOS: Um questionário foi aplicado a quatro professores de uma escola de Cuité\PB, no final do segundo bimestre, os professores de química que identificaremos por A e B. em que os professores A e B têm em média uma carga horária de 40 horas mensal.
Já os professores C e D que responderam a pesquisa eram do ensino fundamental, os quais dão aulas de ciências. E tem em média uma carga horária de 40 horas mensal.
Participaram desta pesquisa quatro professores dois do fundamental e dois do médio, os quais tiveram o tempo determinado, ficando a vontade, para responder as questões.
O questionário apresenta 7 questões abertas, as respostas ao instrumento foram analisadas, sendo determinadas as questões de estudo.
Foram trabalhadas as seguintes questões:
1- Qual a sua formação?
2- Qual sua forma de avaliação?
3- Qual a pedagogia utilizada? Pedagogia nova ou pedagogia tradicional?
4- Qual os instrumentos avaliativos?
5- Qual a dificuldade encontrada na avaliação?
6- Qual foram as grandes experiências vivenciadas por vocês em sala de aula?
7- Qual a maneira pela qual vocês tratam o erro dos seus alunos.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Podemos observar, com relação à questão de estudo, que esta intencionava identificar as idéias dos professores sobre o conceito da avaliação de ciências e química. Dos participantes três responderam que são formados em química e uma em engenharia agronômica.
Esses resultados indicam que os professores do ensino médio são formados em química, já os do ensino fundamental, um é formado em química e o outro em engenharia agronômica.
Baseado na pesquisa se observa que os participantes apresentavam uma forma de avaliar bem parecidas. Observa-se que por essa opinião que os professores relaciona a avaliação, como o grande trunfo que eles tem em sua mão para ser aplicado nos alunos como ameaças a os fazer eles estudar.
Na terceira, observa-se a proposta pedagógica de ambos, e mostra que, dois utiliza a pedagogia nova, um a tradicional e o outro, um pouco da tradicional e da pedagogia nova.
Outro ponto observado é que os instrumentos da forma avaliativa são quase iguais, apenas uma aperfeiçoar o seu método avaliativo.
Na quinta, observa-se que há uma grande dificuldade na forma de como avaliar, só que a dificuldade em relação à avaliação relativa, depende de como isso é feito, onde eles relatam que o aluno não tem compromisso com os estudos.
Outro ponto observado é que durante as grandes experiências vivenciadas em sala de aula, todos os pesquisados passaram pela a mesma experiência, a falta de estudos dos alunos, onde resultou a troca de prova entre os alunos.
A última questão de estudo procurava conhecer a maneira pela qual eles tratam o erro do seu aluno. Professore A e B do ensino médio e C do fundamental tem opiniões parecidas, em que se deve aproveitar o que o aluno faz;pesquisa não teve a intenção de buscar novos caminhos que solucionem, mas conhecimento avaliativo.

CONCLUSÕES: A avaliação de maneira geral aborda os conceitos de forma rápida em função da grande quantidade de conteúdos a serem tratados durante o ano letivo. Os professores, preocupados com a quantidade de conteúdos e a cobrança do conhecimento que são solicitados, os professores vêem na prova a forma a qual se avaliar o aluno.A avaliação é a parte mais importante de todo processo de ensino- aprendizagem. Enquanto a avaliação permanecer presa a uma pedagogía ultrapasada, a evasão permanecerá, e continuará avanzando de uma serie para outra sem éxito. usando a avaliação como aprovação ou reprovação.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANDRADE, C; GENTILE, P; Avaliação nota 10, edição 147, Nova Escola, Novembro, 2001;
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www.gestiopolis.com/Canales4/.../aprendizagem.htm
REVISTA química no Brasil, Campinas, SP: Editora Átomo, 2007, v.1, n.1, jan./jun.2007